Antes de qualquer coisa: sim, a Contentools está participando da Google Launchpad Accelerator, o programa global de aceleração de startups do Google. Como a experiência tem sido riquíssima para nós, decidi vir aqui compartilhar um pouco dessa riqueza com você também. 🙂

O que é o Google Launchpad Accelerator?

Google Launchpad Accelerator é o principal programa de aceleração de startups da Google. Durante o programa, as startups participantes recebem todo suporte de infraestrutura e dicas quentíssimas direto dos especialistas convocados pela gigante de tecnologia. A atual edição, sediada em São Paulo, foi idealizada especialmente para startups dos ecossistema brasileiro. O objetivo: incentivar projetos de Machine Learning e Inteligência Artificial nas empresas de tecnologia do maior país da América Latina. A Contentools, ao lado de outras 5 startups sensacionais, foi selecionada para participar do programa – e nosso time de Growth e Desenvolvimento não poderia estar mais realizado!

Resumindo a história: seremos VIP na Google pelos próximos três meses e desenvolveremos nosso próprio projeto de AI.

Roy Glasberg, criador do programa Launchpad, e Rodrigo Carraresi, head do Google Launchpad São Paulo, estão à frente do programa e fizeram a abertura dele, como você pode conferir na foto abaixo.

abertura launchpad accelerator são paulo

Abertura do Launchpad Accelerator São Paulo

Claro que nós, como bons CDFs, estávamos na primeira fila, empolgados para absorver todo o conhecimento possível. Clap clap 😉

Na primeira fila, da esquerda: Ana Góes, Davi Candido e Tiago Otani – parte do time de Growth da Contentools

Conheça as startups participantes

Foram seis as startups que, junto com a Contentools, foram selecionadas para esta edição. Cada uma de um segmento, e todas preparadas para trazer mais valor aos seus clientes através de tecnologia!

 google launchpad accelerator são paulo

Você já conhece alguma das nossas cinco colegas? Memorize bem estes nomes:

  • Docket: a Docket, através do Machine Learning, resolve problemas burocráticos para as empresas, eles gerenciam, analisam e pesquisam esses documentos, facilitando a experiência de seus clientes;
  • JetBov: é uma plataforma que cadastra e atualiza as informações para os pequenos e médios pecuaristas, facilitando o cadastramento em sua base;
  • LivUp: marca de alimentação saudável que vende refeições prontinhas direto ao consumidor;
  • Mandaê: é uma plataforma de entregas que atende todo o Brasil, unindo tecnologia e logística, ajudando a economizar na entrega.
  • Vérios: investimentos inteligentes com base em dados, algoritmos e alocação de riscos.

Um time desses, bicho

contentools google launchpad accelerator são paulo

Queremos aproveitar bem cada encontro em São Paulo e, por isso, vamos trabalhar com diferentes configurações do nosso time nas atividades presenciais. Nessa primeira semana de imersão, os escalados foram:

  • Ana Luiza Góes – Full-stack Developer
  • Davi Candido – Growth Hacker e Data Scientist
  • Tiago Otani – Gestor de Marketing

Fazer parte desse primeiro time foi uma grande responsabilidade. Afinal, foi nessa primeira semana que tivemos que bater o martelo em relação ao nosso projeto e responder a muitas perguntas cabulosas sobre nossos objetivos por lá. Fortalecer nossa ideia inicial e pensar em suas ramificações foi um trabalho árduo e intenso – e trouxemos um pouco do aprendizado que tivemos por lá para compartilhar com você por aqui.

Aprendizados: os destaques da primeira semana de imersão

Como a realidade foi (muito) mais intensa que a expectativa, revolvi selecionar três dos pontos principais de aprendizado e registrar aqui. Então, vamos ao primeiro.

#1 Pense como se não houvesse uma caixa

Pensar fora da caixa? Na Google isso é só o início. Ao participar do Google Launchpad, as startups devem apresentar um projeto a ser avaliado e desenvolvido dentro do tempo do programa através de mentorias. Essas mentorias são estruturadas de acordo com o projeto de cada empresa, cada mentor com especialidades diferentes.

A Contentools, assim como as outras startups tinha seu projeto montado, afiadíssimo para deixar até a Google de cabelo em pé.

Só que a Google meus amigos… a Google está sempre à frente.

Nosso time quando descobriu que não havia caixa.

Enquanto nós mirávamos no lado de fora da caixa, os mentores da Google nos fizeram perceber que, na verdade, não há caixa.

Legal poder pensar sem caixa, não é? Essa é a mágica da Google: ela injeta ambição em você, faz você acreditar que sua ideia pode ir além do inimaginável. E assim foi a todo tempo, enquanto estivemos lá.

