É grande a diversidade de novas tecnologias que vem surgindo com o objetivo de tornar o nosso dia a dia cada vez mais fácil e descomplicado: e isso vale tanto para o âmbito pessoal, quanto profissional.

Certas atividades já se tornaram quase impensáveis sem o recurso da tecnologia: conversar com amigos, realizar cotação e compra de artigos diversos e compartilhar fotos, por exemplo. Tenho certeza que, para cada uma dessas atividades, você usa algum site ou aplicativo que já faz parte da sua rotina.

Ora, se as novas tecnologias se mostram tão úteis, por que não trazê-las também para o ambiente empresarial? A seguir você confere 4 boas razões para adotar plataformas tecnológicas dentro da sua empresa já!

Motivo 1: Faça sua gestão de recursos de forma prática

Uma boa gestão de recursos faz toda a diferença na hora de manter a sua empresa em constante crescimento. Mas quais são os recursos da sua empresa? Recursos são todos aqueles bens e ferramentas mais importantes para o desenvolvimento sustentável da sua empresa: isso inclui, é claro, uma boa gestão financeira, mas não se limita a ela.

Afinal, tão importante quanto administrar bem os recursos financeiros da sua empresa, é saber administrar:

  • Seu capital humano, garantindo que sua equipe esteja alinhada, coesa e motivada na busca pelos mesmos objetivos que a gestão da empresa;
  • Sua relação com o cliente, oferecendo serviço e atendimento que permitam que a sua empresa se destaque das demais e que permita igualmente a fidelização do seu consumidor;
  • captação de novos leads, que permitam manter a sua carteira de clientes em constante evolução;
  • As suas estratégias de divulgação, buscando melhor projetar a sua marca no segmento de mercado em que ela atua;

Você certamente está se perguntado: como é que uma plataforma tecnológica vai me ajudarna gestão desses recursos todos? A resposta é bem simples: através de softwares que permitam não apenas otimizar e agilizar a sua atuação em todas essas áreas, mas que também tornem o processo todo de gestão de recursos mais inteligente e lucrativo.

Existe uma infinidade de modelos de plataformas tecnológicas que podem ajudar a melhorar a sua gestão de recursos. Entre as mais utilizadas, estão:

  • ERP online: software ERP voltado à gestão e de recursos empresariais e planejamento estratégico, integrando ferramentas de controle financeiro, de vendas, estoques e muito mais.
  • CRM: software voltado à gestão do relacionamento com o cliente, permitindo identificar padrões de consumo e otimizar as suas vendas.
  • CMP: software de gerenciamento de conteúdos, voltado à gestão da sua marca em meios digitais.

Há ainda opções de plataformas especializadas na gestão de determinados recursos, como conciliação bancária ou com operadora de crédito, e ainda gestão de eventos empresariais. Basta analisar as demandas da sua empresa e encontrar as plataformas que melhor correspondam a elas.

Motivo 2: Evite que sua equipe perca tempo em tarefas rotineiras

Existe, no dia a dia das empresas, uma série de atividades rotineiras que são essenciais para o bom funcionamento dos processos – mas que consomem uma grande quantidade do tempo de gestores e funcionários. Adotar uma plataforma tecnológica é uma boa forma de racionalizar o uso do tempo – e isso, principalmente, graças à automatização de rotinas e processos.

Se a sua empresa trabalha com vendas, por exemplo, o processamento de cada venda e atualização dos dados do estoque são atividades básicas da sua rotina. Mas, por exemplo, se sua empresa trabalhar online, o controle de publicações e postagens no seu próprio website ou nos perfis da empresa nas redes sociais são exemplos de atividade rotineiras de extrema importância.

O grande problema é que elas consomem, em ambos os casos, um tempo precioso! Afinal, sua equipe poderia estar atraindo novos leads, realizando outras vendas, preparando novos conteúdos –  mas estão presas à um procedimento que, por mais importante que seja, pouco agrega.

Por isso, ao invés de realizar essas atividades modo “manual”, com apoio de inúmeras planilhas e calendários, e precisando acessar inúmeros sistemas ou perfis, por que não simplificar? Utilize um sistema automatizado para controle de publicações de conteúdo de marketing digital, para controle de estoques e acompanhamento das vendas. O tempo que sua equipe vai ganhar com isso certamente refletirá positivamente no faturamento da sua empresa!

