O Inbound Marketing é hoje uma das principais estratégias de marketing para captar atenção de potenciais clientes. Isso ocorre através da publicação de conteúdos ricos que geram interesse e consequentemente a venda.

Desta forma, entendemos que para a criação de um bom conteúdo precisamos ter alinhado alguns pontos fundamentais:

O primeiro deles é entendimento do processo de entrega de valor que é feito todo através da Contentools:

  • Quais os pontos que precisam ser resolvidos para o cliente;
  • Planejamento;
  • Personas e Estratégia;
  • Alinhamento de briefing;
  • Definição de equipe;
  • Gestão;
  • Criação de conteúdo relevante;
  • Distribuição.

Alinhado o plano de comunicação, seguimos com a principal linha de raciocínio do Inbound Marketing:

Atrair. Converter. Relacionar. Vender. Analisar.

Necessariamente, precisamos de um time de comunicação bem integrado, onde as informações sejam repassadas sem ruído na comunicação. Todos alinhados de seus prazos e compreendidos sobre as devidas ações a serem tomadas, com foco total na produção de conteúdo voltado para as principais queixas dos consumidores. O passo seguinte é conseguir reunir os profissionais responsáveis em um único lugar em que todos consigam acompanhar o desenvolvimento do projeto, para isso contamos com a nossa plataforma de gestão e automação de marketing de conteúdo.

Saiba como a Contentools, através da Surfe Digital, conseguiu ajudar a Vic Engenharia a obter grandes resultados:

Vic Engenharia, Surfe Digital e Contentools

O cliente

A Vic Engenharia é uma empresa especializada na construção de condomínios residenciais com foco no programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

Fundada em 2010, a empresa tem como missão tornar possível o sonho da casa própria para pessoas da região metropolitana de Belo Horizonte e algumas cidades do interior de Minas Gerais.

Na Vic, as pessoas podem comprar um apartamento de forma fácil, com preço justo e sair do aluguel.

A agência

A Surfe Digital é uma agência de marketing digital com foco em inteligência de marca e performance online. Criam projetos de marketing digital de alto impacto através do monitoramento avançado dos comportamentos de clientes e métricas (KPIs) de negócio.

Para isso, fazem a utilização de softwares que fornecem uma gestão e automatização nos processos e um exemplo disso é a própria Contentools e também a RDStation.

Além disso, utilizam uma metodologia precisa e desenvolvem estratégias para atingir os resultados de negócios que empresas necessitam.

A Contentools

Acreditamos que toda empresa deveria ter os recursos para produzir conteúdos que respondem questões, que entregam informações valiosas e inspiram a fazer melhor. É por isso que a Contentools existe: uma poderosa plataforma de marketing de conteúdo para empresas que buscam crescimento. Equipada com tudo que você precisa para planejar, organizar, criar, distribuir e mensurar sua performance.

O problema

Quando a Vic Engenharia procurou a Surfe Digital, sua principal demanda era gerar oportunidades para área comercial através da internet e, consequentemente aumentar suas vendas.

Na época, a Vic Engenharia já possuía um website com os empreendimentos, campanhas nas redes sociais e outras ações. A baixa taxa de atenção (attention ratio) nas interfaces, poucas oportunidades de conversão e também poucos CTAs (Call to action), que de fato atraíam a atenção das pessoas na internet, eram apenas alguns dos problemas que identificamos rapidamente.

A consequência de tais problemas era uma taxa de conversão pequena e o número de contatos recebidos de pessoas interessadas nos imóveis (oportunidades de vendas) ainda estava muito abaixo do que o time comercial, marketing e a diretoria da Vic esperavam.

A solução

Informação é essencial para conseguirmos gerar resultados. Após entendermos os objetivos comerciais e de marketing da Vic e de construirmos toda a estratégia para atuação com foco em marketing e vendas inbound, conseguimos também alinhar alguns aspectos de negócio, clientes (personas), produtos (empreendimentos) a serem trabalhados.

Em seguida, foi iniciada a criação e implementação das ações através da plataforma Contentools, com a integração de todos os profissionais responsáveis pelo projeto de comunicação. Assim, foi possível reunir tudo em um único lugar, validar hipóteses e informações e alinhar tudo em uma estratégia sólida.

Nesta fase realizamos algumas provas de canal para validar os melhores meios de aquisição de tráfego e geração de leads qualificados com baixo custo. Através da plataforma Contentools, conseguimos centralizar todos os principais pontos de criação do conteúdo. Utilizamos também ferramentas de teste A/B de campanha e landing pages que levavam para um material rico de meio de funil.

