Muitos visitantes, mas um abandono alto de posts (bounce rate) e poucos cliques nos CTAs?

Atrair visitantes para seu blog usando técnicas de SEO, links patrocinados, anúncios em mídias sociais e outras táticas é só o começo de uma longa história em busca do aumento de sua taxa de conversão.

Se seus leitores não conseguem acompanhar seus textos até o final, é sinal de que é hora de usar técnicas de copywriting para mantê-los interessados e avançando sempre no post, até se decidirem por ver mais um conteúdo ou clicarem em um CTA.

Nesta postagem, vamos passar 10 dicas de copywriting para aprimorar seus textos, deixando-os mais interessante e gostosos de ler até o final.

10 dicas de copywriting para criar textos irresistíveis

1- Punição e recompensa

Instigue seu leitor a ler o texto evidenciando já no início um problema que ele precisa resolver e, logo em seguida, deixe-o aliviado, ao saber que você tem como resolver isso para ele.

Veja um exemplo de como usar punição e recompensa em seu texto:

Você tem uma taxa de rejeição alta em seu blog?

Leia as outras 9 dicas de copywriting desta lista e acabe com esse problema rapidamente.

2- Use expressões que criam uma sensação de continuidade

  • Mas como fazer isso?

  • Qual o próximo passo?

  • Veja um exemplo:

Dificilmente um leitor vai abandonar o texto ao encontrar esse tipo de expressão ao longo dele. Ele sempre vai querer dar uma olhadinha mais umas linhas adiante para saber a resposta desse tipo de pergunta ou conferir o exemplo.

3- Comece o texto com uma pergunta

O que funciona de verdade para manter leitores atraídos por um texto?

Essa é uma das dicas de copywriting mais usadas e se for empregada adequadamente pode trazer excelentes resultados, principalmente se você incluir mais perguntas relacionadas a ela ao longo da postagem, criando um raciocínio crescente, por exemplo:

  • Mas como usar subtítulos?

  • Devo usar bullet points?

  • Qual o tamanho ideal de um parágrafo?

4- Escaneabilidade

Escaneabilidade é a capacidade que o leitor deve ter de entender do que se trata o texto, quais são seus assuntos principais e quais vantagens ele terá em lê-lo até o final, isso só de bater os olhos nele.

A melhor maneira de conseguir isso é usando vários títulos e subtítulos, listas de tópicos, os chamados bullet points, e escrever parágrafos curtos, de até cinco linhas.

Os parágrafos curtos evitam que o leitor veja uma massa enorme de texto e imediatamente associe seu conteúdo com algo chato e demorado para ser lido.

5- Pausas para relaxar

Principalmente quando escreve-se textos longos, incluir algumas válvulas de escape entre um tópico e outro pode ajudar o leitor a dar aquela paradinha para respirar, mas sem sair da página.

Incluir box com curiosidades, com citações e com sugestões de livros, e até gifs ou imagens legais, pode ajudar seu leitor a espairecer alguns segundos antes de prosseguir a leitura. Perceba como algumas dicas de copywriting, como estas duas últimas, não se referem apenas ao texto escrito em si, mas aos elementos que o acompanham.

6- Conte uma boa história

Você não sabe o que me aconteceu ontem…

Pronto! Todo mundo quer saber e vai ouvir seu relato até o final. O chamado storytelling é uma técnica de copywriting que precisa ser usada com cuidado.

Você deve envolver seus leitores de uma forma natural com o contexto de uma história que tenha tudo a ver com o tema da postagem. Por exemplo, imagine um título assim para este post:

O dia em que o novo estagiário escreveu o post mais lido do nosso blog

Quem não vai querer descobrir o que ele fez?

7- Mostre dados concretos

Iniciar seu texto com resultados impressionantes comprovados em um case de sucesso ou dados de pesquisas acadêmicas pode ser uma maneira para que o leitor se interesse pelo seu texto, achando o assunto relevante.

Nesse caso, o leitor vai entender que não se trata de mais uma dentre tantas opiniões e achismos que ele pode encontrar em outros posts, mas de uma verdade cientificamente comprovada.

Porém, assim como as demais dicas de copywriting dessa lista, é preciso saber empregar esse recurso corretamente para obter o resultado desejado. Por isso, depois desse gancho inicial, é preciso que o conteúdo se mostre realmente útil e indique como chegar aos resultados prometidos de forma clara e objetiva, sob o risco de perder seu visitante.

8- Cite gente ou empresas famosas

Saber como uma grande empresa ou profissional da área resolve seus problemas é uma indicação de que deve dar certo.

Tanto no título como no início do texto, incite a curiosidade de seu leitor, por exemplo, sobre “como as grandes startups do Vale do Silício escolhem as pautas de suas postagens”.

9- Ofereça duas soluções opostas para um problema

Assim como outras dicas de copywriting, esta é mais um gancho inicial, por exemplo:

Para escrever um bom texto, só existem duas maneiras: ter uma boa sacada inicial, ou pesquisar muito.

Além das pessoas se identificarem com uma das duas opções e desejarem descobrir qual das duas o autor defende e acha melhor, elas também vão ter dois temas para explorar. Assim, quando terminarem de ler o primeiro, vão verificar o que se fala sobre o segundo.

10- Comece pelo fim

Você já apresenta um desfecho inusitado logo no começo do post e os leitores vão ficar curiosos para entender como se chegou naquela situação.

Por exemplo:

Apesar de ser redator e não curtir muito tecnologia, hoje aprendi a programar linhas de código em meus posts e vou passar a fazer isso sempre, é bem legal, na verdade.

Você pode começar a usar essas 10 dicas de copywriting hoje mesmo. É sempre legal perceber que, mesmo não estando escritas em algum lugar, quem escreve para blogs acaba percebendo que já usa esse tipo de dica, intuitivamente, de uma forma ou de outra.

Por que você não tenta selecionar suas próprias técnicas de copywriting – prestando atenção em como redigiu seus melhores posts – e escreve um conteúdo épico para bombar em seu blog? Fica o desafio!

Este post foi escrito pela equipe da Supersonic, uma consultoria especializada em transformar visitantes em clientes através de Otimização de Conversão.

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