Em meu último post apresentei o Adwords para vídeo, neste post irei mostrar como começar sua estratégia nessa área, criando presença no Youtube além de ótimas campanhas para o Youtube e para o Google Display Network.

Desenvolvendo Conteúdo de Qualidade

Sem dúvida, o primeiro passo para começar é fazer ótimos anúncios em vídeo! No mínimo, você precisa se certificar que seus vídeos cumpram alguns pré-requisitos importantes:

  • Dá destaque à sua marca – Certifique-se de que seus vídeos comunicam o valor da sua marca e apresentam seu negócio de uma forma engajante e visualmente atrativa.  .
  • Demonstra a consistência da marca – Assim como qualquer outra peça de publicidade,  seus vídeos devem estar em sintonia com a imagem de sua marca em termos de design e narrativa.
  • É compatível com suas metas publicitárias – Há uma série de razões que justificam o seu interesse em exibir anúncios em vídeo. Faça com que seus anúncios realmente incentivem o usuário a tomar ações que o direcionem para o seu objetivo final. Por exemplo: uma campanha de divulgação da marca provavelmente terá conteúdo diferente de uma campanha para conversões.
  • Que não seja muito curto (In-stream) – Você será cobrado após 30 segundos ou quando o vídeo acabar. Se seu vídeo é muito curto, digamos, de dez segundos de duração, você corre o risco de ser cobrado por visualizações que não necessariamente sugerem um alto grau de engajamento do usuário. Ao invés disso, o usuário simplesmente não teve a oportunidade de escolher pular o vídeo antes que o mesmo terminasse.  

 Construindo seu Canal

Se você vai exibir anúncios em vídeo que direcionam para a página de seu canal, você deve levar bem a sério o desenvolvimento desta página. Pense nela como uma extensão de seu perfil online (porque ela é) e crie estratégias criativas para fazer com que ela complemente seu site, como, por exemplo, um recurso ou página de marketing de conteúdo.

Alguns pontos a serem considerados quando estiver construindo a página de seu canal:

  • Faça-o visualmente atrativo – Não pense nesta página como um mero local para despejar todo o seu material de vídeo. Leve a sério os elementos da página – imagens, curadoria de vídeos, etc.
  • Forneça informações úteis na seção “Sobre” – Esta é uma oportunidade para aprimorar ainda mais a imagem de sua marca para usuários já familiarizados com ela e também para novos visitantes. Tire proveito disso!
  • Monitore a aba de “Discussão” para obter mais informações sobre o seu público – O YouTube é uma plataforma social na qual usuários podem postar comentários e participar de conversas. Este fórum é uma mina de ouro em potencial para colher dados sobre como você pode melhorar.

Conectando o AdWords e Contas no YouTube

Para explorar todas as funcionalidades do AdWords para Vídeo, você vai precisar conectar sua conta do AdWords à sua conta no YouTube. Isso tornará possível tirar proveito dos seguintes recursos:

 (do Google):

  • Número de visualizações e call to action — Acesse as estatísticas de visualizações do seu video e acrescente call-to-actions aos overlay ads;
  • Remarketing — Mostre anúncios a pessoas que visitam e interagem com seu canal.
  • Engajamento – Mensure o impacto dos seus anúncios em vídeo monitorando o comportamento dos visitantes no seu canal.

 Construindo suas Campanhas

Muitas das boas práticas de uso do AdWords se aplicam aqui. Em termos gerais, é melhor optar por uma construção granular baseada nas opções de segmentação e canais.

Top 5 – Táticas para Construir Ótimas Campanhas:

  1. Separe o servidor do YouTube do servidor do Display Network  — É possível que os usuários se comportem de forma diferente nesses dois canais e é bom ter controle individual de cada um deles para fins de otimização e planejamento de orçamento.
  2. Divida métodos de segmentação em campanhas separadas – Assim como nas boas práticas de uso do GDN, crie campanhas separadas para métodos de segmentação significativamente diferentes, como, por exemplo, interesses vs. remarketing.
  3. Acrescente Call-to-Action nos Overlay Ads– São pequenos anúncios que aparecem junto com seus anúncios em vídeo e linkam para seu site — ótimo para direcionadores de marca e calls-to-action!
  4. Combine métodos de segmentação para  uma segmentação mais específica — Usar combinações de métodos de segmentação garantirá um foco mais direcionado.
  5. Crie múltiplas variações de mensagens de anúncio – Anúncios do tipo TrueView In-Display mostrarão mensagens junto com a miniatura de seu vídeo. Crie múltiplas versões de seu anúncio com diferentes mensagens e teste-as para ver quais obtêm melhores resultados.

Então, gostou do conteúdo? Preparado para começar a fazer Ads para os seus vídeos? Caso tenha qualquer dúvida deixe um comentário ou entre em contato com a equipe Contentools!

*Link para o conteúdo em inglês

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.