Nesse post vamos contar mais uma história de sucesso com o uso da plataforma Contentools. É por meio de parcerias como a firmada com a UNISUL que resultados concretos são atingidos através do marketing de conteúdo.

Conheça a UNISUL

Criada em 1964, a UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) é uma das maiores instituições de ensino de Santa Catarina e preza pela produção, desenvolvimento e difusão do conhecimento através da pesquisa, do ensino e da extensão. Oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas de conhecimento, nas modalidades presencial e a distância. A Universidade é um instrumento de inovação e vem se consolidando como um mecanismo de fomento às mudanças da sociedade, com instituições e centros de ensino parceiros ao redor do mundo.

Reconhecida internacionalmente, a UNISUL coleciona prêmios que sustentam a sua importância na região. Foi gratificada com o Prêmio Impar como líder no ensino superior em nível de graduação e pós-graduação no sul do Estado de Santa Catarina.

O desafio

No fim de 2014, ao perceber a grande oportunidade de captação de leads que uma produção de conteúdo rico e assertivo direcionado a uma audiência específica poderia gerar, a Universidade tomou a decisão de investir em Content Marketing. Para isso, a escolha de uma parceira seria necessária. A UNISUL, então, escolheu a plataforma da Contentools como ferramenta para produção, gestão e distribuição desse conteúdo visando impactar todos os stakeholders em seus diversos pontos de contato.

O próximo passo foi selecionar três cursos que seriam beneficiados com um projeto piloto. Para a operação desse projeto, foram definidas aproximadamente 60 atividades, que variavam da elaboração de apresentações, fluxos de criação a definição de briefings de conteúdo. A execução de todas essas atividades fez da Contentools uma parceira indispensável para o bom andamento do projeto.

Um dos projetos que contou com a ferramenta da Contentools para sua execução foi o Mercado em Foco, uma série de postagens que retratam o que os futuros graduandos e alunos da UNISUL podem esperar do mercado de trabalho, suas oportunidades e desafios. Segundo Rafael Pessi, Coordenador Operacional da Portal Web Unisul, “No contexto do projeto Mercado em Foco a parceria com a Contentools é indispensável para a continuidade e o aumento da escala da operação”.

A possibilidade de reunir os mais diversos profissionais de uma organização em uma mesma plataforma foi um dos grandes atrativos e benefícios que a plataforma Contentools possibilitou à Universidade. Segundo Rafael, “A plataforma permitiu que as coordenações de curso envolvidas, junto a uma assistente, fizessem o lançamento das temáticas e aprovassem os conteúdos que seriam divulgados sem a interferência direta do time de marketing”.

Os resultados

Os números conquistados pela UNISUL mostram a efetividade da estratégia inbound traçada pela empresa. Em apenas 08 meses de produção de conteúdo, os posts, as landing pages e os materiais ricos divulgados geraram cerca de 30 mil visitas no blog. Dessas visitas, 1850 leads foram gerados para os cursos de graduação. Consequência de uma engrenagem de conteúdo bem alinhada, a geração de tráfego orgânico é hoje uma realidade para a instituição.

O Retorno sobre o Investimento do projeto foi mais do que positivo. No período citado, 60 estudantes realizaram as matrículas. O ticket médio de cada um desses alunos comprova que o retorno sobre o investimento em inbound marketing e geração de conteúdo é compensatório. Segundo a Universidade, a matrícula de dois alunos que permanecem no curso até o final compensa com folga o investimento no software da Contentools, o que os permitiu alcançar um ROI de 30 x o valor do investimento.

Com a produção de conteúdos gerenciados via Contentools foi possível para a UNISUL criar uma estratégia de relacionamento duradouro com a sua audiência e possibilitar a oferta de informações seguras e relevantes auxiliando os leitores no momento de escolher um curso de graduação e/ou pós-graduação e de avaliar possibilidades de carreira. A estratégia de conteúdo consiste em educar os potenciais estudantes sobre o mercado tornando-se uma fonte confiável de conhecimento, autoridade no tema e referência sobre o assunto. Segundo Rafael Pessi:

“O trabalho em parceria com a Contentools é fundamental para gerar conteúdos específicos para os diferentes momentos da jornada de compra dos estudantes. Toda a comunicação interna e institucional da Universidade foca nos cursos e na instituição. Por meio do blog Mercado em Foco, ao abordar as necessidades e dúvidas dos candidatos, chegamos a eles por meio de materiais ricos e busca orgânica antes da decisão de compra. Com isso, não apenas criamos uma audiência, mas já estabelecemos um relacionamento qualificado com esses candidatos, que tomam decisões mais informadas, e dessa forma, tendem a permanecer no curso escolhido. O inbound também ajuda nesse ponto, de evitar a evasão”.

O ganho para a UNISUL não foi somente o do retorno financeiro; ele também diz respeito ao crescimento e desenvolvimento de novas estratégias para a instituição. Investir em marketing de conteúdo foi uma forma de:

  • descobrir o candidato/audiência alvo;
  • planejar conteúdos que sejam de interesse da audiência;
  • manter os textos em um tom de voz adequado e a frequência de publicação constante;
  • publicar conteúdo para cada estágio da jornada de compra;
  • distribuir o conteúdo nos canais e momentos corretos.

Para Rafael, “O ganho foi muito grande em termos de aprendizagem do uso de ferramentas, montagem de fluxos de automação e entendimento do comportamento dos visitantes. Hoje, conseguimos visualizar com clareza, por exemplo, que o tráfego orgânico gera mais visitas, porém os materiais ricos divulgados em mídias sociais de forma segmentada podem gerar mais leads”.

Assim como a UNISUL, outras instituições de ensino podem focar seus esforços em estratégias de marketing assertivas para ter resultados relevantes. Para isso, é fundamental ter objetivos claros e bem definidos, com as metas traçadas, o know how necessário e uma ferramenta que te permita ser eficiente. Resta apenas começar!

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