Motivo 3: Otimize a comunicação interna da sua equipe

A comunicação da sua equipe é o que faz dela um time, não é mesmo? A troca de informações precisa ser ágil, sem perder no que diz respeito à precisão desses mesmos dados. Quando a comunicação interna é ineficiente ou falha, as reclamações de clientes (e da sua própria equipe) não tardam a aparecer – e quem perde é a sua marca.

Se tem algo com que a tecnologia pode ajudar, é na melhoria da comunicação. Afinal, ferramentas para comunicação não faltam!

A sua empresa pode, por exemplo, optar pelo compartilhamento de documentos na nuvem – através de serviços de armazenamento em nuvem. Ou, ainda, sua empresa pode utilizar ferramentas para troca de mensagens instantâneas ou para teleconferências e chamadas de vídeo. O importante é garantir o fluxo de informações e reduzir o ruído organizacional.

O problema é quando essa lista de ferramentas começa a crescer por ser necessário utilizar uma ferramenta para cada coisa. Se isso fugir do controle, você pode acabar trabalhando em mais de uma ferramenta para fazer a mesma coisa! Terrível, não é mesmo? É por isso que você precisa pensar nas ferramentas de uma forma estratégica também – e selecionar apenas as ferramentas que são ideias para você. Senão, você pode acabar perdendo produtividade ao ter que checar vários lugares diferentes – ou até tendo informações desencontradas em cada lugar. Por isso é importante trabalhar com ferramentas em que você possa encaixar todo o seu processo – ferramentas all-in-one. Do contrário, você pode acabar com um Fransktool, como esta agência digital!

Assim como você pode escolher uma ferramenta completa de Marketing de Conteúdo, você também pode optar por ferramentas de geestão que já tenham um sistema gestão integrado ERP. Esse tipo de ferramenta facilita a comunicação diária nas empresas que dependem de uma boa integração e dinâmica entre as equipes e departamentos.

Isso porque, embora exista uma grande variedade de ferramentas de comunicação digital, a dispersão das informações da sua empresa em planilhas na nuvem, aplicativos de mensagem e outros, pode prejudicar o andamento das atividades conjuntas, favorecendo a perda de informações ao longo do processo.

Exemplos de ferramentas de gestão integrada, com propósitos diversos, são os ERPs online, os CRMs e os CMPs. Eles vão permitir que a sua equipe trabalhe com segurança e comunicação constante, além de permitir que a sua gestão acompanhe todo o processo em tempo real.

Motivo 4: Aumente a produtividade da sua empresa!

Ao melhorar a comunicação da sua equipe e otimizar o tempo de todos em sua empresa, você já perceberá uma aceleração nos resultados da sua empresa. É comum que empreendedores perebam que estão sem tempo ou qu sua equipe está sobrecarregada e então achem que precisam contratar mais pessoas. Isso é familiar para você? Pois é. O que poucos entendem, é que às vezes a falta de produtividade da sua empresa como um todo, está diretamente relacionada com a falta das ferramentas certas para trabalhar!

É por isso que oferecer plataformas tecnológicas para a sua equipe provavelmente é o jeito mais fácil, rápido e barato de aumentar a produtividade da sua empresa e preparar seu time para crescer e escalar!

Por produtividade entende-se que sua equipe se torna mais eficiente naquilo que faz: seja na logística de entrega de produtos ou na produção de conteúdo de melhor qualidade em menor tempo.

As plataformas e soluções tecnológicas permitem que sua empresa foque naquilo que realmente importa: garantir sempre o melhor atendimento ao cliente e assim alcançar uma melhor projeção da sua marca no mercado.

Agora é a sua vez!

As novas plataformas tecnológicas disponíveis para a sua empresa têm um excelente potencial na hora de garantir maior produtividade para a sua equipe, aumento nas vendas e maior projeção da sua marca no mercado. Então, a resposta para a pergunta do nosso título é: sim, você precisa de tecnologia para crescer sem perder o controle.

Avaliar as opções tecnológicas oferecidas hoje em dia e testá-las é essencial para que você possa aumentar a produtividade da sua equipe e manter um crescimento consistente e sustentável.

Por isso, questione-se quanto aos seus processos atuais: que tipo de tecnologia você poderia usar para melhor seu dia a dia? Como você organiza as tarefas de suas equipes de especialistas aí na empresa? Sua equipe possui as plataformas ideais para trabalharem em alta produtividade ou precisam se virar nos trinta entre planilhas, emails, calendários e outras ferramentas que mal conversam?

Conte para a gente aqui nos comentários!

Também recomendamos para você:

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.