Já parou para contar quantos artigos, ebooks, posts em redes sociais, vídeos e webinars você recebe ou lê por dia? Aposto que são dezenas! Somente via sistema WordPress são publicados mais de 1,5 milhão blog posts diariamente. O que isso significa? Que para sua empresa se destacar mediante essa avalanche de conteúdo, produzir bons materiais é apenas o começo. É necessário que cada peça de conteúdo seja destinada à pessoa certa, no momento certo e que faça parte de uma estratégia bem definida.

Ou seja: como todas as áreas da sua empresa, o marketing de conteúdo também demanda uma gestão eficiente. E organizar um calendário de conteúdo é uma boa forma de começar. Vamos entender melhor?

Como usar um calendário de conteúdo

Para funcionar, [tweetable alt=””]um calendário de conteúdo precisa conter bem mais do que simples datas e títulos.[/tweetable] Essa ferramenta tem como primeira função organizar o plano e as ações para evitar incluir peças que não façam sentido para os objetivos estratégicos da equipe de marketing. Para estabelecer um calendário de conteúdo, é necessário fazer o dever de casa primeiro, em três passos que vamos mostrar a partir de um modelo pronto de calendário de conteúdo que você pode usar gratuitamente.

1. Identifique as etapas do funil do marketing

A primeira pergunta a fazer é: quem são as personas da empresa? Em seguida, descubra as etapas que essas pessoas percorrem na jornada rumo à decisão de compra. O resultado, será uma pirâmide invertida, como esta abaixo.

estágio de compra

2. Saiba quais são suas metas

Não há fórmula mágica: você só vai chegar se souber aonde quer ir. O que isso significa? Que [tweetable alt=””]os objetivos do marketing de conteúdo precisam estar definidos do momento de partida[/tweetable], bem como quais as métricas apontarão que eles foram atingidos. A melhor forma de fazer isso é alinhando-os aos objetivos estratégicos da empresa.

A ideia precisa ser quantificada (atribua um valor que faça sentido. Ex.: aumento da base de clientes em 20%) e precisa ter data para acontecer (Ex. até 10 de dezembro). Descobrir o estágio atual do funil do marketing pode oferecer pistas importantes nesse processo.

definir metas

3. Priorize formatos de conteúdo e acompanhe a produção

São muitas as opções de produtos de conteúdo, tanto para empresas B2B quanto B2C: desde posts no blog e ebooks a quizzes, pesquisas de mercado, calculadoras e mais. Definir aqueles que fazem sentido para a estratégia da empresa é a primeira decisão, que precisa considerar os variados momentos da jornada de compra (do reconhecimento do cliente à decisão de compra) e o perfil do público-alvo (mais emocional ou racional).

calendário

Próximos passos, depois do calendário de conteúdo

Você fez o brainstorm com sua equipe, criou uma estratégia de conteúdo clara, com foco no público-alvo e nos objetivos de negócio, preencheu um calendário editorial. E agora? O trabalho de um profissional de marketing de conteúdo realmente nunca acaba. O próximo passo importante é acompanhar de perto o workflow de produção para que a publicação e distribuição funcionem no dia a dia da forma como você planejou. Em paralelo, observe as métricas para comparar as metas estabelecidas versus as alcançadas. Questione-se:

  • A estratégia é clara para toda a equipe e a empresa?
  • Você está direcionado às palavras-chave corretas?
  • A linguagem do conteúdo é adequada às personas e ao tom de voz da marca?
  • Quais taxas de conversão do funil do marketing podem ser otimizadas?

Um calendário de conteúdo, bem como toda a estratégia, demanda manutenção constante. E você, como organiza essas tarefas no dia a dia? Compartilhe com a gente suas dicas e desafios nos comentários!

calendario-de-conteudo-2015

 

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