Inúmeros estudos revelaram e reafirmaram que a imagem, e por consequência, os infográficos, são poderosos quando o objetivo é ensinar seu público. Os infográficos ajudam a viralizar um conteúdo e são portanto uma boa solução para criar buzz nas redes sociais e atrair mais visitantes para o site ou blog da empresa.

Recentes estudos publicados pela Alltwitter revelaram que a presença de um infográfico em um post aumenta para 834% as chances de ele ser compartilhado. De qualquer forma, quando você criar um infográfico, é importante que possua conhecimento a respeito das principais ferramentas a disposição para produzi-lo. Por isso, separamos as 8 principais ferramentas para auxiliá-lo nesse processo criativo. Vamos conferir as dicas?

1 – Visme 

O Visme é uma ferramenta online e gratuita que permite a criação de infográficos, apresentações e conteúdos interativos. De fácil manipulação, a ferramenta possui templates de diversos tipos, que permitem sua edição e podem ser acessados online ou baixados. Além disso, possui uma variedade de fontes, vetores e fontes para você dinamizar ainda mais o seu conteúdo.

2 – Infogr.am

Com mais de um milhão de infográficos criados por ele, o Infogr.am é um dos melhores aplicativos online para criação de peças descoladas. Com ele, você poderá criar tabelas, barras, infográficos inteiros em diferentes formatos e layouts. Para utilizá-lo, basta criar um login de usuário, mas atenção, você só poderá fazer o download do infográfico se comprar uma conta PRO.

3 – Piktochart 

Com designs incríveis e um poderoso editor, o Piktochart funciona como um tutorial que guia você passo a passo na construção do seu infográfico. Mais de 700 mil infográficos já foram criados pelos cerca de 400 mil usuários do aplicativo e, além disso, existem cerca de 100 temas prontos para você escolher. Você pode acessá-lo de graça, ou por meio de uma conta premium, que dá acesso a mais funcionalidades.

4 – Visual.ly

O Visual.ly é uma ferramenta muito interessante para a criação de um infográfico por possuir alguns dos layouts mais inovadores. Uma comunidade formada por cerca de 50 mil desenvolvedores e que permite que você crie infográficos a partir dos templates disponíveis na plataforma. Para usá-lo, basta criar um login com uma conta do Facebook ou do Twitter e começar a editar.

5 – Google Charts 

Uma tentativa do Google de ajudá-lo a criar um infográfico, o Google Charts foi criado para desenvolvedores e possibilita a criação de tabelas, colunas e gráficos. Além de grátis, é compatível com o HTML5.

6 – Easel.ly 

O Easel.ly é um aplicativo Beta que ajuda você a criar e exibir seus infográficos. Simples, com uma interface de fácil uso, o aplicativo possibilita que você crie infográficos simplesmente arrastando e soltando elementos que você achar necessário.

7 – Venngage

Esse aplicativo permite que você crie infográficos de qualidade superior, auxiliando não apenas a criar layouts interessantes, mas ajuda na publicação e compartilhamentos do resultado em blogs e sites, registrando como as pessoas interagem com o seu infográfico.

8 – Timeline JS 

Se você precisa criar um infográfico que mostre uma linha do tempo de suas atividades online, puxando dados de todos os seus perfis sociais, incluindo Facebook, Twitter, YouTube, Flicker, entre outros.

9 – Canva.com

O Canva.com disponibiliza e facilita a produção dos mais diferentes materiais gráficos, que vão desde certificados, capa de livros, templates de currículo até, claro, infográficos. E isso totalmente online, sem que seja preciso baixar ou instalar o Canva.

Apesar de ser toda em inglês, a ferramenta é bastante interativa e intuitiva. Com uma série de elementos – a sua maioria gratuitos – é possível criar infrográficos a partir de um template, customizando o quanto for necessário, ou mesmo produzir um from scratch. O Canvas também permite upload de arquivos próprios.

Finalizada a produção do infográfico é possível salvar, compartilhar e reutilizar o design quantas vezes for necessária, online ou impresso.

 

 

E você, o que acha de usar infográficos no marketing de conteúdo? Compartilhe sua opinião com a gente no espaço de comentários!

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Conteúdo originalmente publicado em 5 de junho de 2014*

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