Você ama se manter informado sobre algum assunto específico dentro da sua área de atuação ou de seus interesses pessoais. Além disso, adora compartilhar conhecimento com outras pessoas que possam vir a ter interesse nesses tópicos também. É por esses e outros motivos que você tem um enorme potencial para ser um grande influenciador no seu setor e otimizar o jeito que as pessoas tomam decisões de compras hoje. Essa capacidade, fará com que você ganhe mais dinheiro ao mesmo tempo que se torna cada vez mais reconhecido dentro do seu mercado. Mas como chegar lá?

A primeira regra para ganhar dinheiro com produção de conteúdo é gostar do que faz e ter conhecimento sobre o que escreve. A internet está cheia de conteúdos “mais do mesmo”, aqueles rasos que falam muito da mesma coisa e não dizem nada com profundidade. Então, se você pretende ganhar dinheiro na internet escrevendo conteúdo, é necessário que você consiga fazer conteúdo realmente útil! Não adianta escrever conteúdo superficial e sair publicando por aí, conforme já mencionamos neste artigo sobre profundidade e impacto em meio digital. Para que iluminar seu caminho até a concretização da sua autoridade na área de atuação e aumento da sua receita, vamos listar abaixo 10 passos para você começar a ganhar dinheiro na internet como um redator de marketing de conteúdo.

Passo 1: Tenha um site ou blog

Uma vez que você já tenha conhecimentos sobre a gama de assuntos que gosta de abordar é hora de criar uma plataforma onde você possa publicar seus trabalhos no meio digital. Ter um site ou blog te permitirá divulgar seus conteúdos ao seu público alvo, aquelas pessoas que se interessam pelo tema dos conteúdos produzidos por você. Para criar seu site ou blog, você deve passar por duas etapas principais: hospedar seu site e registrar um domínio.

Hospedagem do site

Criar um site ou blog é muito simples, existem hoje empresas de hospedagem de sites que contam com construtores de sites e auto instaladores, que te permitem criar um site ou blog em minutos. Mas tenha bastante atenção nesta etapa, a tecnologia por trás da hospedagem do seu site é muito importante. Procure pela melhor hospedagem de sites, procure empresas com reconhecimento de mercado, performance, velocidade e qualidade nos servidores, de preferência com 99,9% de Uptime e SSL. Assim você poderá trabalhar o SEO, layout e instalar todos os plugins que precisar sem se preocupar com instabilidades e falhas.

Registro de Domínio

Outra parte importante desta etapa é o registro de domínio do seu site ou blog. No momento em que você comprar a hospedagem do seu site, poderá também comprar a sua extensão e registrar o seu domínio. Procure escolher nomes de domínio amigáveis, que de preferência não contenham caracteres especiais, que sejam curtos, fáceis de memorizar e que remetam a sua área de atuação. Dessa forma você será mais facilmente encontrado na internet pelo seu público.

Passo 2: Ganhe autoridade e conquiste a sua audiência

É bastante falado que a produção de conteúdo é importante, mas você entende por quê? A verdade é que a audiência do seu blog vai ser conquistada através de conteúdos relevantes e com profundidade sobre o tema que você se comprometeu a falar. Por isso, depois de colocar o blog no ar, é hora de conquistar a autoridade no assunto que você aborda. Portanto, pesquise e aprofunde o seu conteúdo, entregue informações que vão fazer a diferença para quem as consumir. Dessa forma você irá encantar e fidelizar o seu target. Além disso, seu blog se tornará cada vez mais conhecido, pois as pessoas compartilham e referenciam conteúdos que acham interessantes – e assim você ganhará mais audiência.

Leia mais em: Como chamar a atenção do leitor em meio à avalanche de conteúdos?

Passo 3: Instigue o tráfego para o seu site

Apesar de o marketing boca a boca ser muito importante e significar que os seus conteúdos estão excelentes, você não pode contar apenas com ele. É igualmente importante estar bem rankeado no Google. Você consegue um bom rankeamento na busca orgânica do Google quando começa a otimizar seus conteúdos através de noções de SEO. Assim, quando alguém pesquisar por algumas das suas palavras-chave, o seu blog estará na primeira página de busca e consequentemente mais propício a visitas. Além disso, é legal ter perfis do seu blog nas redes sociais, assim você amplia as opções de canais para compartilhamento dos seus posts e ganha mais visibilidade e engajamento.

Leia mais: Descomplicando o SEO

Outra prática importante para aumentar a divulgação do seu blog é a produção de guest posts. Os guest posts são parcerias entre blogs para produção de conteúdos relevantes, gerando backlinks para o seu site. Assim os visitantes do blog parceiro também têm a chance de conhecer você. Mas fique atento às regras para produção de guest post para não acabar “queimando seu filme” ao invés de se promover. Lembre-se que os conteúdos precisam fazer a diferença para quem os lê, fornecendo informações ou dicas interessantes sobre determinado assunto.

Quer construir uma estratégia de aumento de tráfego para seu site? Aqui tem mais 7 dicas para você aumentar o tráfego para o seu blog.

Passo 4: Mantenha seus visitantes atualizados sobre seus novos conteúdos através do envio de emails

Coloque no seu blog um formulário para captar o contato do seu visitante. O formulário pode conter apenas os campos “nome” e “e-mail”, mas precisa estar visivelmente localizado de forma que o visitante o preencha. Existem várias ferramentas para produção desse formulário. Alguns blogs utilizam os formatos de pop ups, mas você também pode fazer uso de landing pages ou localizar o formulário no inicio ou lateral direita da página, sempre seguido de uma Call to Action: uma chamada que direciona o visitante a realizar a ação.

