Administrar um negócio e fazer a empresa atingir o sucesso é uma tarefa que exige planejamento adequado e conhecimento sobre quando e como executar as ações necessárias para a obtenção dos resultados. Existem inúmeros conhecimentos que um empreendedor precisa ter para lidar com todas as variáveis que fazem parte do dia a dia corporativo: informações sobre mercado, concorrência, tendências e, é claro, sobre as mudanças de comportamento das pessoas e seus hábitos de consumo.

Entre todos esses conhecimentos um que se faz particularmente necessário é o entendimento de como nos últimos anos o modo de compra dos consumidores mudou e, consequentemente, como a forma das empresas venderem e se comunicarem com a sua audiência também mudou. É exatamente para esse ponto que as mentorias da Contentools se direcionam: elas mostram para a empresa como montar uma estratégia de marketing de conteúdo completa que atenda e alcance os clientes em sua nova forma de consumir. Uma forma independente, de decisões informadas onde a confiança na expertise do fornecedor possui um papel central na hora da escolha por um produto ou serviço.

Este estudo de caso busca trazer a experiência da Métasul empresa de seguros focada no mercado agrícola – que conseguiu estruturar seis meses de sua estratégia de conteúdo através da metodologia empregada pelos consultores da Contentools. A experiência do Lucas Bandeira Gestor de Operações e Novos Negócios da empresa – é um relato de como foi possível aprender a metodologia e aplicar novas técnicas para inserir a empresa, que até então se mantinha distante das estratégias inbound, de forma tranquila e com poucos atritos no mundo digital. E o melhor: colhendo resultados.

Confira o bate papo que tivemos com o Lucas:

1. Como as mentorias ajudaram você a estabelecer um processo para o marketing de conteúdo dentro da Métasul?

Existia muito conteúdo falando o que era e como fazer marketing de conteúdo, contudo eu não sabia como utilizar meu tempo e esforços de maneira eficiente. Com as mentorias foi possível concentrar os conteúdos do marketing digital de modo a mostrar o caminho das pedras. A mentoria poupa tempo de forma absurda, o conteúdo é objetivo e direcionado a resultado. A forma que a Contentools indica, sugere e tutora faz com que a empresa tenha eficiência para fazer o conteúdo girar dentro da plataforma.

2. Você se sente hoje apto a dirigir uma estratégia completa de marketing de conteúdo?

Com certeza, me sinto apto. O processo de revisar e executar a estratégia é algo agora semanal que ocorre de forma muito dinâmica. A metodologia que conheci com a Contentools faz com que o empresário aprenda o ciclo de forma rápida e de maneira eficiente; instiga a pessoa a atualizar e rever a estratégia com uma recorrência interessante, ficando sempre atento ao mercado.

3. Como você sente que está direcionada a comunicação com suas personas?

Consistência é uma palavra recorrente em relação a Contentools. Com as primeiras entrevistas feitas e com a evolução alcançada você consegue resumir o processo de criação, conhecer um pouco melhor e construir suas buyer personas. Foi possível refinar, desenhar e enxergar (muito rápido) meu público. É importante ter objetividade e clareza. Foram as mentorias que fizeram com que eu pudesse sintetizar e saber o que abordar em cada um dos estágios da jornada de compra de minhas personas.

4. Quais foram os impactos das mentorias na estratégia de comunicação da Métasul?

Não possuíamos estratégia de comunicação e nenhum processo estabelecido. As mentorias possibilitaram isso: iniciar do zero um processo de definição da nossa forma de comunicação com nossa audiência.

5. Como as mentorias o ajudaram a conhecer melhor a sua empresa?

Após o início das mentorias todo meu planejamento estratégico foi reformulado. Além, claro, da definição de minha estratégia de comunicação. O direcionamento da empresa foi sendo alinhado às informações que foram sendo adquiridas. Conseguimos definir melhor o posicionamento da empresa, quem é nosso público e quem é nossa base de clientes.

6. Como você analisa as mentorias e suas técnicas associadas ao mercado do agronegócio?

O agronegócio é um mercado muito carente em vários tipos de serviços. Em relação ao inbound, principalmente. O que eu vejo é que somente empresas muito grandes trabalham com inbound focado em resultados para o agronegócio; são poucas as referências de pequenas e médias empresas no ramo que utilizam o novo marketing a favor delas. A Métasul acabou se tornando referência dentro das pequenas e médias empresas que estão mirando no agronegócio. A maneira como a Contentools trabalha entrega uma solução fantástica que possibilita o trabalho com marketing de conteúdo para o budget do pequeno e médio empresário. É possível e viável para todos. A meta para o ano que vem é aumentar o investimento, diversificando os canais de distribuição e os tipos de conteúdo.

7. Quanto tempo e quais atividades você fez para desenvolver sua estratégia?

Quando você faz algo novo nunca é fácil. O início é sempre difícil. Porém, a maneira como eu fui orientado facilitou a execução das tarefas. O planejamento de palavras-chave, por exemplo, virou uma rotina diária. Inclusive para meus e-mails; hoje, eu tenho cuidado em usar palavras que minha audiência ao pesquisar se sinta atendida. Todas as atividades foram incorporadas no meu dia a dia. Utilizar o software da Contentools é uma atividade que se tornou cotidiana. Possibilitou consistência e eficiência no uso do meu tempo.

8. Quanto tempo de estratégia você já tem desenvolvido?

Eu consigo hoje ter até seis meses de estratégia planejados. Tudo centralizado dentro da plataforma, para que eu mantenha minha frequência e periodicidade de publicação, fazendo revisões semanais para estar sempre atualizado com o que está acontecendo no mundo do agronegócio. Tenho ajuda da minha Content Manager e dos meus redatores.

9. Qual era o objetivo com as mentorias e quais foram os resultados obtidos?

Meu objetivo quando eu encontrei a Contentools era colocar a empresa no cenário de marketing digital. Ter presença digital. Apesar da Métasul ser uma empresa pequena, é uma empresa com história. Queríamos transpor isso para o mercado digital. A sensação, apesar do receio de fazer coisas novas, era de que a Contentools estava sempre pronta para nos guiar no caminho correto. Todos os tópicos trabalhados nos possibilitavam criar novos fluxos, geravam novas abordagens que abriam a nossa cabeça e ampliavam nossas perspectivas. Foi um processo muito rico.

Com todo o conhecimento gerado, o Lucas está lançando o novo blog da Métasul: o mesintoseguro.com.br. Lá, a empresa proporá um diálogo sobre os riscos inerentes a todos os negócios e como que eles podem ser prevenidos.

As mentorias feitas pela Métasul abordaram tópicos como: Buyer Personas, Jornada de Compra, Palavras -Chave, SEO e Mapa de Conteúdo. O que você acha de definir os próximos seis meses de sua estratégia de conteúdo conosco?

Contentools: Content made with love.

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