No início de 2017 tivemos o prazer de receber o contato da COMEV, por indicação dos nossos parceiros da Resultados Digitais, quando estavam iniciando o trabalho com marketing de conteúdo para o projeto Teomídia, uma plataforma de streaming voltada para o público evangélico.

A Comunicações Evangélicas – COMEV foi fundada por missionários norte-americanos que a constituíram como uma organização religiosa sem finalidade lucrativa. É pioneira em diversas atividades audiovisuais: de seu estúdio de gravação surgiram as primeiras músicas e discos evangélicos do Brasil, além de inúmeros programas de rádio.

Em um momento incipiente de seus esforços digitais perceberam a necessidade de implementar um blog para criar uma comunidade de pessoas interessadas no segmento e precisavam de uma empresa que pudesse ajudá-los na implementação dessa estratégia por meio de um software intuitivo e com um processo de onboarding bem definido. O caso de sucesso a seguir é um depoimento de como o processo de implementação da plataforma da Contentools com a COMEV foi efetivo, fácil e sem atritos.

Tendo a possibilidade de serem os atores centrais da sua estratégia, gerenciando-a de perto, a COMEV hoje se sente completamente responsável por seus resultados e pode andar sozinha, embasada no apoio e suporte dado pela Contentools

Eles passaram pelo processo de onboarding Contentools, que fornece a orientação inicial certa para que o cliente venha a alcançar os resultados desejados o quanto antes. Nele nós orientamos como colocar em prática os pontos essenciais para um inbound marketing de sucesso e como extrair o melhor da plataforma.

Para que tivessem sua estratégia definida servindo de alinhamento para todo o time envolvido na produção de conteúdo e também pudessem posteriormente avaliar a necessidade de ações específicas para potencializar o impacto desse inbound, trabalhamos todo o registro da estratégia orientando a definição das personas e suas jornadas de compra para atingir o público certo no momento certo, das palavras-chave para direcionar o posicionamento nos mecanismos de busca, objetivos para definir onde desejam chegar, tom de voz para comunicar-se da forma mais próxima possível do seu público, e fontes de referência para prover insumos e trazer qualidade aos conteúdos gerados.

A COMEV traçou como objetivo criar e manter um blog para formar uma comunidade de pessoas interessadas em streaming de conteúdo evangélico, para isso, foi preciso o set up de um time de profissionais preparados e capacitados para garantir que esse objetivo fosse alcançado. A Contentools possui uma comunidade de profissionais em diversos âmbitos de atuação que vão de redatores, editores e designers a content managers, social media e video-makers.

Uma das etapas da implementação é justamente o alinhamento entre os profissionais com o melhor perfil para atender a empresa, e os gestores responsáveis por fazer o projeto avançar. Fazer esse match exige uma análise profunda das habilidades, capacidades e perfis dos profissionais para que o blog realmente seja alimentado com conteúdos que abordem todas as etapas da jornada de compra compondo um mapa de conteúdo rico e interconectado.

Visando a sistematização das funções e respectivas permissões de cada envolvido no projeto, vimos juntos também todas as configurações possíveis da plataforma, personalizamos as etapas, os responsáveis e os prazos dos fluxos de trabalho de cada tipo de conteúdo, de acordo com as necessidades da empresa, permitindo a otimização de toda a produção. Dessa forma, fica mais claro para todos os envolvidos no processo de produção de conteúdo o que precisa ser feito e quando essa ação é esperada.

A plataforma Contentools também possibilita realizar publicações automáticas para que você possa programar para postar diversos conteúdos sem precisar acessar diretamente o blog ou as mídias sociais. Durante o processo de onboarding também integramos o blog e as redes sociais para que publicações automáticas possam ocorrer com tranquilidade.

Em poucos dias, a empresa já estava produzindo blog posts e em seguida social posts, com o nosso acompanhamento, testando todas as fases do processo para que não houvesse dúvidas ou dificuldades.

Com a plataforma, a COMEV economiza muito tempo no planejamento, na produção e na organização do conteúdo; também proporcionando um roteiro de sistematização do processo. É muito prático poder programar e automatizar as postagens.

Temos convicção que poupa muito tempo na troca de emails, mensagens, extravios e tudo o que costuma acontecer quando não se tem uma ferramenta agregadora de trabalho.

Marcelo Valim, COMEV

Além de organizar todo o início do trabalho em inbound da COMEV, ainda mostramos como obter insights valiosos para sua estratégia através da análise de resultados trazida na plataforma. É possível identificar se há gargalos em alguma etapa da jornada de compra das personas, por exemplo, verificando a necessidade de investir nela especificamente, bem como perceber o desempenho de cada conteúdo em relação ao número de visualizações, podendo divulgá-los com facilidade para aumentar seu alcance. Entendemos quais as fontes do tráfego gerado, bem como as páginas que são mais visitadas e quais tem maior tempo de permanência, mostrando conteúdos que tiveram sucesso, a fim de replicar essas qualidades para os demais.

Segundo Marcelo Valim, o principal responsável por implementar a Contentools na COMEV,

A plataforma Contentools tem sido fundamental para a organização e produção de conteúdo de forma a atender os diversos requisitos técnicos para a relevância da publicação do nosso conteúdo.

Foram diversas as possibilidades mostradas no processo de onboarding Contentools, que fazem com que hoje a COMEV possa afirmar que seu objetivo

tem sido plenamente satisfatório o crescimento, semanal, muito grande, do número de pessoas interessadas nos assuntos abordados.

E sabe o que a COMEV quis dizer com “muito grande”? Que o aumento da média de visualizações nos blog posts deles cresceu 1625% em apenas 3 meses!

Veja o depoimento deles, que nos motiva a aprimorar dia a dia o nosso trabalho, com a certeza de ele estar impactando pessoas contribuindo na realização dos seus sonhos e projetos:

A Contentools foi muito agradável desde o primeiro contato. Fomos sempre atendidos por pessoas capazes, atenciosas, conhecedoras do que fazem. Isso foi fundamental para nós, porque para quem está iniciando, foi importante termos alguém para nos ajudar nesses primeiros passos.

Gostou da nossa proposta de valor entregue já nos primeiros momentos com a plataforma? Converse com um de nossos consultores!

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.