O Marketing de Conteúdo requer planejamento prévio

Um dos maiores desafios dos times de marketing de qualquer empresa hoje é manter a qualidade e a frequência na criação de conteúdos novos todas as semanas, em sintonia com sua estratégia de conteúdo e portanto com os interesses de seus clientes.

Uma das dificuldades deste processo é decidir como implementar seu marketing de conteúdo, no que se refere aos tipos de conteúdo e canais de distribuição. Como você já deve saber, é preciso levar em conta não apenas o estágio em que o leitor se encontra em sua jornada de compra, mas também qual o seu estilo na hora de tomar a decisão de compra: enquanto alguns são extremamente racionais, outros também levam em conta fatores emocionais. Por isso, estar presente nos canais certos e utilizando o formato certo para o seu conteúdo é tão importante!

Aqui na Contentools nós utilizamos em nosso planejamento uma ferramenta chamada Matriz do Marketing de Conteúdo. Trata-se de uma representação visual dos melhores tipos de conteúdo para cada estágio e perfil de consumidor.

Matriz do Marketing de Conteúdo

Por exemplo, para pessoas que estão iniciando sua pesquisa e não conhecem a solução que sua empresa oferece, muitas vezes será preciso conscientizar esta audiência antes sobre o problema que vocês resolvem. Esta “educação” de mercado pode ser feita de forma mais racional, através de artigos como este, infográficos, guias. Mas além disso, seu marketing poderá atingir mais pessoas se investir também em materiais que entretenham o público, como quizes, jogos, branded-videos ou virais.

Mesmo no momento da decisão de compra, no qual o consumidor já esta decidido a investir na solução de seu problema mas ainda está se informando quanto às opções existentes no mercado, a informação pode chegar até ele por diferentes formatos.

Por exemplo, os mais calculistas priorizam materiais mais frios e objetivos, como tabelas de preços e funcionalidades, calculadoras, estudos de caso. Já consumidores com gatilhos de consumo mais afetivos podem procurar se informar quanto à reputação do produto/empresa em sites de avaliações, fóruns de comunidade ou após conversar pessoalmente com seus representantes em eventos, presenciais ou online.

Mundo Ideal X Mundo Real

Acontece que na prática nem toda empresa tem fôlego pra produzir o tipo de conteúdo que quiser, na hora que quiser. Às vezes a equipe não tem um designer, faltam equipamentos de vídeo, ou algum outro tipo de recurso técnico. Calma! Em maior ou menor grau, toda empresa enfrenta limitações de algum tipo no seu marketing e a mágica é fazer o melhor suco com os limões que a vida nos proporciona.

Então é preciso levar em conta os dois lados da moeda: otimizar seus recursos para produzir os conteúdos mais adequados para cada estágio na jornada de compra de seus potenciais clientes.

Colocando tudo isso na balança e levando em conta os vários tipos de conteúdos que o seu público consome, o planejamento fica um pouco mais complexo e interessante, não é mesmo?

Nossa solução:

Para facilitar o nosso planejamento e também de nossos clientes e parceiros, criamos a versão interativa da Matriz do Marketing de Conteúdo. Em apenas 3 passos você informa quais os recursos técnicos que dispõe no seu marketing e a ferramenta indica em quais tipos de conteúdo você deve investir para otimizar seus resultados! Além disso há links de referência para saber mais sobre todos os ícones presentes na matriz.

Lançamos a ferramenta em conjunto com a Hubspot, e nos primeiros dias já tivemos mais de 15 mil acessos e muitos contatos positivos, de profissionais de marketing do Brasil e do mundo inteiro!

Matriz

Use e abuse da ferramenta, explore e teste novas fronteiras no seu Marketing de Conteúdo. Por fim, lembre-se que é fundamental parar periodicamente para avaliar a performance dessas ações, corrigir rumos e otimizar os resultados futuros, antes de reiniciar um novo ciclo.

E conte pra gente como foi!

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