Tivemos que aprender a lidar com o frio na barriga de olhar para uma ideia que parece ser grande demais. E, sinceramente, esse é um exercício que sugiro que você faça aí na sua empresa também:

  • O que vocês gostariam de fazer se pudessem fazer simplesmente qualquer coisa?
  • Que feature vocês gostariam de criar se tivessem recursos ilimitados?

Talvez você não precise ouvir isso da Google e possa começar a aplicar essa maneira de pensar aí na sua empresa desde já. Afinal, um friozinho na barriga é sempre bom.

Quem aí quer friozinho na barriga?

#2 Não é só para fazer mais rápido, é para fazer MELHOR

No mundo das Startups, sabemos que muitas vezes o tempo é o que determina a rotina de criação, certo? Então, você chega lá cheio de expectativa de ver seu projeto voando, colocar a mão na massa, fazer acontecer.

Através do acompanhamento das mentorias, há um movimento de impulsionamento interno – os primeiros passos são todos relacionados a olhar para dentro do próprio projeto. Como deixá-lo ainda melhor?

Em uma semana de constantes questionamentos, pudemos ver muito além do que havíamos visto em meses de idealização do projeto. É como se as portas se abrissem e déssemos de cara com um mundo ainda inexplorado de ricas proposições e diferentes perspectivas. Cada dia de mentoria na Google nos rendeu uma longa noite de muita estratégia e revisão de conceitos do projeto com todo o time da Contentools.

contentools google launchpad accelerator são paulo

Alguém aí disse superpoderes? Temos.

Fazer essa análise dentro da sua empresa também pode levar você a conclusões ainda mais específicas sobre o seu projeto. Quanto mais você olhar para ele, mais se deparará com detalhes especiais que podem se tornar o pulo do gato para seu time! Essa análise pode ser feita continuamente, até que você e seu time tenham confiança de que chegaram ao mais rápido – e melhor. Os famosos superpoderes da Google.

#3 Há um arsenal de ferramentas da Google à disposição

Imagine que você vai até alguém com uma ideia mirabolante, daquelas que costumam ser seguidas de uma virada de olhos por quem te escuta. Agora imagine você chegando com essa mesma ideia na Google e eles dizem: Legal! Dá pra fazer. A gente sabe do que você precisa, cola aqui.

Você conhece tudo o que as ferramentas Google podem fazer? Tipo, tudo mesmo? Pois é, nem a gente. Por isso, mais que uma injeção de incetivo para ir além do que imaginamos, rebemos dicas concretas de como fazer o negócio funcionar usando funcionalidades que a Google já oferece. Louco? Sim. Se fosse para ilustrar, é como se a gente saísse voando e aí a Google criasse, ao mesmo tempo, um pico de suporte cada vez mais alto para a gente se manter confiante em terra firme sem perder a visão da estratosfera. Conseguiu imaginar a cena?

O legal disso tudo, é que essa tecnologia que passou a ser de nosso conhecimento, na verdade está à disposição de todo mundo. Então, você também possui esse mesmo arsenal de ferramentas ao qual estamos sendo apresentados. Minha dica mais preciosa para começar a usá-lo é: desbrave. Tenha a curiosidade de mexer em cada novidade da Google e descobrir como ela funciona. É possível que a Google já tenha criado alguma ferramenta perfeita para solucionar algo que esteja atrasando o desenvolvimento de seu projeto mais cabeludo.

O fator Google: tipo Disney, mas para Startups

Saímos desse primeiro encontro de apenas uma semana com a cabeça rodando e ideias brotando sem parar. Apesar de o esperado ser uma drenagem total de energia após um projeto desse tamanho, saímos desse treinamento intensivo cheios de energia. Como? Pelo jeito Google de ser. Cada momento é bem aproveitado e nos lembra que, no fundo, acima de tudo estamos aqui neste mundo para “Enjoy the ride”.

Uma chacoalhada nas ideias aqui, uma descontraída ali.

Do café da manhã no começo do dia, aos momentos de descontração ao longo do programa, cada momento é pensado para impactar o participante e lembrá-lo de seus objetivos maiores. Afinal, em um espaço super exigente, é comum esquecer que na verdade você é um ser humano buscando soluções para melhorar a vida de outros seres humanos. E só.

Nem preciso dizer que eles conseguiram nos manter com os pés no chão em relação a isso, não é?

cupcakes contentools google launchpad accelerator são paulo

Cupcakes personalizados para nos lembrar que estamos nessa juntos e que todos temos ao menos duas coisas em comum: queremos melhorar o mundo e gostamos de cupcakes.

 

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.