O Marketing de Conteúdo sempre esteve no cerne de todas as ações da Contentools, desde a nossa concepção há mais de 4 anos. Com o objetivo de mudar para sempre o jeito com que as empresas se comunicam com seus consumidores, a Contentools trabalha para aumentar a quantidade e a qualidade das informações disponíveis online, auxiliar empresas a se tornarem autoridades em seus segmentos de atuação – verdadeiros hubs de conhecimento e informação – e, por fim, deixar a relação empresa-consumidor mais transparente e justa.

Para que tudo isso fosse possível em escala nacional, sempre contamos com um player essencial para o sucesso deste plano: Agência de Inbound Marketing – afinal, quando o seu objetivo é mudar para sempre a realidade atual do mercado, você precisa de parceiros de confiança ao seu lado.

E foi pensando em uma maneira de aumentar o impacto positivo gerado por tais parceiros que surgiu o Marketplace da Contentools, formado por dois pilares principais:

  1. Fazer com que todas as empresas (Pequenas, Médias e Startups) tenham acesso aos insumos necessários para colocar o marketing de conteúdo na prática, sejam esses insumos softwares, conteúdo ou serviços.
  1. Fazer com que os parceiros da Contentools possam evoluir. Evoluir não somente em equipe ou receita, mas principalmente no conhecimento e na qualidade da entrega de seus serviços e, por consequência, na sua carteira de clientes.

Devido a um trabalho contínuo de educação intensa frente ao mercado brasileiro, a Contentools adquiriu um posicionamento relevante perante as empresas que buscam informações, ferramentas, conselhos e materiais para colocar suas estratégias de marketing de conteúdo em prática. As empresas que entram em contato conosco diferem muito em modelo de negócio, verticais de atendimento, maturidade no assunto e recursos.

Visando o crescimento de todos que trabalham direta ou indiretamente com a Contentools, optamos por realizar algumas modificações em nosso modelo de negócio, são elas:

  1. Criação da área de parceiros 

A área de parceiros assume um papel de extrema importância não só para nós como para o mercado nacional. A formação desta área busca respeitar tal importância oferecendo todo o tipo de suporte necessário para que consigamos crescer em conjunto (Empresas + Agências + Contentools). Enxergamos o crescimento dos parceiros como o crescimento da Contentools e isso incorpora benefícios como: suporte exclusivo de um account manager não só no uso da ferramenta como no fechamento de novos clientes, propostas comerciais e alterações na estrutura + precificação exclusiva + listagem no marketplace.

  1. Deixar de prover serviços diretamente concorrentes aos serviços oferecidos pelos nossos parceiros 

Se considerarmos que o sucesso dos nossos parceiros é também o nosso sucesso, não devemos de forma alguma concorrer com eles. Por isso, quem melhor do que os parceiros certificados para assumir esta responsabilidade?

  1. Construção do marketplace de agências 

Considerando a maturidade do mercado brasileiro em relação ao marketing de conteúdo e ao Inbound Marketing, o papel de provedores destes serviços é extremamente importante, ou até primordial. Boa parte das solicitações de contatos que chegam até nós são de empresas sem estrutura ou conhecimento suficiente para colocar uma estratégia de sucesso em prática e, ao invés de ludibriar tais empresas com promessas que não serão cumpridas, optamos por encaminhá-los para profissionais com propriedade no assunto e que poderão efetivamente tirá-las do papel com a qualidade necessária: os parceiros!

 

O Marketplace de Parceiros Contentools

Aí nasce o Marketplace da Contentools, um lugar para onde encaminhamos os leads a fim de que eles encontrem a solução que mais se adapte às suas necessidades. Um lugar onde eles possam filtrar as empresas listadas por:

  1. a) verticais atendidas,
  2. b) serviços prestados,
  3. c) localização e
  4. d) margem de preço.

Garantimos a tais Leads que os profissionais ali listados possuem os critérios de qualificação necessários para executar tais serviços com excelência e também usando nossas ferramentas e contando com nosso suporte.

