Começar um blog pode parecer muito fácil, certo? Errado! Não basta apenas escolher um nome e se inscrever em um serviço de hospedagem gratuito como Bloggler ou WordPress.

É certo que ao fazer isso você terá um blog nas mãos para escrever o que quiser, mas levá-lo a sério e se tornar um blogueiro compromissado com o seu trabalho exigirá muito mais!

Além do mais, ao ser responsável por um blog você também deverá ser mais social, manter-se ativo em fóruns on-line, comunidades de blogueiros, mídias sociais e qualquer outro canal que lhe dê a oportunidade de construir uma marca e promovê-la.

Por isso enumerei algumas dicas do que é preciso fazer para que você tenha um blog de sucesso:

1) Seja profissional

Para que o seu blog tenha credibilidade e sucesso, é necessário que você se porte como um profissional. Já passamos do tempo onde os blogs eram feitos apenas por aqueles que não se importavam tanto com a qualidade do trabalho.

Mesmo que você trate de temas descontraídos, é necessário que mantenha uma boa postura e também mostre a seriedade do seu trabalho para os seus leitores.

Sem dúvidas, se você quiser se destacar dos demais na multidão, terá que investir seu tempo, experiência e dinheiro nisso. Sua audiência esperará o melhor de você e isso é o que você deve entregar. Nada menos!

2) Conheça seu público

Falando em audiência, é fundamental que você dedique algum tempo para conhecer o seu público.

Lembre-se da importância de criar uma persona – um personagem imaginário obtido através de pesquisas e que represente o seu público.

Nesse personagem devem estar descritos idade, gênero, histórico acadêmico, social e localidade. Além disso, algumas outras informações são importantes, como: onde ele trabalha, que cargo exerce, quais as suas necessidades, demandas e expectativas. O que ele espera encontrar em seu blog? Quais informações ele acha relevante? Você pode explorar diversas perguntas de acordo com as respostas que deseja obter.

Ao criar todo esse processo, talvez seja necessário realizar pesquisas ou verificar análises de blogs similares para obter dicas.

A criação de uma persona com certeza mudará a forma como você irá se comportar perante a tomada de decisões importantes para criar o conteúdo do seu blog.

Conheça nossa ferramenta: Gerador de Personas.

3) Defina um calendário editorial

Sabemos que muitas vezes ao criarmos um blog, alocamos um tempo que nos sobra para a produção de conteúdo. Porém, essa abordagem não o levará muito longe, caso você queira utilizar o seu blog para obter bons resultados e gerar lucro.

Seu conteúdo deve ter um propósito definido e uma ordem lógica, de modo a aumentar suas chances de envolver o público.

Para isso você precisará criar um plano de marketing de conteúdo, ou o que podemos chamar de calendário editorial (saiba o que é um calendário editorial aqui). Nele você irá listar os temas, assim como todas as postagens que você planeja escrever e planejar qual a ordem serão publicados.

Você também poderá definir quais ferramentas serão necessárias para promover o seu blog, quais as estratégias de divulgação, entre outras coisas essenciais.

4) Reflita sobre os seus recursos visuais

Ter um blog bem organizado e com um bom layout não só ajuda na experiência de navegação, mas também desperta maior interesse no leitor. Você pode entender um pouco sobre como melhorar experiência do usuário (UX) para escrever e engajar melhor neste post.

Além disso, você deve se preocupar com todo o conteúdo visual que um blog exige, visto que já foi provado que imagens e outros recursos visuais como GIFS animados e vídeos podem melhorar e aumentar o engajamento do seu público.

Uma dica simples é sempre inserir imagens nos blog posts. Você pode investir em criar suas próprias ilustrações ou contratar um fotógrafo para tirar algumas fotos originais. Mas caso não disponha deste recurso, aposte em sites de imagens gratuitas como por exemplo o Freeimages.

Não se esqueça de escolher imagens de alta qualidade para o seu blog, caso contrário o seu público pode ter a impressão de que você não dá muita atenção para o que publica.

5) Se interesse em SEO

Se você não conhece muito sobre SEO e pretende manter um blog sem a ajuda de terceiros, comece a estudar agora mesmo!

É claro que você não precisa se tornar um especialista no assunto do dia para a noite, mas ter noções básicas sobre SEO e quais os princípios da escrita são baseados nele devem ser claros em sua mente. Caso contrário, ninguém encontrará o seu blog no Google ou em outros motores de busca.

Você precisará aprender utilizar palavras-chave, tanto no texto quanto em títulos e meta-descrições.

6) Tenha um orçamento definido

Sim, você precisará fazer investimentos financeiros, principalmente para o desenvolvimento do blog. É provável que você compre um modelo de layout pronto e pague alguém para adaptá-lo para você. Além disso, haverá imagens, aplicativos e plugins para adicionar em sua lista.

Caso você tenha disponibilidade e expertise para criar o seu blog do zero, precisará investir em um domínio e também em bom serviço de hospedagem.

Não se esqueça de que hoje em dia, é necessário investir na divulgação da sua marca e do seu conteúdo. Estratégias baseadas apenas em distribuição orgânica acabam não sendo tão efetivas quando se espera uma agilidade nos resultados, mesmo porque a maioria das redes sociais conta com investimentos financeiros para que suas publicações tenham um bom alcance.

7) Aprenda a ganhar dinheiro com o seu blog

Agora que você já sabe que terá que investir um pouco de dinheiro em seu blog, provavelmente está se perguntando como recuperar esse investimento, não é mesmo? E sim, apesar da enorme concorrência, você ainda pode lucrar com seu blog se utilizar o caminho certo.

Então, antes de começar a publicar, considere como você ganhará dinheiro com seu blog. Isso pode afetar a maneira como você escolhe seu conteúdo e seu design. Isso também influenciará na maneira como você lida com seu orçamento e outros recursos.

Programe-se para analisar e definir previamente a sua estratégia financeira. É provável que assim você atinja seu objetivo em um período de tempo menor do que sem planejamento algum.

Conclusão

Como sempre digo, não há uma fórmula secreta para que você faça sucesso com o seu blog ou se torne um blogueiro famoso, isso tudo depende muito da dedicação e empenho de cada pessoa.

Há várias coisas que você precisará saber de antemão se quiser ser um blogueiro profissional. Como qualquer outro negócio, levará um certo tempo para que você se torne um especialista e isso exigirá preparação, dedicação, pesquisa e brainstorming.

Você terá que escrever tudo, criar um plano e cumpri-lo. Mas a boa notícia é que se você seguir estas dicas, é bem provável que você atinja seus objetivos com maior facilidade.

Então, comece a se preparar antes mesmo de escrever e veja como isso irá ajudá-lo no futuro!

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Até a próxima! 🙂

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