Você já deve ter percebido a quantidade relevante de agências que usam a Contentools diariamente para fazer sua gestão de conteúdo. Trabalhar com esse grande volume de agências é muito gratificante – mas a gratificação maior vem de outro fator.

O que mais importa, realmente, é a grandeza dos resultados que essas agências conseguem entregar ao decidirem se tornar agências parceiras. É por isso que mantemos um contato muito próximo com cada uma delas.

Foi conversando com a Agência Buli que decidimos montar este case juntos – afinal, a agência tem obtido resultados incríveis e queríamos entender o que consideraram mais impactante para esses resultados! Assim, podemos inspirar agências como a sua a se desenvolverem e alcançarem ótimos resultados também!

Como era a Agência Buli antes de ser parceira da Contentools

Antes de mais nada, é importante entender o que se passava na Agência Buli antes de se tornar parceira da Contentools – e eles já faziam marketing de conteúdo por lá mesmo antes de nos conhecerem! A solução inicial que atraiu esta agência paulista para perto de nós foi a possibilidade de automatizar os processos que envolviam o Marketing de Conteúdo na época.

Por não ter uma ferramenta completa para fazer toda a criação estratégica, o planejamento, a criação do conteúdo, a distribuição dele e a análise em um só lugar, a Agência Buli tinha que se virar com ferramentas não especializadas. O CEO da agência, Diego Trevisan, descreveu um pouco do que era o processo interno deles naquela época, veja só:

“Nós já fazíamos marketing de conteúdo antes de conhecer a Contentools, os processos eram todos gerenciados e produzidos internamente com apoio de um Software de Gestão. O controle de campanhas dos clientes e aprovações era baseado em uma Planilha no Drive compartilhada com cada gestor. Para postagem nos canais utilizávamos Hootsuite, Postgrain e em alguns projetos pontuais até mesmo agendamentos manuais diretamente em cada canal.”

Esse processo parece familiar? Pois é, é bem comum que agências que aumentam seus serviços por motivo da demanda de seus clientes, acabem tendo necessidades variadas em momentos aleatórios de seu crescimento. Para sanar essas necessidades, os colaboradores começam a criar seus processos e buscar ferramentas que possam dar suporte às novas atividades.

Como cada pessoa acaba encontrando seu meio de manter-se organizada e deter o controle do que está em sua responsabilidade, o que normalmente acaba acontecendo é que cada uma passa a usar uma ferramenta para cada atividade. Depois, tenta-se organizar tudo e fazer essas ferramentas conversarem – linkando uma a outra durante o processo. O resultado é você já pode imaginar: a criação de um grande Frankstool! Um monstro todo remendado. Conseguiu visualizar?

Com a demanda de projetos cada vez maiores e os planos de crescer no segmento, o Diego foi percebendo o monstro que estavam criando dentro da agência e notou que ter que lidar com essa aberração no dia a dia estava afetando negativamente o desempenho da equipe. Foi nesse momento que ele começou a procurar uma solução única que substituísse a monstruosidade e profissionalizasse os processos internos!

Por que a Agência Buli se tornou parceira da Contentools?

Bom, só de imaginar o Frankstool você já entendeu o motivo de o Diego Trevisan ter dito ‘sim’ para a nossa parceria, né? Mas decidimos expor mais alguns detalhes de qualquer forma.

Tudo começou com a expansão dos serviços da agência, que exigiu dedicação da equipe para se especializar em Inbound Marketing.

“Ao levar sempre mais e melhores soluções para nossos clientes, conquistamos resultados expressivos. Conforme o Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing passaram a ser duas de nossas soluções principais, a produção de conteúdo aumentou. Nesse período, um dos maiores desafios era o controle de aprovações das campanhas, posts e peças de anúncios – o qual era até então baseado em planilhas com aprovações por email.”

