Construir um conteúdo original, criativo e relevante é apenas metade da batalha quando se trata de atração de tráfego para as páginas do blog. O desafio é fidelizar o público-alvo, fazendo com que ele sempre volte a acessar, uma vez que a imensidão de conteúdo disponível não para de crescer. Mas como fazer com que as pessoas criem o hábito de visitar os materiais que foram elaborados com tanto empenho? Uma resposta a esta pergunta é: construa uma newsletter poderosa!

O que é uma newsletter poderosa? O poder de uma boa newsletter está concentrado em alguns itens:

  • quem a assina, realmente está interessado no seu conteúdo;

  • com ela, você se mostra presente e cria um relacionamento de entrega periódica de conteúdo;

  • ela é uma abordagem pessoal, íntima, que costuma ser aguardada por quem assina;

  • ela é um ‘cardápio’ que pode ser compartilhado com outras pessoas qualificadas;

Assim, se você ainda não tem uma newsletter ou está pensando em turbinar a sua, veja 5 dicas para fazer deste meio de comunicação uma ferramenta efetiva:

1 – Capriche no visual

Uma newsletter poderosa precisa ser bonita. Isso mesmo, precisa encher os olhos do internauta. Para isso, é preciso tomar cuidado com o design, a identidade visual. É preciso remeter à marca, para que as pessoas ao passarem os olhos tenha certeza de que se trata de um material da sua empresa.

Divida o conteúdo em cartolas, ou seja, em editorias. Para cada cartola, use uma imagem. Ela não precisa ser literal, você pode trabalhar com imagens abstratas que remetam aos assuntos tratados. Isso dá um toque de arte e descontração para a newsletter.

Existem templates prontos que podem ser adaptados à sua marca, porém tome cuidado para não usar modelos muito conhecidos.

2 – Capriche no conteúdo

Opte por enviar na sua newsletter um conteúdo mais educativo. Distribua bem o material, mesclando títulos instigantes com imagens e pequenos textos, em forma de cartolas.

Escolha os cinco conteúdos mais criativos que você publicou no período de cobertura da newsletter. Intercale textos, vídeos e áudios, para entregar ao público um menu bem variado – se você trabalhar bem os hiperlinks dentro dos posts, fará com que o público passei por materiais além daqueles que estão na newsletter.

3 – Preste atenção nos títulos

A começar pelo assunto do e-mail, pense em títulos impossíveis de serem ignorados. Use manchetes curtas, com palavras-chave que digam exatamente o que o conteúdo discorre – quatro ou cinco palavras são suficientes-, mas não se limite a copiar e colar o título do post. Você pode fazer perguntas, por exemplo. Elas instigam a leitura, pois os leitores querem saber a resposta.

4 – Coloque bossa na redação

[tweetable alt=””]Todos os conteúdos que você escrever devem ter um texto gostoso de se ler.[/tweetable] Deve ser coeso e ter sonoridade, o que chamamos metafóricamente de bossa. As pessoas precisam ler as chamadas e se sentirem atraídas para clicar em ‘leia mais’.

Atenção: evite palavras que possam ser interpretadas como spam, não insira muitos pontos de exclamação (!!!!) ou palavras em caixa alta e seja bem-humorado.

5 – Tenha cuidado com a frequência de envio

Comunicação é, entre outras coisas, padronização (linguagem, tom de voz, frequência). Como uma newsletter é recebida pelas pessoas que a assinaram, naturalmente estas pessoas estarão aguardando por ela periódicamente. Por isso, mantenha a frequência.

Qual a frequência ideal? Depende! Depende da natureza do negócio, depende do tipo de conteúdo que você produz, depende das personas com as quais você fala. Considere um envio quinzenal se o seu negócio for B2B, ou semanal se sua empresa fala diretamente com o consumidor (especialmente se você tem uma loja virtual).

Bônus: 1 exemplo de newsletter poderosa

Para finalizar, vamos trouxemos um exemplo de newsletter que pode servir de inspiração para sua estratégia de conteúdo: a da Avanti! Tecnologia & Marketing.

Como a empresa atua em três frentes, a newsletter demarca bem essa divisão com cartolas. Além da escolha de imagens impactantes, a Avanti! faz chamadas poderosas e apresenta um pequeno resumo em cada texto.

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