A  GoKit é uma agência jovem e parceira da Contentools. Ela começou seus trabalhos no final de 2016 e, desde lá, tem marketing de conteúdo como um de seus principais serviços! Inicialmente, sua produção de conteúdo era feita internamente pelo próprio time. Com o início da parceria, alguns fatores internos mudaram para melhor! E hoje a GoKit consegue manter uma equipe interna super enxuta e ainda assim atender clientes dos mais variados ramos, entregando resultados concretos em aumento para cada um deles!

Confira as principais dores da GoKit antes de se tornar parceira da Contentools, como funciona a parceria atualmente e os resultados obtidos!

Novo cliente de Marketing de Conteúdo: a necessidade inicial

Foi quando estavam negociando com um cliente de uma área para a qual não tinham redatores especialistas que perceberam a necessidade de buscar uma solução fora da empresa. Você sabe como é difícil encontrar profissionais capacitados com quem contar para escrever conteúdo, certo? Pois é. Aqui na Contentools recebemos muitas empresas que primeiramente chegam com essa demanda – e conseguimos ajudar com isso, mas vamos além!

O que acontece após encontrar um profissional de confiança é que é necessário manter-se em contato com esse profissional, controlando a produção de alguma forma. É aí que nasce outra necessidade: gerenciamento.

Quando a GoKit veio conversar conosco, percebemos que poderíamos ajudar dessas duas formas com muita assertividade. Afinal, a plataforma da Contentools foi feita para solucionar todas as necessidades com que uma empresa que quer operar uma estratégia de marketing de conteúdo se depara: definição de equipe, planejamento, criação, distribuição e análise dde resultados.

Esse caso de sucesso é um depoimento de como foi efetivo, simples e rápido o processo de implementação do time da GoKit na plataforma da Contentools!

Felipe Cardoso, CEO da GoKit, conta sobre a gestão com a Contentools

Felipe Cardoso, CEO da GoKit, conta sobre a otimização do processo de marketing de conteúdo com a Contentools.

Você quer oferecer Marketing de Conteúdo para seus clientes atuais? Aqui estão 12 benefícios do Marketing de Conteúdo para ajudar você a convencer seu cliente!

Mais uma oportunidade: fazer rodar o próprio Marketing de Conteúdo da agência!

Lembra que a primeira necessidade era montar um time de redatores para áreas não atendidas? Pois é, aí percebemos que também seria necessário fazer a gestão disso tudo… mas não parou por aí! Logo após as primeiras conversas, a agência já conseguiu identificar que o software iria possibilitar a produção interna de conteúdo também.

A GoKit não conseguia manter sua própria estratégia rodando porque não tinha braços internos para manter uma produção de conteúdo de qualidade com a frequência necessária. Então o que fizemos foi montar uma equipe de redatores especilistas em marketing de conteúdo para poderem fazer essa parte mais operacional de produção para a GoKit. Dessa forma, a agência pôde criar sua própria estratégia e fazer ela rodar através de uma equipe especializada que trabalha sob demanda para a GoKit através da plataforma!

A tríade: agência, comunidade e contentools

Como funciona a parceria: A agência cria a estratégia e controla a produção, a comunidade produz conteúdo de qualidade e a Contentools organiza, notifica, informa e distribui!

 Marketing de Conteúdo: a estratégia é o ponto de partida

O primeiro passo para conseguir resultados tão legais é definir os objetivos e criar a estratégia! Então logo no início fizemos o registro da estratégia dentro da ferramenta, assim toda a equipe teria clareza em relação aos objetivos da empresa e como seria possível atingir esses objetivos. Por isso, orientei sobre a definição das personas e suas jornadas de compra bem como das palavras-chave, objetivos, tom de voz e fontes de referência.

O resultado foi que todo o time envolvido na produção de conteúdo ficou alinhado e pronto para entregar excelência aos seus clientes. Afinal, para atingir as pessoas certas, nos momentos certos, com um bom posicionamento nos mecanismos de busca, é essencial que esteja claro para todos os envolvidos quem são as pessoas certas, quais são esses momentos e o que é considerado um bom posicionamento, certo?

Além de a estratégia nos ajudar a montar a base para criar nosso plano de ação, ela também permite posteriormente avaliar a necessidade de ações específicas para aumentar o impacto do seu marketing de conteúdo – pois se estabelece uma base comparativa entre o momento atual e onde se deseja chegar.

Componentes de uma estratégia de marketing de conteúdo

Como montar uma estratégia de marketing de conteúdo: defina o objetivo da empresa, palavras-chave, tom de voz, personas e funil.

