De acordo com o relatório O Estado do Inbound Marketing no Brasil – 2015, lançado pelo Hubspot, 42% das empresas brasileiras ainda não têm uma estratégia digital. Quando se trata da criação de conteúdo e sua distribuição estratégica para atrair, engajar, educar e transformar a audiência qualificada em clientes – o Marketing de Conteúdo -, há ainda a barreira da falta de tempo pessoal do empresário ou um time dedicado ao trabalho.

A criação de conteúdo que não seja propriamente propaganda direta requer disciplina, dedicação e compromisso. Requer estratégia. Pensando nisso, resolvemos trazer este guia para que as empresas criem o meio ideal para publicação de seu conteúdo: o blog.

Nós sabemos: o blog e o marketing de conteúdo são como a mão e a luva. O blog é o canal ideal para hospedar conteúdo de sua empresa se você quer atrair tráfego, gerar fidelidade de audiência, criar engajamento e ajudar a qualificar e nutrir leads.

A seguir, veja 5 passos para sua empresa começar a blogar ainda hoje:

1 – Escolha um template

O template é o visual, o figurino que o blog vai vestir. Ele precisa remeter ao negócio, considerando a identidade visual da marca ao mesmo tempo em que ofereça boa usabilidade e promova uma excelente experiência aos leitores. Não é preciso ser um designer para escolher um bom template – embora uma forcinha deste profissional é sempre bem-vinda!

A plataforma WordPress, um dos mais populares sistemas de gestão de conteúdo para sites e blogs, é uma excelente escolha. Milhares de web designers desenvolvem templates para WordPress, o que abre um leque muito grande de opções. No entanto, é preciso ficar atento para comprar em lojas confiáveis como StudioPress Gênesis, ThemeForest, ElegantThemes eThemify.

Entenda melhor neste post: Saiba por que o WordPress é a melhor escolha para o seu blog corporativo.

2 – Escolha um nome

O nome do seu blog precisa chamar a atenção das pessoas, remetendo para o negócio da sua empresa. O ideal é usar a própria marca (Blog da “NOME DA EMPRESA”) ou então encontrar palavras-chave que remetam exatamente aos assuntos tratados no blog.

3 – Crie uma estratégia de conteúdo

A base de tudo é a estratégia. Você precisa conhecer seu público-alvo, determinar objetivos, identificar os temas a serem tratados e pesquisar palavras-chave antes de criar o blog e começar a produzir o conteúdo.

Saiba como fazer isso neste post: A fórmula definitiva do marketing de conteúdo.

Webinar gratuito: Como começar sua estratégia de marketing de conteúdo.

4 – Crie um calendário de conteúdo

A produção de bons blog posts é essencial para atrair uma audiência qualificada. Isso requer, além da qualidade, uma sequência estratégica de assuntos abordados (considerando as etapas do funil de vendas, inclusive), além de uma boa frequência de publicação.

Para conseguir isso, o calendário de conteúdo é fundamental. Saiba como lidar com o calendário de conteúdo e baixe o template exclusivo que a Contentools preparou neste post: Ferramenta gratuita: crie seu calendário de conteúdo 2015.

5 – Produza o conteúdo – ou gerencie a sua produção

Feito tudo isso, é a hora de começar a produzir o conteúdo. Para isso, defina categorias (editorias) e assuntos a serem tratados em cada uma delas. Considere as etapas do funil de marketing para atingir as pessoas certas nos momentos certos. Entenda melhor neste post:Funil de vendas: identifique o conteúdo certo a cada etapa.

Ter uma equipe dedicada à produção de conteúdo é extremamente importante. Você ou o responsável pelo marketing de conteúdo deve assumir um papel estratégico na gestão dessa produção, pois são os verdadeiros detentores do conhecimento do seu negócio.

A formação dessa equipe não precisa ser, necessariamente, presencial. Na era digital, existem ferramentas que podem conectar os melhores redatores para que você construa o seu time e ofereça uma automação do marketing de conteúdo, com: calendários editoriais, status de conteúdo, diferentes formatos e facilidade na comunicação.

Veja como a Contentools pode ajudá-lo: conheça nosso Pacote de Soluções para Marketing de Conteúdo!

Gostou destas dicas? Tem mais alguma dúvida referente à criação do blog da sua empresa? Deixe-nos um comentário!

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