No início de 2016, o WordPress atingiu um marco importante: ele conquistou 25% do market shared do mundo todo. Em outras palavras, mais de 25% de todos os blogs e sites do mundo são desenvolvidos com WordPress. Não há dúvidas de que o WordPress se tornou popular no mercado, e um dos principais motivos se deve ao número imenso de plugins que existem para esse sistema, otimizando e personalizando seu blog de maneira que ele faça tudo o que você precisa.

16 Plugins do WordPress que aumentam sua produtividade

Neste cenário de popularização do WordPress, muito provavelmente o seu blog é desenvolvido com esse sistema. Sendo assim, neste post, iremos elencar alguns dos melhores e mais importantes plugins de WordPress em questão de imagens, redes sociais, SEO e Analytics. Vamos lá?

Plugin #1: Infinite

Você sabe que um blog rápido é vital para que você possa promover uma boa experiência para o seu visitante não é mesmo? Além disso, também é um requisito para ter bom posicionamento nos motores de busca. O plugin Infinite busca fazer exatamente isso com tecnologias de processamento para aplicações PHP. Com ele, você diminui o tamanho e o peso de suas imagens, que devora muita memória. O melhor? Ele otimiza de forma automática suas imagens a cada 48 horas.

Plugin #2: Shortpixel

Esse plugin também é um excelente otimizador de imagens e de arquivos em geral, com preços muito em conta. É importante ressaltar que ele autoriza a compressão de até 100 imagens por mês no plano free.

Plugin #3: WordPress SEO by Yoast

Esse é um dos plugins mais queridinhos do WordPress e é considerado por muitos o melhor plugin SEO para WordPress, pois ele permite que você configure quase tudo que precisa em relação ao SEO do seu blog, como título, meta-descrição, tags, gráficos do Facebook, tweets, autorias do Google, o mapa XML do site, as trilhas de navegação e o conteúdo para RSS.

Mas essa não é sua melhor característica. Esse plugin faz uma avaliação de cada post que você faz, buscando os pontos fortes e fracos para que você possa melhorá-lo e conseguir o tão sonhado posicionamento no Google. Após a avaliação, ele explica o que você pode mudar para que sua página suba no ranqueamento segundo a palavra-chave que você escolheu.

Plugin #4: Google Analytics para WordPress

Esse plugin tem ótimas configurações para que você faça o rastreamento do Google Analytics, como rastreamento de links externos, variáveis customizadas (como nome do autor, categorias e ano de publicação), ignora os dados do administrador e faz o rastreamento de downloads de arquivos, além de possibilitar o rastreamento interno.

Esse, com certeza, é um plugin obrigatório, para acompanhar o desempenho do seu blog e planejar estratégias para melhorá-lo.

Plugin #5: Disqus

Esse é um ótimo plugin para sistema de comentários. Ele te permite ter total controle sobre os comentários do seu site e a forma que você deseja que eles tenham. Por exemplo: os comentários podem receber votos positivos ou negativos, e é possível compartilhar o artigo no momento em que o comentário é feito ou adicionar imagens a ele. Também é possível ter um número determinado de comentários por página, facilitando o carregamento, e mostrar os comentários por ordem de relevância. Além disso, é um plugin bem intuitivo e simples de usar.

Plugin #6: Flare

Se você precisa de um plugin para compartilhamento social, esse é o escolhido. Você pode posicioná-lo no início do artigo, no final do artigo ou ainda na lateral do blog (esquerda ou direita). Mas a melhor parte é que você pode escolher mais de uma opção. Se quiser, pode utilizar todas!

Plugin #7: Contact Form 7

Esse plugin também é um dos queridinhos. Ele é muito simples de usar e seu objetivo é colocar uma área de contato em seu blog de forma fácil e prática. Com ele você configura todas as informações necessárias para que os visitantes possam entrar em contato com você e você recebe a mensagem por e-mail, o que facilita bastante a comunicação.

