Datas comemorativas e suas ações de marketing são sempre baseadas em boas intenções. Isso é o que garantem todas as empresas – em especial as que erram feio. O fato é que nem todas as ações atingem o resultado imaginado, isso não podemos negar.

Sempre que falamos em leads, há um mar de ação-reação que devemos considerar ao elaborar uma estratégia de marketing. A escolha da abordagem de uma campanha é quase uma investigação de filme policial, visando sempre que a sua empresa seja o mocinho, no final da história. Mas isso nem sempre acontece, certo? Sabemos que, uma vez cometida gafe com seu público, reengajar um lead em sua base é muito mais complicado que um processo de atração inicial. Mas e como se soluciona isso?

Tentando desvendar este mistério, fui atrás de Estratégias de Marketing para datas comemorativas que acertaram em cheio! Através da experiência da Allog, trago algumas reflexões sobre esta nova maneira de se relacionar com o cliente através do Marketing de Conteúdo. A Allog, empresa do ramo de logística de Itajaí-SC, inovou em sua estratégia de relacionamento com os leads em datas comemorativas, fazendo uso de um planejamento de estratégia de Marketing de Conteúdo. Eles contam agora porque e como fizeram isso.

De que forma a Allog apostou no Marketing de conteúdo e decidiu fazer diferente

O primeiro passo de uma ação de marketing é a análise daquilo que foi feito até então pela empresa e das reações geradas. A Allog percebeu que ações de marketing “mais do mesmo” podem estar diretamente relacionadas com descadastro da base de leads, o que não é nada bom. Foi então que a Allog optou por fazer diferente e escolheu incluir datas comemorativas em seu calendário de conteúdo de forma inteligente. Ou seja, as ações que simplesmente faziam os leads lembrar da data sem contextualizar ou entregar valor, acabaram. Elas pertecem ao passado.

Já pode falar “ações do passado”?

Sabe aquela caixa de e-mails lotada de mensagens com frases e artes vazias, apenas para desejar felicitações? Então: ações do passado. A Allog escolheu trabalhar datas comemorativas junto a seus leads de uma forma diferenciada, através de uma Estratégia de Conteúdo. Apostou em agregar valor e superar a expectativa de quem acessa aquilo que é ofertado em matéria de conteúdo. Gerando o tal “algo a mais” que todo mundo espera. Sabe de que forma essa estratégia foi pensada? Através da sinceridade.

Dê as boas vindas ao Marketing de Conteúdo sincero 

Datas comemorativas são, sem nenhuma dúvida, ótimas oportunidades para você atrair e engajar novos leads. Quando bem trabalhadas, essas datas acabam por posicionar sua marca de forma positiva na mente daqueles que já consomem seu produto ou serviço, também seu conteúdo. Se você sabe bem o que seu cliente quer consumir e consegue reproduzir isso nas sua Estratégia de Conteúdo, então você estará produzindo: conteúdo sincero.

A Estratégia de Conteúdo baseada na sinceridade nasce na simples atitude de conhecer o seu lead, especificamente em cada segmento empresarial. Chocolate e flores nas datas comemorativas todo mundo gosta, é fato. Mas será que é esse tipo de estratégia que fará com que o lead se sinta realmente compreendido pela marca? E ainda: será que isso fará com que ele perceba que você está se esforçando para se comunicar com ele?

Ações sinceras valem mais do que felicitações vazias e facilmente replicáveis, dentro de uma data comemorativa. A abordagem através de uma Estratégia de Conteúdo pode fazer pela sua empresa o que um mar de rosas, ou um de chocolate dificilmente faria, em matéria de engajamento. (Apesar de esta última ser particularmente atraente, não é mesmo?)

“Ao preparar uma estratégia de marketing, voltamos sempre ao valor que podemos agregar ao nosso serviço, ao produto que vendemos e como podemos consolidar isso no mercado em que estamos inseridos.”

Nícolas Reig – Allog Marketing Assistant

A Allog percebeu que suas estratégias anteriores de marketing para o Dia Internacional das Mulheres não estavam de acordo com o que o mercado estava pedindo e procurou entender o que se passa no universo feminino, de forma sincera. Como fez isso?