Durante os primeiros testes da prova de canal, conseguimos validar hipóteses relativas aos melhores argumentos, estilos de imagens com melhor CTR (taxa de cliques) e quais eram os melhores canais para geração de leads. Entre outras informações úteis, validarmos também quais as principais dores da nossa persona e como elas poderiam ser usadas na produção de conteúdo e em toda comunicação do cliente.

Preparando-se para conversão

Nesta etapa também realizamos uma análise heurística. Assim, conseguimos identificar os principais pontos de melhoria do site e construir um plano para solução dos aspectos mais importantes, maximizando as conversões no site e construindo landing pages otimizadas para conversão de campanhas. Pisamos fundo no acelerador.

Após esta fase partiríamos para uma ação maior, afinal já tínhamos entendimento dos dados e tínhamos um conhecimento mais profundo da persona.

Na ocasião, a diretoria da Vic também nos comunicou que estava fechando uma parceria com o Ricardo Nunes da Ricardo Eletro, para uma ação nas lojas físicas do Ricardo em Minas Gerais. A diretoria da Vic havia planejado ações de vendas outbound nas lojas físicas e esperavam que fizéssemos apenas uma campanha de apoio nas redes sociais. Porém identificamos uma ótima oportunidade de gerar leads também na internet e de aumentarmos a base da VIC para relacionamento, nutrição e qualificação dos leads utilizando marketing inbound. Então, enviarmos para o time de vendas as oportunidades que estivessem interessadas nos imóveis.

Foi preciso qualificar os leads antes de enviar para o time de vendas. Com o objetivo de acelerar a qualificação de Leads e nos dar visibilidade sobre quais deles já eram fundo de funil, criamos uma landing page específica para essa ação. Na landing page, além da possibilidade de ligar ou falar via WhatsApp, existiam mais duas oportunidades claras de conversão.

Na primeira dobra da landing page, oferecemos aos Leads a possibilidade de falar com um dos corretores, assim eles poderiam entender melhor o que era necessário para adquirir algum imóvel da campanha. Porém no botão, ao invés de usar “Fale com um corretor“ usamos “Quero sair do aluguel“. Isso porque na Prova de Canal verificamos que pagar aluguel é a principal dor da nossa persona.

Ao final da landing page, o Lead teria a possibilidade de já agendar uma visita ao imóvel de seu interesse. Essa conversão foi pensada para acelerar o processo de compra, já que muitas informações sobre os imóveis já estavam disponíveis em outras landing pages, também desenvolvidas para esta ação.

A importância da segmentação

Como apenas 3 empreendimentos da VIC participam desta ação, segmentamos a nossa base de leads pela localização dos empreendimentos. Criamos um fluxo de automação composto de 2 emails que tinham como objetivo levar o lead a falar com um corretor.

Outro canal escolhido foi o WhatsApp. Criamos peças exclusivas para esse canal, visando tornar a comunicação mais próxima dos nossos Leads e bem mais fácil para eles.

O Resultado

Com uma estratégia focada no marketing de conteúdo foi possível definir as personas corretas e utilizar os canais que melhores engajaram o público em questão. De uma forma automatizada e gestão centralizada os seguintes números foram obtidos.

Sendo considerado apenas a região metropolitana de BH. Inicialmente, com apenas 18 dias dessa ação, 451 oportunidades de vendas para a área comercial. Foram 758 leads gerados e quase 8 mil pessoas no site neste período.

Os conteúdos com postagens recorrentes permitiram um maior engajamento e um aumento significativo no interesse dos consumidores e consequentemente nos números de oportunidades geradas.

Até o momento 12 vendas feitas em 4 meses e meio de campanha. Estas vendas somam mais de 1 milhão 560 Mil, considerando um ticket médio de R$130 mil.

Tendo gerado 3.484 leads, 2.262 oportunidades e em torno de 35.458 mil pessoas no site neste período.

O tráfego do site ficou 50% maior do que a meta estipulada para essa ação.

Ficamos 217,34% acima da meta de geração de leads e 454% a mais do que o mês inicial. Além disto, foram mais de 2.686% acima da meta de oportunidades geradas.

O trabalho ainda está rodando e além do alto impacto na geração de oportunidades, mais resultados em vendas além de visibilidade para a marca.

Com toda a certeza, a conclusão é que o marketing de conteúdo foi fundamental para os resultados obtidos. Mesmo que o retorno não seja de forma imediata, ele irá ocorrer e é muito importante estruturar as ações e manter um acompanhamento. Todo esse processo exige um tempo de maturação mas de fato é possível atingir os objetivos que foram traçados.

Gostou deste case de sucesso? A Contentools pode te ajudar a desenvolver a sua estratégia de conteúdo e a conquistar melhores resultados, assim como a Surfe Digital e a Vic Engenharia.

Entre em contato com um de nossos consultores.

 

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.