Plugin #8: SEO Friendly Images

Esse plugin surgiu para facilitar a sua vida, pois coloca automaticamente alt tag e títulos em todas as suas imagens, facilitando seu posicionamento com os motores de busca. Se você é um blog que utiliza muitas imagens em seus posts, não hesite em instalar esse plugin, pois vai otimizar o seu tempo!

Plugin #9: Mailchimp

Este plugin também é um queridinho de todos, pois é o principal provedor de serviços de e-mail marketing online. Ele permite que você construa uma lista de e-mails e envia mensagens para o seus assinantes. Uma ótima maneira, e bem fácil, de fazer suas campanhas de e-mail marketing e ainda avisar dos posts do blog. Tem um formato bem user friendly e a instalação é muito intuitiva.

Plugin #10: W3 Total Cache

Como mencionamos anteriormente, a velocidade de carregamento de suas páginas é um dos requisitos para bons posicionamentos nos motores de busca, sendo muito importante para sua estratégia de SEO, pois é o que garante uma boa experiência do usuário para os seus visitantes do blog; se os posts demorarem a carregar, a taxa de abandono será enorme.

O grande problema nessa questão é que cada página no WordPress precisa de um sistema para executar funções, elas não são arquivos estáticos de HTML. Entretanto, com o plugin W3 Total Cache, isso agora é possível. Ele cria arquivos HTML em cache para cada página, aumentando a velocidade de carregamento do seu blog. Além disso, ele combina arquivos CSS e JavaScript, comprimindo-os em versões menores.

Se você precisa de um plugin de armazenamento de cache, o W3 Total Cache é o escolhido; ele é um dos melhores no mercado e é utilizado por grandes sites da web.

Plugin #11: Optin Monster

Esse plugin é muito popular. Ele trabalha como um software de otimização de taxa de conversão, permitindo que você converta os visitantes que abandonaram o seu site em assinantes da sua lista de e-mails. Se você quer aumentar sua lista de e-mails, este é o plugin certo para você.

Plugin #12: Envira Gallery

Esse plugin permite criar galerias extremamente responsivas em WordPress. Você pode criar várias galerias ao mesmo tempo, adicionando imagens em qualquer lugar do seu site, criando álbuns, imagens abertas em pop-ups, etc.

Plugin #13: Testimonials Widget

Depoimentos são importantes para mostrar aos seus novos clientes a experiência de clientes anteriores, através de comentários sobre seus produtos e serviços. A verdade é que, antes de tomar uma decisão, as pessoas gostam de saber o que quem já utilizou o serviço tem a dizer. Isso ajuda você a ganhar a confiança dos potenciais clientes e construir um relacionamento sólido com os clientes já existentes.

O plugin Testimonials Widget torna essa tarefa muito simples.

Plugin #14: Slack

Se você ainda não conhece, o Slack é uma ferramenta de gestão de equipe, produtividade e comunicação. Você pode utilizá-lo para os mais diversos tipos de estratégia de comunicação com sua equipe, nos mais diferentes locais e horários. Esse plugin é muito melhor que o e-mail e, além do WordPress, é possível integrá-lo a diversas outras ferramentas online, facilitando sua comunicação com a equipe e otimizando o tempo e os seus recursos.

Plugin #15: Image Slider

Esse é um plugin bastante premiado com diversas funcionalidades. Ele permite a criação de imagens, slides de conteúdos e slideshows com diversos efeitos até mesmo para suas páginas e artigos.

Plugin #16: Google Analyticator

Esse plugin permite que você analise suas estatísticas do Google Analytics em tempo real dentro do próprio WordPress. É muito fácil adicionar o código e permite um acompanhamento das estatísticas de forma rápida e simples.

Esta foi nossa lista de plugins: eles irão otimizar o seu blog e o seu trabalho também. Contudo, é importante destacar que alguns plugins instalados no seu WordPress podem prejudicar algumas integrações externas. A Plataforma Contentools, por exemplos, é prejudicada por alguns desses plugins. Quer saber quais são? Entre em contato conosco!

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.