Diferente do mercado offline, medir o alcance de uma estratégia de marketing digital é bem mais preciso. A partir de algumas ferramentas gratuitas é possível entender como anda o marketing de conteúdo de empresas do seu setor. Mais do que “espionar” a concorrência, a ideia é se inspirar em casesdo seu mercado. Ou, ainda, observar possíveis falhas para ir além com a sua própria estratégia de conteúdo.

Em muitos casos, ferramentas que ajudam a monitorar o seu desempenho no marketing digital também podem ajudar a coletar dados sobre seus concorrentes. Vamos conhecer algumas possibilidades?

1. Alertas do Google – Monitoramento de menções online

10 ferramentas gratuitas para analisar o conteúdo da concorrência

Com os alertas do Google você fica informado de tudo o que é publicado com relação aos seus concorrentes ou com relação a você mesmo. Você define palavras-chave que se referem ao seu mercado e recebe em seu e-mail sempre quando é publicado algum conteúdo relacionado àquela expressão.

Preço: Gratuito.

2. SocialMention – Estatísticas de menções online

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Com o SocialMention você também fica a par do que acontece com seus concorrentes pesquisando como eles estão se saindo. Diferentemente dos Alertas do Google, ele fornece dados sobre como a marca ou o produto concorrente estão se apresentando em redes sociais, sites de notícias e blogs especializados.

Preço: Gratuito.

3. Topsy – Monitoramento para Twitter

O Topsy é focado no Twitter e a ferramenta é muito interessante. Nela você pode entender como está a influência do concorrente e até mesmo da sua marca, analisando os dados de engajamento em twittes atuais e antigos (desde 2006).

Preço: Gratuito (com limitação para conteúdo em tempo real e relatórios muito detalhados), a conta PRO custa US$ 12 mil/ano.

4. Competitive Research & Keyword Research Gadget

Nesse sistema você interliga ao seu site permitindo a extração de dados sobre as visitas e os visitantes. Com ele você pode usar outras ferramentas que ajudem a comparar os dados do seu site com os dados dos seus concorrentes, de modo a interpretar como seu site pode melhorar.

Preço: Gratuito.

5. InfiniGraph – Conhecendo o seu público via mídias sociais

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Você sabe quais as marcas, produtos e conteúdo estão sendo compartilhados nas redes pelas pessoas que seguem a sua empresa nas mídias sociais? Com o InfiniGraph você pode fica por dentro  desses dados e de outras coisas que o seu público também gosta. A ferramenta permite que você conheça outras tendências do seu setor de modo a entender mais profundamente o público dos seus produtos e serviços.

Preço: Gratuito.

6. Google Keyword Planner – Escolha as palavras certas

Essa ferramenta, à primeira vista, não parece útil para análise de concorrentes, mas o importante mesmo é olhar nas entrelinhas. Ela permite que você entenda o seu mercado e como ele é visto online. Ou seja, pode ser o ponto de partida para uma análise profunda de como tratar o seu conteúdo digital.

Preço: É gratuito, mas é necessária uma conta Google AdWords, que também é gratuita.

7. Instapaper – Não perca as leituras, guarde-as para quando puder.

Instapaper é um sistema de favoritos no qual você pode guardar todo o conteúdo que você abre durante o dia, mas não tem tempo para ler. Ajuda principalmente na organização do seu trabalho e monitoramento.

Preço: Gratuito.

8. SEMRush – Dados de palavras-chave

SEMRush é um ferramenta realmente focada em entender o concorrente. Com dados de palavras-chave orgânicas e classificação, palavras-chave do anúncio e o tráfego por tais palavras, você terá em mãos os dados que precisa para um acompanhamento do mercado.

Preço: A pesquisa via homepage é gratuita e com muitos dados,  mas se você quiser dados realmente detalhados você pode melhorar seu plano por US$ 69,95 por mês.

9. Alexa – acompanhe o ranking

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Esta é uma das ferramentas mais avançadas disponíveis hoje e há um bom tempo classifica a relevância de websites. O Alexa faz tudo quando se trata de acompanhar a concorrência: fornece dados sobre links, tráfego, palavras-chave e mais. É um excelente recurso especialmente se os seus concorrentes são internacionais.

Preço: é possível checar overviews gratuitamente, mas as opções mais avançadas são vinculadas à assinatura dos planos. A versão básica custa US$ 9,99 por mês.

10. Open Site Explorer – monitoramento de link building

Nessa ferramenta você pode ver dados de PageRank, autoridade, domínios e links de quem está referenciando o seu site e os sites da concorrência. Pode também comparar os dados, para melhorar sua estratégia digital a partir deles.

Preço: Você pode obter alguns dados de graça imediatamente, mas a versão completa custa US$ 99/mês.

Você já usa algumas dessas ferramentas ou conhece outras que gostaria de compartilhar? Conte para a gente nos comentários!

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Conteúdo originalmente publicado em 22 de maio de 2014.

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