Antes de colocarmos o modelo em prática, como toda boa startup, fizemos o MVP do modelo, quando levantamos algumas hipóteses e buscamos validá-las em menor escala. A empresa escolhida para o teste foi a nossa parceira Agência de Inbound Conexorama, na já qual tínhamos confiança no trabalho executado.

Case de Sucesso da Conexorama

O trabalho em conjunto entre a Contentools e a Conexorama iniciou há aproximadamente 4 anos, quando a agência de inbound tinha apenas 2 sócios-funcionários e na época se chamava Inteligência Network.

Desde a concepção da mesma, Jean Vidal, CEO da Conexorama, teve uma preocupação em cercar sua empresa de bons e confiáveis fornecedores, garantindo a qualidade de execução de seus trabalhos e consequente satisfação de seus clientes. Portanto, já nos primeiros meses de empresa, Jean optou por aproximar-se da Contentools – conteúdo – e de outras ferramentas complementares – inbound.

A Conexorama faz um atendimento Full Service de Inbound, como explicam nessa página sobre suas soluções e metodologia de Marketing Digital.

O foco é em geração de resultados metrificados para as empresas contratantes e contam com todo o suporte das empresas fornecedoras da Conexorama, tendo como diferencial um preço justo, prazos, comprometimento e framework de implementação. Dessa forma, Jean consegue atender diferentes modelos de negócio e adaptar os serviços prestados à necessidade de cada contratante. Podemos resumir que eles fazem para todos os clientes:

  • Atrair Visitantes: Administração de Mídias Pagas (Adwords, Facebook Ads) + Marketing de Conteúdo (pauta – administração da Contentools e publicação no WordPress) + Redes Sociais e SEO;
  • Converter em Leads: Geração de um ebook mensal + Landing Pages dentro os 4 formatos bem definidos + divulgação;
  • Relacionar: Newsletter semanal + nutrição de Leads + Automação
  • Vender: Vendarketing, repasse de Leads, Lead Scoring, Lead Tracking;
  • Avaliar: Relatório mensal dos números do Marketing + Relatório semanal atividades da equipe + RTS (Revisão trimestral do Sucesso).

O principal modelo de aquisição de novos clientes, segundo Jean, é o próprio Inbound Marketing + programas de parcerias. Hoje, o custo de aquisição (CAC) da empresa gira em torno de 25% de tudo o que é investido, sem considerar os clientes fechados por meio do marketplace, que hoje somam 25% de toda a carteira de clientes (ou seja, de 25 clientes hoje atendidos pela empresa, 6 são provenientes da parceria com a Contentools).

Isso proporcionou um crescimento de 1250% no número de clientes da empresa ao longo de 2 anos e um crescimento de 350% em equipe.

Ao ser questionado sobre a diferença entre os clientes que possuem conteúdo no plano e os que não o fazem, Jean respondeu:

“Os clientes que têm o Marketing de Conteúdo ativo têm em média um crescimento orgânico de 5% ao mês, ou seja 60% de crescimento de visitantes orgânicos no ano (essa é a média, mas já tivemos casos que passam dos 200% simplesmente por ter bem certinha a rotina de conteúdo). Quem não faz conteúdo fica “preso” em Ads. Ter os conteúdos criados pela Contentools ajuda/automatiza os nossos clientes a participarem efetivamente do processo de Marketing de Conteúdo, principalmente na revisão dos conteúdos criados, etapa que fazemos questão de envolver alguém da empresa do cliente. “

A Conexorama é uma agência inbound reconhecida pela qualidade de entrega dos seus trabalhos, bicampeã em Sucesso dos Clientes, que significa o crescimento proporcionado aos clientes atendidos. Isso é o que se pode esperar de uma empresa que prioriza a qualidade, que busca cercar-se não somente de clientes bons, mas de fornecedores e colaboradores confiáveis e que coloca os resultados alcançados pelos seus clientes em primeiro lugar.

Acreditamos no poder que o marketing de conteúdo tem para alavancar os resultados das empresas e, por isso, buscamos parceiros que acreditem tanto nessa estratégia como nós. Obrigado Conexorama!


Equipe da Conexorama.

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