“Com tanto conteúdo produzido e difundido online a cada segundo, como garantir que o marketing de conteúdo da nossa empresa terá destaque?”. Essa é umas das dúvidas que surgem aos empresários e profissionais de marketing que iniciam uma estratégia digital.

Entregar o conteúdo certo para a pessoa certa no momento certo aparece como um grande desafio e representa, ao mesmo tempo, o principal diferencial das empresas que conquistam altas taxas de conversão de visitantes em leads, oportunidades e clientes.

automação do marketing digital cumpre em boa parte a questão da entrega, mas o planejamento de um conteúdo exclusivo e original começa bem antes dessa etapa.

Para que o seu conteúdo seja campeão de audiência e de interação, vamos enumerar alguns pontos que parecem simples, mas precisam ser levados em conta na criação dos materiais.

Dicas para chamar a atenção do leitor

Conheça seu leitor para ter bons títulos

Cada pauta é uma história, um ponto de vista único sobre determinado conhecimeto. O modo de vender o post ao leitor não necessariamente se refere ao tópico principal, mas deve ser uma abordagem que parta do interesse do leitor. Isso significa incluir a palavra-chave usada pelo público-alvo, mas vai além disso.

Preste atenção aos tópicos mais debatidos no seu blog e redes sociais, aos posts com mais acessos e aos que geraram boas médias gerais, tanto de comentários quanto de compartilhamentos. Eles darão uma boa noção sobre as melhores escolhas de títulos.

Leitores em fase de descoberta do assunto costumam acessar e compartilhar listas e posts com dicas em formatos de tópicos. Já tutoriais funcionam com quem já passou da fase da descoberta e quer aprofundar o conhecimento.

Observar as fases do funil do marketing ajuda muito a ter um norte. Claro, cada público tem um perfil diferenciado, por isso testes são sempre bem-vindos. Agora, se você já experimentou artigos argumentativos e as respostas foram fracas ou nulas, não há motivos para insistir no formato.

Conhecendo o perfil do público você consegue perceber se basta apenas chamar a atenção do leitor, se perguntas funcionam (como no título que escolhemos para este post) ou se o melhor é criar um mistério e mesmo causar certa polêmica. Invariavelmente, o título deve gerar curiosidade. Mesmo quando o assunto é árido, buscar ligação com assuntos atuais ou tópicos debatidos publicamente pode funcionar.

Invista em imagens que chamem a atenção

Posts com assuntos polêmicos podem ser sucesso mesmo com pouca divulgação e até mesmo sem a imagem certa, mas isso não acontece o tempo todo. Posts interessantes com ótimas imagens atraem o leitor justamente pelo visual. Por essa razão que textos não tão empolgantes também podem fazer sucesso se aliar o texto à imagem certa.

Fotos criativas, vídeos, capturas de tela, infográficos, artes e até quadrinhos ou memes são boas opções para chamar a atenção de quem navega por redes sociais e feeds RSS. O assunto pode ser extremamente específico, mas sempre há um modo de chamar a atenção com uma bela imagem disponível nos bancos de imagem online.

Não esqueça, você está escrevendo para a internet

Na internet você não precisa ficar preso ao texto, à imagem, ao vídeo ou ao áudio. Faça sempre uma boa mistura de mídias no seu conteúdo, seja no post, seja na divulgação. Divulgue imagens e vídeos interessantes ou simplesmente faça que essas mídias ajudem a vender o seu material permitindo que ele tenha mais de um ponto interessante. Oferecer um podcast ou áudio post acompanhando o conteúdo em tetxo também é uma boa opção para oferecer variedade de formas de consumo ao seu público.

A regra mais conhecida da escrita para a internet indica que os textos não devem ser longos, mas isso não significa que eles devam ser superficiais. Aproveite que os títulos curtos dão mais abertura para a dúvida e aguce a curiosidade do seu leitor. Faça ele acessar seu material e posteriormente mantenha-o com você linha após linha, subtítulo após subtítulo. Além disso, é importante manter seu texto bem alinhado às regras de SEO, o que melhorará seus resultados junto aos mecanismos de buscas.

Mantenha o leitor a seu lado

Não perca as chances de dar suporte ao seu leitor por redes sociais, envio de emails direcionados ou pelos comentários de cada post: sempre há uma forma de fidelizar e contatar seu consumidor. Quanto mais retorno ele receber, mais à vontade ele se sentirá no seu site e mais posts seus aparecerão naturalmente nos feeds dele.

Mantendo o leitor conectado a você tornará possível possível conhecê-lo melhor e fazê-lo se sentir participativo em uma comunidade. Esses contatos poderão gerar assuntos novos para posts e ainda criam consumidores entusiastas.

Como você tem atraído a atenção de leitores para o blog da empresa? Comente abaixo!  

calendario-de-conteudo

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.