Como CEO da empresa, Diego sempre teve em mente a importância de oferecer os melhores resultados para seus clientes – e sabia que para isso, precisaria ter ao seu lado as melhores soluções para seus próprios processos internos. E foi aí que encontrou a Contentools. Como ele mesmo afirma:

“Buscando soluções neste sentido analisamos diversas ferramentas e soluções – o que nos levou a Contentools. O grande diferencial que nos fez firmar essa parceria foi a atenção e o suporte dedicado desde o primeiro atendimento.”

É muito legal perceber que toda a nossa dedicação para a manter um atendimento especial foi percebida pela equipe da Buli. Realmente somos orientados aqui dentro a nos tornarmos parte do time dos nossos clientes! Por isso, assim que se tornam nossos parceiros, além de começarem a ter acesso a toda a plataforma de gerenciamento, a equipe de marketing de conteúdo das agências também recebem atenção de dois profissionais extremamente importantes:

  1. Um profissional de implementação – que faz todo o treinamento para uso da plataforma, dá dicas e ajuda com o set up.
  2. Um consultor que faz atendimento, tira dúvidas, dá ideias e acompanha a agência mensalmente – vestindo a camisa como se realmente fizesse parte da equipe!

Com toda a prestatividade da equipe da Contentools e com a adaptação à plataforma, a Agência Buli percebeu que o maior reflexo aconteceu no dia-a-dia.

O maior impacto inicial foi a otimização dos processos!

Logo de início a equipe da Buli foi positivamente impactada pela otimização de seus processos internos.

Agora, todas as etapas do processo que garante a criação de conteúdo de qualidade e alinhado com o mercado de seus clientes é feito dentro da Contentools. Diego compartilhou conosco que as etapas que garantem o alto rendimento da equipe são:

  1. Brainstorming: organização centralizada de ideias;
  2. Gerenciamento: aprovação do conteúdo;
  3. Controle: visão clara da produção;
  4. Relacionamento com o cliente: comunicação simplificada e transparente com cada cliente.

Diego ainda menciona outros detalhes da ferramenta que considera valiosos:

Existem outras ferramentas com suporte à produção de conteúdo – e a Contentools se diferencia nos detalhes. O fácil acesso a informações, briefing, personas, estratégia etc gera uma grande otimização de tempo na produção. Em geral, as aprovações foram o que mais nos impactaram: reduzimos dramaticamente a troca de longos emails, ligações e diversos arquivos compartilhados ou necessidade de reuniões locais.

Com a concretização de todo esse processo, a agência se sentiu confiante para tomar uma decisão muito importante: fazer seu rebranding.

De agência digital para agência digital voltada ao Sucesso do Cliente

Essa atitude foi o resultado da adaptação para se tornar cada vez mais uma autoridade no que diz respeito a marketing digital com foco em sucesso do cliente. O décimo aniversário da empresa foi a data escolhida para tornar pública essa decisão e relançar a marca e explicar para o mercado como essa decisão impactaria clientes atuais e futuros!

Optar pela mudança foi dar início a um processo árduo que exigiu meses de dedicação para planejar tudo estrategicamente, criar e desenvolver a nova marca. Diego compartilhou um pouco de sua experiência passando por esse processo:

Executar um rebranding requer cuidados extras e organização. Poder contar com a Contentools e a disponibilidade de profissionais plurais nos abriu a possibilidade de produzir todo o novo material de comunicação para a Buli com qualidade e prazos dentro do cronograma. Isso agregou valor à nossa equipe e foi um grande suporte para toda essa mudança. Não tivemos que lidar com gaps na produção nem baixa na qualidade dos nossos serviços ou atendimento ao cliente – o que era uma grande preocupação nossa.

Dentro de alguns meses de muita dedicação, a Buli relançou sua marca e teve o marketing de conteúdo como o principal meio de comunicar isso ao mercado. Ao todo foram produzidos 10 ebooks, diversos infográficos, blogposts otimizados para SEO, landing pages de conversão e toda a identidade visual da marca (PIV), anúncios e links patrocinados, assim como material publicitário offline.

Confira aqui o blog da agência Buli.

