Como a Contentools conquistou posição de destaque no ranking de qualidade de vida no trabalho

Recentemente o portal de notícias InfoMoney divulgou uma reportagem sobre as empresas de tecnologia que oferecem maior qualidade de vida no trabalho. A Contentools apareceu em sexto lugar no ranking da reportagem baseado nas informações coletadas pelo LoveMondays.

Estar numa posição como essa não é mero fruto do acaso, e sim resultado de um trabalho constante e intenso que fazemos. Na Contentools, todos os nossos esforços são voltados para tornar as coisas significativas para todas as partes da cadeia de valor, sejam clientes, parceiros e colaboradores.

Como diz nossa própria CEO, Emília Chagas em seu manifesto “Eu não quero apenas consumir, eu quero qualidade de vida. Eu quero me divertir. Eu quero ser respeitada e valorizada por meus amigos. Eu quero me relacionar e amar. Eu quero aprender, evoluir como um ser humano e ser uma profissional melhor”. E nós levamos tudo isso muito a sério aqui.

Neste post, resolvemos trazer 5 razões que fazem a Contentools ser uma das empresas de tech que proporcionam maior qualidade de vida no trabalho. Confira!

1) Temos líderes inspiradores

Elton dando mentoria no Google Developers Launchpad.
(Nosso CMO, Elton, dando mentoria no QG do Google em San Francisco)

Se um dia você vier à Contentools, vai ter dificuldades em apontar, no meio do ambiente de trabalho, quem são os líderes das áreas ou da empresa. Isso acontece porque nossos gestores estão sempre em contato conosco, sentados lado a lado. Essa proximidade e horizontalidade na gestão fazem com que a comunicação flua muito bem, alinhando muito bem aquilo que queremos pro futuro.

Nossos líderes são exemplos para nós. Além de serem completamente assertivos e acessíveis, todos os dias eles nos ensinam sendo o modelo daquilo que queremos seguir e alcançar. E eu não digo isso apenas no lado profissional! Emília e Elton (CEO e CMO, respectivamente) desde o final de 2016 encaram o desafio de comandar uma empresa global e cuidar do seu mais novo membro da família: baby Ellen. E como fazem isso bem! Ver duas pessoas conseguindo conciliar as duas tarefas com tanto entusiasmo é inspirador.

2) A liberdade de ir, vir, ser e ter

Aqui na Contentools não nos importamos com formalidades, sejam horários, vestimentas, etc. Somos orientados a metas e resultados, então você não precisa se preocupar com quantas horas você passa aqui, e sim com a qualidade das suas entregas. Da mesma maneira, não temos um dress-code. Cada um tem a liberdade de vestir o que tiver vontade.

E falando em liberdade, a Contentools também dá espaço e suporte para que você consiga ter uma família enquanto constrói sua carreira. Temos na nossa sede um espaço em que nossos team members podem trazer seus filhos bebês para passar o dia. Emília e Elton foram os primeiros a trazer seu bebê (Ellen <3) e mostrar como é possível trabalhar e ainda sim estar em constante simbiose com seus pequeninos.

3) Happy Hour todo mês

Fazemos um Happy Hour todo mês aqui! Além de semanalmente o pessoal sair do trabalho pra fazer um social em algum lugar por perto, também organizamos um happy hour (financiado pela Contentools) que acontece toda última sexta-feira do mês. Esse hábito é muito valioso, porque estreita as relações entre team members (dentro e fora de sua própria área) e traz a possibilidade de conhecermos nossos colegas de trabalho fora do ambiente profissional, quando a zoeira é liberada.

4) Prática de Meditação semanal

Toda quarta-feira perto do final da tarde temos uma sessão de meditação guiada de 20 minutos. A prática frequente de meditação faz com que a gente consiga pensar com mais clareza e qualidade. Acreditamos que se as pessoas se sentem melhor, elas conseguem desempenhar melhor. Por isso não poupamos esforços quando se trata de promover bem-estar entre nossos team members, seja através de meditação ou de outras ações.

5) Cultura Organizacional

Sabemos como é importante ter pessoas que estejam alinhadas com nossa cultura. Mais que isso, valorizamos a importância de pessoas que estejam dispostas a agregar mais ainda à cultura. Isso implica em fazer uma análise muito além do “fit cultural” de alguém; é pensar sobre como diferenças de ideias, vivências, e experiências podem fazer com que o ambiente fiquei mais rico, diverso e criativo.

Sabemos que quanto mais pessoas distintas estiverem tomando as decisões, maiores as chances de estarmos considerando mais variáveis no processo e maiores as chances de tomarmos decisões assertivas. Por isso promovemos autonomia para que todos possam participar das decisões, tanto em suas áreas quanto da empresa como um todo.

Nossos pilares de cultura também promovem um trabalho autônomo, desafiador e agradável. O primeiro dos nosso pilares é o Togetherness. Ele representa o quanto valorizamos o trabalho em equipe e o esforço coletivo para alcançar metas megalomaníacas. Nosso segundo pilar de cultura é Defy Your Limits. Ele significa que não gostamos de conforto. Preferimos que riscos sejam tomados (mesmo que eles acarretem em falhas) do que posturas comodistas. Fazer parte de uma equipe de pessoas excepcionais exige isso. Pode não ser ideal para todos, mas é o preço que se paga quando se quer uma equipe de performance máxima.

Outro pilar de cultura que temos é o Be the Solution, que indica que não gostamos de delegar as tarefas. Temos a autonomia e a responsabilidade de buscar soluções para os problemas que nos deparamos. Isso faz com que as pessoas tenham um senso de “ownership“, na medida em que nos tornamos responsáveis pelo sucesso e fracasso da Contentools.

Por último, e não menos importante, temos o Enjoy the Ride como pilar de cultura. Ele representa o nosso gosto por aquilo que fazemos. É óbvio que tem momentos que é inevitável ter que fazer algumas atividades que não gostamos, mas sempre fazemos um balanço. Além disso, o ambiente descontraído, o pessoal gente boa e os momentos de interação facilitam a deixar o clima sempre leve.

Extra: The zoeira never sleeps

Em matéria de zoeira a Contentools dá uma aula. Não se pode sair por 5 minutos e deixar o PC aberto por aqui. Existem os clássicos (mandar e-mail para a empresa toda, deixar mensagens “suaves” no slack), e os inovadores (extensão do Vampeta no chrome, experimentem). No final do dia, tudo rende boas risadas e uma dose saudável de bom-humor.

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre o dia a dia da Contentools! Estamos sempre abertos a mostrar um pouquinho mais do que fazemos por aqui. Sempre postamos registros do nosso dia a dia no nosso instagram. Você pode nos acompanhar por lá!

 

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.