A criação de buyer personas é de extrema importância para sua estratégia de conteúdo, pois, a partir da pesquisa para o desenho das personas, você consegue conhecer melhor e se aproximar do seu público-alvo, direcionando de forma mais assertiva as suas ações de comunicação e relacionamento. Não estruturar adequadamente as buyer personas pode ter um impacto negativo em todas as fases do marketing de conteúdo (produção, publicação e distribuição etc), justamente por não se conhecer ao certo o público-alvo.

Por isso, é preciso muito cuidado para não errar. O que não significa, claro, que as correções e adequações não possam ser feitas ao longo do caminho. Aliás, este é um dos grandes trunfos do marketing de conteúdo: é possível aprender fazendo e melhorar sempre.

A seguir veja 6 erros muito comuns na criação de buyer personas que podem estar afetando sua estratégia:

1 – Pesquisar pouco

O desenho das buyer personas requer bastante investigação e um trabalho duro de entrevistas, pesquisas em diferentes canais, além de sensibilidade para entender as necessidades do público-alvo.

Não se contente com poucos dados. Só pare a pesquisa quando sentir que se esgotaram todas as possibilidades de descobrir algo a mais.

2- Excesso de personas

Procure formar um número reduzido de personas, por mais que o seu negócio abranja uma grande quantidade de perfis de públicos. Se você definir mais do que dez personas, o seu trabalho e da sua equipe pode se tornar difícil. Busque refinar a segmentação, colocando os perfis parecidos numa mesma performance.

Lembre-se que as personas não precisam ser definitivas. Ao longo do caminho, você vai descobrindo mais caraterísticas do seu público e elas precisam ser revistas. Não tenha medo de remover aquelas das quais você não consegue obter muitas informações relevantes. Quanto menos personas, mais direcionadas ficarão as ações.

3 – Perder tempo com personas negativas

Sempre haverá uma quantidade de pessoas entre o seu público que não têm potencial financeiro para fechar negócio com a sua empresa. Chamadas personas negativas, elas podem ser estudantes, por exemplo. Não perca tempo levantando necessidades e características deste público para construir uma persona. Isso será contraproducente.

4 – Não propagar as personas para toda a organização

A criação das buyer personas não deve se restringir apenas ao marketing. A equipe de vendas e os demais departamentos da empresa também devem saber quem é o público-alvo, pois também contribuem com os resultados e precisam saber com quem estão falando.

5 – Pensar em personas com características individuais

Pensar nos clientes ideais somente com características individuais pode aumentar o número de buyer personas construídas, o que não vai facilitar o trabalho de ninguém. É preciso generalizar, agrupando um número significativo de perfis com desafios, objetivos, desejos e necessidades parecidos para simplificar o processo e agilizar o trabalho.

6 – Descrever a persona dos sonhos

Você precisa encontrar o cliente potencial e não o que sua empresa idealiza como sendo o cliente perfeito. Clientes potenciais podem comprar, clientes ideais podem não comprar. É preciso se apoiar em dados, informações valiosas e não apenas em sonhos e crenças.

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