Decidi aplicar o marketing de conteúdo na minha empresa, criei a minha estratégia, mas… se eu não tenho seguidores, não tenho tráfego e minha marca não é conhecida, como os leitores irão me descobrir?

A primeira resposta que vem à cabeça dos gestores de marketing é mídia paga. Realmente, as mídias pagas, sejam elas Facebook Ads, Google Adwords, LinkedIn Ads ou outras, são as mais aplicadas. Porém, elas definitivamente não são as únicas opções e também podem não ser as mais efetivas quando se calcula custo x benefício.

Com esse conteúdo, gostaria de compartilhar algumas estratégias para blogs e estratégias de conteúdo em estágio inicial para alcançar os primeiros leitores e, a partir daí, começar a crescer com consistência – afinal, conteúdo cresce em PG e não PA.

1) Aposte nos guest posts

Costumo chamar os guest posts de uma negociação win-win-win (sim, são três wins!). O convidado que escreve terá o seu nome e conteúdo distribuído a uma audiência que possivelmente não atingiria anteriormente. O receptor do conteúdo, terá um ponto de vista diferente, uma linguagem diferente e possivelmente, custo zero para ter um novo conteúdo em seu canal. Por fim, o leitor terá acesso a mais um conteúdo de qualidade! Convidado ganha, receptor ganha e leitor ganha = win-win-win.

Se você está começando agora, essa é uma ótima estratégia para você! Afinal, seu nome (e da sua marca) estarão associados ao conteúdo (que pode também ter alguns hyperlinks direcionando ao seu site/blog) e você estará dando os primeiros passos para se tornar uma autoridade.

Aplique esta dica já: Como ser um parceiro de guest post da Contentools

2) Participe de fóruns

Fóruns online são um Yahoo Resposta em que você pode confiar! São neles que os nichos mais específicos de mercado costumam conversar e tirar dúvidas com seus similares. Ou seja, é o espaço em que profissionais que possivelmente já passaram pela mesma dificuldade que você usam para compartilhar o conhecimento adquirido. Esse compartilhamento evita que mais alguém precise errar para aprender – e você pode utilizar isso em seu favor!

Já que fóruns de nichos específicos são um excelente lugar para posicionar sua marca como autoridade no assunto, você precisa marcar presença por lá! Aproveite o espaço gratuito para mostrar que você pode ajudar quem está com dificuldades. Responda as perguntas que têm a ver com o universo da sua empresa (especialmente se estiver diretamente relacionado ao seu produto ou serviço) e compartilhe também a sua experiência de forma honesta. Com isso, você irá criar uma rede com pessoas muito qualificadas e conseguir menções e redirecionamentos de links para o seu site ou blog!

3) Atente-se às mídias sociais do seu nicho

Costumo destacar para empresas duas frases importantes em relação às mídias sociais:

  1. Não é preciso estar presente em todas redes sociais existentes no universo.
  2. Você não deve estar nas redes sociais que você gosta – e sim nas que o seu público se encontra.

Agora pare para pensar um pouco sobre essas duas verdades. Será que não é possível que o seu público participe de algum grupo ou rede social que você nunca utilizou para sua vida pessoal? Que redes sociais seriam essas?

Um exemplo de case de sucesso utilizando redes sociais menos conhecidas é o case de marketing de conteúdo da SaaStr, você já ouviu a história deles? Basicamente, o time iniciou a estratégia de conteúdo respondendo perguntas feitas no Quora, uma rede social para compartilhar conhecimento e melhor compreender o mundo. A rede social cresceu – e com ela também cresceu o perfil do SaaStr. Ao atingir 10 milhões de visualizações, o SaaStr criou um blog replicando as perguntas e respostas já realizadas. 

Genial, não é? Ou seja, o conteúdo já estava quase todo pronto, só precisou ser adaptado para encaixar em um formato de blogpost.  Hoje, o SaaStr é um dos maiores fundos de investimentos em SaaS do mundo, também tem o maior evento de SaaS do mundo e uma das estratégias de conteúdo mais bem sucedidas no segmento de venture capital.

Quais são as redes sociais em que seu público participa ativamente?

Aqui elencamos algumas das maiores redes sociais atualmente.

4) Desenvolva conteúdos em co-marketing

Outra estratégia extremamente efetiva para alcançar um número maior de leitores no início da sua estratégia é se juntar a outras empresas complementares à sua. Ou seja, empresas que tenham um público-alvo similar para que vocês possam oferecer a esse público um material em conjunto.

Para que a parceria seja interessante para os dois lados, normalmente a empresa com a menor base de leads fará a maior parte do trabalho. Esse investimento de tempo entra como moeda de troca em relação ao uso da base de leads extensa do parceiro escolhido. Nesse caso, como você provavelmente ainda não tem uma base tão grande de leads, você possivelmente começará investindo mais tempo do que o seu parceiro de marketing.

Por exemplo, você poderia ficar responsável pela produção, revisão e diagramação de um ebook. Já o seu parceiro, que tem uma base de leads 10x maior que a sua, pode ficar responsável apenas pela divulgação do material. Essa é uma forma de equilibrar o que cada lado tem de melhor e ao fim todos se beneficiam, inclusive a base de leads, que recebe um conteúdo novo e de qualidade feito por você!

Leia mais: 6 motivos para sua empresa fazer ebooks e vender mais


Conclusão

Em nenhum momento sub-julgamos a importância ou o potencial de uma estratégia de mídias pagas bem implementada, porém, não podemos considerá-la como única opção. Afinal, conforme vimos neste post, existem muitas estratégias inteligentes e de baixo custo que podem gerar um valor inicial grande e até maior que o retorno que o gasto em ads dá!

Quais das dicas acima você irá utilizar na sua estratégia? Se você está planejando em usar ou já usou alguma, compartilhe sua experiência conosco nos comentários!

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