A nova Agência Buli e sua gestão centralizada através da Contentools

Ter todas as informações referentes a cada cliente centralizadas na mesma plataforma não só otimizou o tempo da equipe de criação, como empoderou a Gestora de Sucesso do Cliente da agência. Agora, ela tem uma visão ampla de cada projeto e pode acompanhar todo o processo de concretização da estratégia e avaliar seus resultados.

Além de poder obter esse melhor controle processual, a gestora também pode contar com redatores de todo o mundo na produção do conteúdo para cada cliente. Diego fez questão de destacar essa questão:

“Como atuamos com segmentos diversos, poder contar com profissionais direcionados a cada setor do mercado tem grande importância para nós, pois produzir materiais diferenciados são sempre um desafio no mercado digital. Outros diferenciais são a análise de resultados com visão de mercado e as estratégias voltadas a vendas – esse foco requer cada vez mais encantar as personas com conteúdos de qualidade. A Contentools hoje faz parte do nosso processo como parte integral do time.”

Os maiores diferenciais que a Buli vê na Contentools

Para entender melhor o que fez a equipe da Agência Buli se tornar um caso de sucesso da Contentools, perguntamos ao Diego quais ele considera serem os maiores diferenciais da Contentools. Ele elencou três principais: facilidade de uso, a comunidade de profissionais e o apoio de um consultor de sucesso. Confirca cada uma delas a seguir!

 

1) Facilidade de uso: a plataforma trouxe os clientes para mais perto

Uma preocupação constante entre novas agências que começam a ser parceiras da Contentools e precisam migrar seus processos atuais para os processos dentro da plataforma é com como seus clientes irão se adaptar a isso. Afinal, uma mudança de processo exige um momento de aprendizado e normalmente envolve dedicação.

Porém a equipe de atendimento da Buli percebeu logo de início que, com a Contentools, não precisaria se preocupar com a adaptação de seus clientes. Em pouco tempo eles perceberam que, por ser amigável e simples, os clientes conseguem usar a plataforma tranquilamente.

Dentro de pouco tempo de uso, foram percebidas diversas oportunidades de aproximação com os clientes através da nova plataforma:

“Manter organizados os processos e poder disponibilizar um overview claro para os clientes nos permitiu disponibilizar a análise estratégica de conteúdo além do cronograma mensal, chegando a termos em nosso escopo projetos traçados com cronogramas trimestrais.”

2) Comunidade de profissionais: equipes elásticas e dinâmicas de acordo com a demanda

 

Se tem uma coisa que realmente ajuda uma agência a produzir conteúdo de qualidade para seus clientes é poder contar com profissionais remotos à sua disposição. Uma agência que não possui acesso à comunidade da Contentools, sempre que surge um novo cliente ou nova demanda, precisa contratar um novo profissional (o que gera um aumento significativo no custo fixo) ou procurar um bom freelancer (o que demanda muito tempo de busca e pouca assertividade).

Bom, a Agência Buli não possui mais essa dificuldade:

“O acesso a uma base de profissionais qualificados nos possibilita possuir um time que entendem dos mais diversos assuntos e podem assumir funções plurais, como redatores, revisores e designers. Foi possível produzir para múltiplos segmentos e expandir nossa área de atuação de forma exponencial.”

3) Customer Success da Contentools: atendimento prestativo voltado ao sucesso da agência

Mais que lidar com um software, é essencial poder contar com seres humanos! Afinal, mesmo atrás de cada código que compõe nosso software, está um ser humano (ou não: um Dev é considerado ser humano? Fica o questionamento! 😛 #piadainterna). Ao se tornarem parceiras da Contentools, agências digitais de todo o Brasil passam a poder contar com nosso time de Customer Success, composto por pessoas com ampla experiência em marketing digital e que entendem da plataforma com todos os seus detalhes. O gestor que cuida da Buli é Ricardo Corezola. Além de auxiliar no suporte à agência, ele ativamente traz ideias e age de forma consultiva!

“O suporte e apoio dos consultores que estão sempre prontos e nos atendem com disposição é o que mais nos surpreende.”