Faça sua própria estratégia com estas dicas: O que caracteriza uma boa estratégia de conteúdo?

Versatilidade: a importância de poder contar com uma comunidade de profissionais de conteúdo!

Você já teve que buscar por profissionais especializados para fazer algum job específico? Não é fácil achar a pessoa ideal bem na hora que a gente precisa dela, não é mesmo? Pois é, mas uma agência de marketing de conteúdo precisa poder variar na sua criação de conteúdo – afinal, cada cliente possui demandas diferentes. Para poder atender cada cliente com precisão, é necessário poder contar com uma boa rede de contatos!

Para a GoKit, ter a versatilidade na criação dos conteúdos é parte fundamental para o valor que entregam aos clientes. Pois essa versatilidade garante a criação de conteúdo de qualidade como seus clientes precisam para conseguir ir ao encontro de seus resultados. Isso tudo mantendo uma equipe enxuta! Parece impossível, mas não é! O recrutamento de redatores, por exemplo, normalmente é uma tarefa difícil – mas como parceira da Contentools, a GoKit tem acesso direto e ilimitado a toda nossa comunidade de profissionais e pode encontrar um redator na mesma hora que precisar!

Durante a implementação, trazemos a possibilidade de encontrar profissionais de diversas áreas de atuação – que vão de redatores, editores e designers a gestores de conteúdo, profissionais de redes sociais e até mesmo de produção, captação e edição de vídeos. Ou seja, cuidamos para que já nesse primeiro momento o cliente tenha sua equipe completa, que ajudamos a formar de acordo com a necessidade da empresa. Isso exige uma análise profunda das habilidades, capacidades e perfis dos profissionais para que os conteúdos publicados abordem todas as etapas da jornada de compra a fim de compor um mapa de conteúdo completo. Aliás, aqui falamos mais sobre as exigências para se tornar um profissional da Comunidade da Contentools.

Hoje a GoKit tem confiança para atender clientes de diferentes áreas porque sabe que pode montar a equipe perfeita para cada cliente! Ou seja, mesmo se surgir um cliente com um tipo de produto inovador, como mochilas para gatos ou óculos com poemas, a GoKit poderá negociar com ele sem medo, pois sabe que irá conseguir montar uma equipe de conteúdo específica para qualquer um desses clientes – através da Contentools! Bem versátil, não é mesmo?

 

potenciais clientes da agência

Os potenciais clientes da agência podem ser de qualquer área inovadora e fazer qualquer tipo de produto como: mochilas para gatos, óculos com poemas, janelas redondas ou molhos verdes. Com redatores do mundo todo à disposição, é possível fazer conteúdo para qualquer nicho!

Controle de tudo: a centralização do processo otimizou o trabalho da equipe

“São dois os principais pontos de mudança no começo do uso da plataforma. A primeira e mais óbvia mudança foi a centralização de toda a produção de conteúdo em um único lugar. Tudo que acontece relacionado a conteúdo é centralizado na Contentools. Isso é ótimo porque nos facilita o trabalho e o controle sobre o que está sendo feito. O segundo fator, talvez o mais importante para a GoKit, foi a formalização do processo de criação de conteúdo. Na GoKit o processo de criação de conteúdo existia, mas estava apenas na cabeça das pessoas e precisava do controle constante dos gestores de conteúdo para que fosse mantido. A grande mudança com a entrada da Contentools foi na solidificação desse processo. O software pede o processo para funcionar. E depois de configurado, todas as ações dentro da plataforma vão obedecer as etapas e prazos estipulados previamente.” Felipe Cardoso – CEO da GoKit

Como o Felipe citou, a ferramenta traz várias personalizações para melhor se encaixar ao estilo de trabalho da equipe. Para deixar a plataforma perfeita para a GoKit, fizemos o seguinte:

  • Personalizamos as funções e respectivas permissões de cada membro do time;
  • Definimos as etapas padronizadas para cada conteúdo;
  • Criamos um padrão de responsáveis para cada etapa de criação;
  • Estabelecemos os prazos dos fluxos de trabalho de cada tipo de conteúdo

Tudo isso foi feito de acordo com as necessidades da agência – e o resultado foi a otimização de toda a produção. Assim, todos passaram a acompanhar melhor cada atividade – na prática, cada membro passou a receber uma notificação quando chega o seu momento de trabalhar em um conteúdo, por exemplo.

tela de configuração de processos da Contentools

Foi nesta tela que fizemos as configurações relacionadas a processos.