O Dia Internacional das Mulheres

Dentre as datas comemorativas mais difíceis de se abordar em nome de uma empresa, o Dia Internacional das Mulheres se destaca. Isso acontece por um motivo especial: poucas empresas realmente preocupadas em se posicionarem nesta data e muitas simplesmente querendo aparecer de alguma forma.

O resultado você já sabe: um histórico de ações desastrosas. A complexidade em adotar ações assertivas nesta data, se dá pelo fato de ser um dia destinado à reflexão e mudança de comportamento na sociedade. Mas…

Flores e chocolates

No passado, um buquê de flores era a única coisa que uma mulher poderia esperar em tal data. Em um ambiente de trabalho predominantemente masculino, podemos imaginar quem opinava nas ações do Dia Internacional das Mulheres, certo?

Eles.

Porém, hoje, a busca por melhores oportunidades de trabalho e a presença cada vez maior das mulheres nos ambientes empresariais demanda novas ações para o dia delas. O Dia Internacional das Mulheres passou a ser abordado por praticamente 100% das empresas, porém são poucas as que se preocupam em realmente fazerem diferente. Chega 8 de março e vemos mais do mesmo. Ou seja, o espaço digital fica minado com mensagens carinhosas, mas qual a relevância disso tudo para o público alvo? Será que os profissionais de comunicação estão pensando nisso ou simplesmente preenchendo seu calendário para não deixar a data “passar em branco”? Confie em mim, a Estratégia de Conteúdo vai fazer você nunca mais optar por esta última alternativa.

Agora, a real pergunta é: como fazer para que sua empresa não “passe em branco”?

Adeus, flores e chocolates. Olá, conteúdo relevante!

Através do contato com clientes, fornecedoras e as próprias mulheres presentes na empresa, a Allog percebeu que, mesmo sendo uma empresa B2B, poderia aproveitar a data para fazer algo diferente! Para isso, a empresa ouviu as mulheres e procurou encontrar a melhor forma de fazer com que seu público se sentisse compreendido, representado e valorizado. Compreender seu lead requer estar sensível ao mundo que ele vive e revisitar as características de seu perfil. Compreender é o primeiro passo para encantar.

No ano de 2018, a abordagem para comemorar esse dia foi feita através de conteúdo. Basicamente, a empresa criou conteúdo seguindo o seguinte raciocínio:

  1. Como podemos contribuir para que a profissional de logística seja realmente empoderada?
  2. Podemos transformar esse dia em uma semana toda de ‘presentes’ em formato de conteúdo?
  3. Que canal de fácil acesso podemos usar para transmitir esse conteúdo?

O resultado dessa raciocínio foi um plano tático de uma semana de conteúdo focado na profissional de logística. No início da semana, foram abordados temas com viés corporativo de forma mais geral. E, com o passar dos dias, os temas foram ficando cada vez mais claramente voltados para as profissionais mulheres. O tema principal foi sobre mulheres no mundo do Comércio Exterior, um assunto útil para essas profissionais.

O canal de comunicação escolhido foi o próprio Blog da empresa, então o conteúdo pode ser acessado com facilidade por qualquer visitante – e continuar recebendo acessos durante os meses seguintes.

A distribuição foi feita através de e-mail para uma base selecionada e também foram entregues presentes como gesto de carinho (os clássicos). Porém, ao contrário da maioria, a diferença é que, através dos conteúdos publicados no Blog da empresa, houve uma geração de valor durante um longo período de tempo, direcionada especificamente à persona. A ação rendeu ótimo feedback por parte das clientes, colaboradoras e fornecedoras e gerou novos leads para a base da empresa. Tal atratividade de leads foi a resposta direta à excelência na condução da Estratégia de Conteúdo voltada a datas comemorativas da Allog.