Vamos aos números: os resultados obtidos para os clientes (que se tornaram cases de sucesso)

E é claro que como o que não é medido não é gerenciado, a Agência Buli tem mensurado o crescimento e cada um de seus clientes. Diego mencionou dois deles – que tiveram resultados surpreendentes entre julho e dezembro.

Prosper Corp – aumento de 8.419% em visitas únicas ao site

A Prosper Corp se tornou cliente da Agência Buli em julho de 2017. Naquela época, os objetivos da empresa eram:

  1. Ter presença da marca em meio digital; e
  2. Estreitar o relacionamento com os clientes.

O resultado foi surpreendente:

Sem contar, que dentre esse tráfego:

  • 91,5% são referentes a novos visitantes; e
  • Houve queda na taxa de rejeição de 33,33% para 8,85%.

E tudo isso sem precisar investir em anúncios pagos para Google e Facebook – todo esse alcance foi 100% orgânico!

Diego compartilhou conosco a fórmula que usaram para chegar a esse resultado, e adivinha só? Não tem segredo:

Fechamos Dezembro com um aumento de 8.419% em visitação única no site com 6 meses de projeto tendo como base a reformulação do website e trabalhando o marketing de conteúdo: ativação do blog, publicação de artigos, ebook e infográfico.

 

Consultoria Hup Telecom – aumento de 71.28% em novas contratações!

Quando a Hup Telecom começou a trabalhar com a Agência Buli, tinha uma média de 118 visitantes por mês em seu site! Assustador, não é mesmo? Após apenas 6 meses de atividades revitalizando o site, agora segmentado por região e formulários de contratação online, o site passou a receber 1.774 visitas e os resultados impactaram as vendas diretamente:

  1. Aumento de 138,50% na geração de novas oportunidades; e
  2. Crescimento de 71.28% em novas contratações!

Para chegar nesse resultado, a agência preparou artigos para o blog, infográficos, ebook e newsletters!

 

A Buli também cresceu com o aumento da receita e a redução de custos!

Além de agora poder produzir conteúdos de diversos tipos para nutrir a estratégias de seus clientes e conseguir melhores resultados, a Buli também passou a investir no próprio marketing de conteúdo. O resultado? Crescimento de 139% em receita recorrente no último ano – e projeção de +300% para 2018.

Bom, esse foi o resultado percebido pelo comercial da empresa. Já para o time de atendimento o resultado percebido foi significativo em relação aos processos internos.

“Acabar com o uso das planilhas nos trouxe um ganho de 30% no tempo de resposta na produção e sem dúvida a adoção da ferramenta é um diferencial frente aos clientes.”

Os processos melhoraram – e houve economia em relação a custos também! Essa economia e deu princialmente pela redução no custo de contratação de profissionais:

  • Redução na despesa com agências de contratação foi em torno de R$ 1.000,00 por projeto.
  • Redução no tempo de seleção e período de experiencia de aproximadamente 18/horas por projeto.
  • Flexibilidade no remanejamento de pessoas de acordo com o projeto e cliente.

Toda essa personalização no atendimento e a possibilidade de montar times de acordo com a necessidade do cliente, fez com que a Buli se tornasse referência em satisfação o cliente!

“Fechamos o ano de 2017 com satisfação do cliente com excelência de 99.95%.” Diego Trevisan

Conclusão

Esta é mais uma Agência Digital que está alcançando resultados incríveis através da Contentools – tanto para si, quanto para seus clientes. Isso acontece porque a plataforma as permite construir uma estratégia de marketing de conteúdo ainda mais concreta e manter um planejamento extremamente personalizado para cada cliente, montando times especializados de acordo com sua necessidade e pagando sob demanda. O resultado disso? Conteúdo que converte leads, mantém funis de vendas sempre rechonchudos e crescimento saudável! Vem ser parceiro da Contentools também!

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Queremos deixar nosso agradecimento especial ao Diego Trevisan, CEO da Agência Buli, que compartilhou seus resultados conosco.

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