Se você quiser aprender mais, aqui temos dicas preciosas sobre Como organizar melhor sua produção de conteúdo.

Automação das postagens: agora a equipe não precisa mais postar nada manualmente

Além de otimizar o processo de produção, também foi possível realizar publicações automáticas com a plataforma da Contentools. Ou seja, agora a Agência GoKit não precisa mais ter um profissional que faça as postagens: a própria plataforma faz! E esse profissional pode então dedicar seu tempo a tarefas mais interessantes e que geram mais valor!

Como funciona? Bom, você pode programar diversos conteúdos para serem postados diretamente no blog ou nas mídias sociais a partir da plataforma. Para que isso funcionasse muito bem, fizemos juntos todas as integrações durante a implementação. Dentro de pouco tempo, a GoKit já estava produzindo conteúdos com o nosso acompanhamento, testando todas as fases do processo e também distribuindo conteúdos automaticamente!

“A plataforma não é difícil de mexer. De toda forma, é um novo software e a equipe precisa estar nivelada nesse mesmo conhecimento. A implementação nos ajudou a fazer a organização inicial. Em menos de 1 mês já estávamos com o mesmo nível de uso que temos hoje. Acredito que a implementação nos acelerou em retirar resultados da Contentools.”

Caso você não seja parceiro da Contentools ainda e queira criar sua estratégia de distribuição manualmente, sugerimos este artigo: O que considerar na hora de criar uma estratégia de distribuição de conteúdo 

Análise de resultados: os números não mentem

Os resultados provenientes de uma estratégia de Marketing de Conteúdo bem feita impactam várias áreas da empresa. Para agências, o maior impacto é em relação a cases de sucesso, que aumentam a autoridade da agência no mercado. Já para os clientes dessas agências, o impacto acontece não só em branding, como também em vendas. A análise desses resultados é essencial para compreender o retorno sobre o investimento e escolher continuar mantendo a estratégia ativa.

Com produção em andamento, conseguimos já entender a análise de resultados que a plataforma traz, através da integração com o analytics e da biblioteca de conteúdos. Isso possibilita a obtenção de insights valiosos para o desempenho da estratégia. Ou seja, você pode perceber gargalos, verificar a necessidade de investimentos em determinados conteúdos e entender no desempenho de cada material –  para então repetir a fórmula mágica ou fazer ajustes.

Ao analisar os dados da GoKit, percebemos um crescimento importante: nos últimos 6 meses, ocorreu um aumento no seu tráfego orgânico de mais de 200%!

Crescimento de tráfego orgânico de 200% no site da GoKit depois de usar a Contentools.

Crescimento de tráfego orgânico de 200% no site da GoKit.

Depois desse resultado incrível é preciso dizer mais? Sim!

Veja também o crescimento no resultado de um dos clientes que a GoKit atende utilizando a Contentools: Mais de 400% de aumento no tráfego orgânico nos últimos 6 meses!

Crescimento de tráfego orgânico de 400% no site do cliente da GoKit com a Contentools

Crescimento de tráfego orgânico de 400% no site do cliente da GoKit.

Você pode perceber aqui a imensa oportunidade para o desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo fantástica contando com o apoio de uma ferramenta completa e um time inteiro à sua disposição para dar todo o apoio que precisar? Confiramais um depoimento da GoKit:

Vejo que temos sim economia de tempo, mas esse não é o único valor ganho. Além de tempo, temos o ganho com o controle. (…) Nos identificamos muito com a Contentools e queremos estar juntos nessa transformação do mercado de marketing de conteúdo.

Esses são resultados ainda iniciais da Agência GoKit com seus clientes! A equipe da agência se dedica constantemente para ir cada vez mais longe. A intenção é continuar crescendo exponencialmente nos próximos meses. E nós estamos aqui para dar todo o apoio e comemorar cada conquista com o Felipe e sua equipe. 🙂

Conclusão

Além de sanar a sua primeira necessidade, que era a de encontrar uma comunidade de profissionais capacitados, a GoKit encontrou uma solução que também ofereceu um software intuitivo de gerenciamento de todo o plano tático e operacional de marketing de conteúdo! Para que a ferramenta pudesse se adaptar às necessidades da equipe, a GoKit se dedicou durante toda a implementação – que é o período em que profissionais da Contentools ajudam a configurar a ferramenta e ensinam como utilizá-la. Essa dedicação toda acelerou a obtenção de resultados, que apareceram ainda durante o processo de implementação Contentools!

Depois disso, só nos resta dizer: venha ser nosso parceiro também!

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