Pouco a pouco, nas datas comemorativas que se seguiram ao Dia Internacional da Mulher, a Allog foi testando quais maneiras de chegar até seus leads estavam surtindo mais feedback positivo. Ou seja, passaram a analisar resultados. Com base nesses resultados, decisões sobre temas, formatos de conteúdo, distribuição e objetivos puderam ser tomadas com mais assertividade. 🙂

O que podemos aprender com a Estratégida de Conteúdo da Allog nas datas comemorativas

Selecionei alguns insights poderosos sobre a Estratégia de Conteúdo que a Allog vem utilizando, ao abordar datas comenorativas. Tente imaginar estas dicas na realidade da sua empresa, juntamente com a de seus leads, para criar sua própria estratégia:

Crie conteúdo nichado para sua audiência (mesmo em datas abrangentes)

Era dia das mulheres, mas a Allog não precisou produzir uma campanha para todas as mulheres. Ela precisa focar em se comunicar com a sua audiência, certo? Então, sua campanha pode ser nichada para esse público. A assertividade existiu porque a empresa conseguiu produzir conteúdo relevante ao cruzar o fator mulher com o fator logística. Assim, ela mostra que é especialista, não generalista, e ainda garante que não está fazendo mais do mesmo.

Conheça as expectativas e dores de seus leads

Fale sobre o que realmente existe. O tal Marketing de Conteúdo sincero, que já mencionei. Para isto, o conhecimento de suas diferentes personas é essencial para que a produção de conteúdo alcance a efetividade esperada. Procure não disparar temas que não interessam especificamente aos leads que você pretende atingir.

Dissemine conhecimento, não apenas felicitações

O empoderamento do cliente deve sempre estar presente na Estratégia de Conteúdo, desta maneira, disponibilize conteúdo que agregue na jornada de conhecimento de seu lead.

Vá além do dia em questão

A abordagem da Allog consistiu de conteúdos diários, na proximidade da data. Isso gera ainda mais valor para seu lead, pois ele não precisa se limitar a interagir com você apenas no dia X. Além disso, essa atitude também faz com que o lead acesse o meio de comunicação da empresa mais vezes, aumentando o número de acessos e compartilhamentos.

Planeje o conteúdo considerando uma linha de raciocínio

Crie uma lista dos possíveis assuntos relacionados à data comemorativa que você queira trabalhar. Faça uma linha de conteúdos que tenha sentido para o leitor, garantindo sempre que um conteúdo esteja relacionado ao outro. Isso gera uma linha de raciocínio mais clara para quem está acompanhando cada publicação.

Deixe ir para deixar vir

Apostar em ações que não foram adotadas pela empresa anteriormente, pode significar sacrificar algumas práticas já consagradas. Mas toda mudança tem um pouco de deixar algo para trás também, tenha isso em mente. Mudar é bom. Testar é bom. Compilar os resultados é ótimo. E tomar novas decisões com base nos resultados já obtidos é melhor ainda!

Fica importante ressaltar ainda que Estratégias de Conteúdo estão intimamente ligadas à relação da empresa com seus leads. Não existe fórmula mágica replicável com resultados garantidos, assim como não existe uma base de leads igual à outra. Criar uma estratégia própria e adquirir o hábito do registro e análise de dados é determinante – quer dizer que você pode tomar decisões mais certeiras para o seu negócio (que é diferente de qualquer outro).

Agora é a sua vez!

O Marketing de Conteúdo está presente nas ações das empresas que hoje procuram se diferenciar no mercado, através do empoderamento de seus leads e do relacionamento sincero através do conteúdo. A Allog demonstrou que existe uma maneria diferente de conduzir ações nas datas comemorativas, utilizando de forma consciente uma Estratégia de Conteúdo para o Dia das Mulheres. Que datas você pode utilizar para criar conteúdos temáticos nichados?

E, mais importante ainda: que outros momentos você pode impactar através do Marketing de Conteúdo?

A resposta é: todo momento. O segredo está em conquistar seus leads (uma vez mais) todos os dias, atuando dentro de sua jornada de compra. Isso fará com eles se aproximem da empresa e criem uma relação mais forte de confiança. Atuar nesses momentos de maneira inteligente, útil e relevante fará com que você não seja uma empresa “mais do mesmo” – seja uma empresa “mais em tudo que importa”.

Já está pensando em quais serão suas ações para datas comemorativas e como encaixá-las em sua Estratégia de Conteúdo? Conheça mais sobre como organizar todo seu planejamento para os próximos meses dentro da Contentools e garantir qualidade, timing e relevância: converse com um consultor.

Como fazer marketing de conteúdo sem pirar

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.