Com os dados dos seus visitantes você pode explorar esse novo canal de contato para iniciar um relacionamento com eles, através das seguintes ações:

  • Envio de newsletters com links para os novos posts do seu blog e outras informações úteis para sua audiência.
  • Fazer pesquisas solicitando feedback.
  • Testar formatos diferentes de conteúdo como infográficos e ebooks

Abordagem sutil de vendas, incentivando o público a conhecer mais sobre o seu trabalho. Lembre-se de que as pessoas gostam de consumir conteúdos que abordem as suas áreas de interesse, portanto é interessante enviar e-mails segmentados para cada persona. Dessa forma você aumenta o engajamento da sua base de leads com os seus e-mails e eles se tornam cada vez mais efetivos.

Passo 5:  Entregue amostras do seu conteúdo mais valioso

Com a sua base de leads em mãos é hora de aquecê-los para que passem à próxima etapa do funil. Para isso, estabeleça um relacionamento de confiança com eles, entregue conteúdos de valor e mostre a qualidade e confiabilidade do seu trabalho. Para isso, uma prática bastante utilizada é entregar amostras do seu conteúdo mais valioso, como uma pesquisa, por exemplo, que faça sentido para a persona com quem você está falando.

Leia mais: Funil de vendas: identifique o conteúdo certo para cada etapa

Passo 6: Ganhe reconhecimento e se mantenha perto da sua audiência

Analise o nível de engajamento do seu público com os materiais que você distribui. A maior fonte de informações sobre o seu trabalho está com a sua audiência, portanto fique a par dos feedbacks positivos e negativos, faça pesquisas para entender os assuntos de maior interesse ou assuntos de futuras pesquisas e posts.

Faça o seu público sentir que tem opinião importante nos materiais entregues por você, use essas opiniões para agradar cada vez mais e trazer mais valor para seu público.

Passo 7: Produza conteúdos inéditos e recicle seus melhores conteúdos

A produção de conteúdos inéditos agrega muito valor ao seu trabalho. Desprenda um pouco de tempo para produzir materiais trabalhosos e de profundidade, faça pesquisas e entregue em diferentes formatos. Esse é o tipo de conteúdo que as pessoas pagariam para adquirir.  

Uma vez que você já construiu um relacionamento com a sua base de leads e forneceu amostras de conteúdos relevantes a eles, com a sua base de leads engajada e audiência fiel, ficará muito mais fácil vender o seu próprio serviço a um preço justo e começar a ganhar dinheiro na internet.

Cada um dos seus melhores conteúdo pode ser usado mais de uma vez também. Assim que você perceber que um conteúdo seu repercutiu de forma mais positiva que os demais, você pode se basear nele para aprofundar o assunto ou simplesmente reproduzir ele em outros formatos. Essa prática é chamada de repurpose já foi mencionada no blog internacional da Contentools aqui.

Passo 8: Monte a sua oferta e negocie em cima da entrega de valor

A sua vantagem é poder vender o seu trabalho infinitas vezes, uma vez que ele está no meio digital, e não se preocupar com estoque. Defina um preço justo ao seu material, levando em consideração o tempo, custos e o trabalho de produção, e monte a sua oferta. Além de oferecer o seu produto à sua base, você também pode divulgar externamente. Essa estratégia pode ser utilizada de diversas formas, mas dê atenção especial à sua audiência fiel.

Criação da Oferta

Ofereça condições especiais para a sua base, como formas de pagamento, descontos ou acrescente um material adicional como brinde. Isso aumentará as chances de conversão e fidelidade. Para o público externo, você pode utilizar anúncios de mídia paga, no Facebook ou Google Adwords, que direcionem para uma landing page onde você captará também os dados desses novos leads.

Reforce a Entrega de Valor

Ao negociar com seu futuro cliente, reforce sempre a importância do valor que você está entregando a ele. Afinal, o conteúdo que você é capaz de escrever é diferente de qualquer outro conteúdo que ele pode encontrar por aí, certo? Então, você irá ajudar esse cliente ativamente no crescimento dele como autoridade e na educação dos seus visitantes e leads – algo que ele não conseguiria fazer sozinho.

Passo 9: Entregue mais do que o esperado

Quem não gosta de brindes? Seja lá qual for ol serviço que você irá vender (pots, um ebook, uma pesquisa, etc), procure entregar sempre algo a mais do que o cliente está esperando receber. Você pode acrescentar um e-book que o ajude na sua própria conexão entre marketing e a área de vendas, caprichar nas imagens do seu blogpost , ou simplesmente entregar seus conteúdos alguns dias antes do prazo.

Essas são algumas formas de encantar seus clientes. Afinal de contas, você não quer que eles comprem e depois nunca mais voltem, não é? A intenção dessa prática é gerar mais do que clientes fiéis: é gerar defensores da sua marca.

Passo 10: Aprenda sempre e melhore continuamente

Após encontrar o primeiro cliente, você perceberá muitas coisas que poderiam ser melhoradas, assim como acertos que devem ser repetidos. Peça feedbacks, fique atento à usabilidade do seu serviço, sua comunicação com o seu cliente, à satisfação do cliente em relação à qualidade do que você entrega e peça feedbacks quanto aos resultados que esse cliente tem tido.

Conclusão

Lembre-se de que seus clientes também são seus vendedores e atenda muito bem as indicações que eles passarem para você. No fim, ganhar dinheiro não tem muito segredo. Atualize-se e continue produzindo conteúdos incríveis, escute sempre os seus clientes e entregue valor. Você tem interesse em ser um profissional do time da Contentools? Clique aqui e saiba como.

Este artigo foi produzido pela Hostinger, empresa do ramo de hospedagem de sites, que também atua no Brasil com a marca WebLink, oferecendo serviços de hospedagem barata, registro de domínio e VPS.

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