Nesse post nós falaremos sobre um passo crucial para desenvolver uma estratégia de publicidade multicanal do tipo pague por clique: reconhecer o sucesso.

Ao determinar o que você precisa para fazer o seu investimento pague por clique valer à pena, considere as seguintes questões:

1) As informações fornecidas nos relatórios são suficientes?

Muito mais do que só entregar informações das conversões, canais pagos possuem grande valor em termos de informações sobre o mercado. Canais pay-per-click permitem que você pague por exposição a novos segmentos que talvez nunca tenham ouvido sobre você.

Como usar esses dados:

  • Mensure seu sucesso não apenas em termos de conversões, mas por engajamento. Observe as taxas de rejeição, tempo de permanência no site, visualizações de página e outras métricas de comportamento para entender o que novos usuários pensam sobre seu site.
  • Identifique segmentos de grande potencial. Segmente o tráfego no Analytics e observe as diferenças de perfomance por região, aparato tecnológico, gênero, categoria de interesse, etc.
  • Identifique problemas do seu público ao percorrer o funil até a compra e outras deficiências do site.

2) Você precisa de uma meta de retorno?

Se você quer que seu investimento seja lucrativo, ou ao menos não deseja ter prejuízo, use uma estimativa de custo por clique no AdWords junto com a taxa de conversão e estimativas de valor para determinar se seus objetivos são realistas.

3) Estou tributando o valor de minhas ações de micro conversões?

É provável que existam muitas ações valiosas que um usuário pode realizar em seu site além de sua conversão primária. Certifique-se de medir e atribuir valores a micro conversões, como download de e-books, inscrições em newsletter, visitas à páginas chave, etc. Inclua este valor no cálculo geral dos gastos de suas campanhas do tipo pay-per-click.

4) Você possui expectativas irreais?

O sistema pay-per-click é ótimo, mas não é necessariamente um retorno garantido. Há muitos fatores em jogo quando o assunto é alcançar o sucesso em qualquer canal:

  • A qualidade de seu site
  • A qualidade de suas campanhas de publicidade
  • A qualidade do seu produto ou serviço
  • O nível de interesse em seu produto ou serviço

Não espere disparar suas campanhas e imediatamente começar a ver conversões acontecendo. É possível que isso aconteça, mas é mais provável que você precise afiar suas campanhas para  alcançar o sucesso. Estes canais oferecem enorme retorno quando você tira proveito das revelações oferecidas pelos relatórios, mas apenas realizar as campanhas não é uma garantia de sucesso.

Utilize um Modelo Multicanal de Mensuração

Acompanhe sua performance usando um modelo multicanal de mensuração de dados para reunir todos os seus canais em um único lugar. Isso tornará muito mais fácil a avaliação do que está dando certo e das mudanças que precisam ser feitas. Confira este Modelo de Planejamento de Marketing Digital.

Conclusão

Ao considerar como definir a obtenção de sucesso para seu investimento em pay-per-click, lembre-se:

  • Os dados dos relatórios que você coleta nestas campanhas possuem valor por si só
  • Se você precisa ver o retorno de seu investimento, tome as medidas necessárias para estabelecer expectativas realistas
  • Avalie ganhos em termos de macro e micro conversões.

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