É verdade que a tecnologia já faz muito por nós e deve fazer cada vez mais, não só no trabalho mas também na vida diária. Ainda assim, o que a tecnologia nos fornece são apenas ferramentas e o uso que fazemos delas é o que determina sua importância nas nossas vidas.

A automação é o meio, não o fim

Nas empresas não é diferente, e de nada adianta contar com o mais completo arsenal de plataformas. Se não tivermos claro o propósito de cada uma delas dentro da estratégia do time e sem o devido engajamento daqueles que de fato devem operar as “máquinas”.

Dito isso, é fato que uma seleção cuidadosa e uma implementação rigorosa de plataformas de automação de marketing e vendas são capazes de otimizar a gestão, simplificar rotinas, ampliar a eficiência dos profissionais e das áreas internas, personalizar as interações com clientes e escalar processos.

No fim das contas, como em qualquer investimento, o objetivo é gerar mais resultados!

Conheça as diferentes categorias para a automação de marketing

Quando pensamos na área de aquisição, são 3 as categorias de plataformas digitais que buscam automatizar as ações de marketing e vendas. Os CRM (Customer Relation Management), MAP (Marketing Automation Platform) e CMP (Content Marketing Platform). Em cada uma destas categorias de plataformas as ferramentas focam em diferentes aspectos que explicaremos a seguir. Mas é importante lembrar que todas têm o mesmo objetivo final, auxiliar na aquisição, retenção e rentabilidade de clientes.

Cronologicamente as primeira plataformas a conquistar o mercado foram do tipo CRM. Estas focam nos clientes, tanto atuais quanto naqueles com grande potencial de se tornarem clientes, que costumamos chamar de oportunidades. Os CRM proporcionam aos profissionais de vendas e atendimento um maior conhecimento de sua base, uma abordagem mais adequada e eficiente e uma melhor gestão de equipes.

Posteriormente, os gestores perceberam que seria ainda melhor ampliar a automação, buscando obter e analisar dados que permitissem uma abordagem inteligente, não apenas com seus clientes e oportunidades, mas também com o público em geral, já que as mídias digitais proporcionaram uma nova dimensão e alcance para a comunicação entre as marcas e as pessoas.

Surgiram então as MAP – Plataformas de Automação de Marketing, que focam suas funcionalidades na segmentação, nutrição e qualificação de um público maior, que chamamos de leads, para que estes venham a se tornar oportunidades ao conhecerem melhor o trabalho de sua empresa. A integração entre MAPs e CRMs potencializa ainda mais a análise das conversões e permite um constante ajuste nas estratégias adotadas pela área de aquisição das empresas.

Por fim, não demorou para que toda essa engrenagem automatizada demandasse cada vez mais combustível para funcionar. E na era da informação, essa gasolina são os conteúdos produzidos pelas empresas, para atrair, informar e educar sua audiência, ganhar autoridade e divulgar suas marcas.

Então, para que os gestores de conteúdo pudessem dar conta de um volume cada vez maior de conteúdos produzidos, para audiências cada vez mais exigentes, surgiram as CMPs. Ao proporcionar mais eficiência, inteligência e agilidade ao gerenciamento dos conteúdos, as CMP’s otimizaram o trabalho de equipes, internas e terceirizadas, sem perda ou ruído na troca de informações e com controle dos prazos e dos processos relativos ao planejamento, produção, distribuição e análise de conteúdos diversos.

Como encontrar a solução certa em meio a tantas opções

Para fazer a melhor escolha, é preciso compreender as suas necessidades e como as diversas soluções se propõem a resolver as dores de cada empresa. De fato existem centenas de CRMs, dezenas de MAPs e algumas CMPs disputando o mercado – vimos que a cronologia do desenvolvimento explica esta disparidade – e cada ferramente procura se diferenciar e oferecer soluções mais adequadas a determinados nichos.

Então como saber quais as melhores para o meu time? Aqui não existe segredo, mágica nem bala de prata. O único jeito é estudar, pesquisar, conversar e ler sobre as soluções e funcionalidades existentes. O que seus concorrentes e empresas de outros setores estão empregando e posteriormente, buscar o contato com seus potenciais parceiros.

Mas calma, você pode iniciar sua pesquisa agora mesmo! A Contentools e a Inovatize se uniram para elaborar um GUIA COMPLETO DE AUTOMAÇÃO DE MARKETING E VENDAS no qual detalhamos as funcionalidades, diferenças e opções existentes no mercado e destacamos quais as plataformas mais utilizadas no momento e como cada uma delas pode ajudar a sua empresa a automatizar e escalar processos, maximizando seus resultados. Boa leitura!

 

 

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