Nos últimos anos, o marketing passou por diversas mudanças influenciadas por muitos motivos como novas tecnologias, fatores econômicos e por novas necessidades do consumidor. Quando você gerencia uma equipe de marketing, precisa acompanhar as tendências para que seu time não se torne alvo fácil em um momento de corte.

A concorrência é cada vez mais equilibrada e adquirir mais clientes, negócios e, consequentemente, lucro, não é nada fácil. Mas existem atitudes que podem não só facilitar esse processo, tornar o dia a dia menos trabalhoso e deixar seu negócio mais organizado e produtivo.

E o melhor é que isso pode ser mais fácil do que você pensava, bastando apenas mudar algumas coisas. Quer descobrir as melhores maneiras de fazer isso? Então leia o texto a seguir e confira:


1 – Simplifique os
processos

Muitos processos nas mais diversas empresas são extremamente complexos, desnecessariamente. Um gestor inteligente não só vai querer simplificá-los como também torná-los mais eficientes. Isso gerará um impacto positivo na produtividade e com o tempo o reflexo será em uma capacidade muito maior de lucro. O primeiro passo para fazer isso? Adotar a tecnologia disponível e deixar sua precisão trabalhar a favor dos resultados da empresa!

2 – Deixe as planilhas e arquivos para trás

A partir do momento que você deixar a tecnologia entrar na sua gestão, será hora de planilhas e arquivos ficarem no passado. Eles não só ocupam espaço, como são antiquados e possuem diversos problemas como a possibilidade de perda, a deterioração com o passar do tempo e o fato das informações ficarem em locais separados, dificultando o acesso e o controle. Estas planilhas, obviamente, não estão integradas entre todas as áreas e entre os departamentos, o que faz com que elas precisem ser revisitadas e analisadas manualmente com muita frequência. Isso não só propicia falhas, como também consome tempo preciso de expediente de profissionais que poderiam estar se dedicando a outros projetos e melhorias.

3 – Faça home office

Trabalhar em casa pode ser extremamente recompensador, e muitos profissionais estão adotando esse método, ao contrário do que se fazia há alguns anos, onde todos tinham uma sala comercial.

Uma pesquisa publicada pela Harvard Business Review mostrou, em determinado experimento, que a produtividade dos funcionários que trabalhavam em casa era 13.5% maior, em comparação com os que estavam no escritório. Além disso, trabalhadores remotos não gastam a energia elétrica da empresa, não desgastam suas instalações e equipamentos, nem usam materiais e suprimentos da empresa. Até mesmo a necessidade de aluguel de salas diminui.

4 – Compartilhamento de Arquivos

Ao disponibilizar uma “única fonte da verdade”, onde os arquivos mais usados pela empresa estão guardados na nuvem e com acesso remoto por qualquer dispositivo móvel, o tempo gasto pelos funcionários para abrir e responder e-mails (que pode comprometer até 20% da jornada) desaba, principalmente se estes arquivos forem editáveis em tempo real e por vários usuários simultaneamente.

O Dropbox, o Box e, com possibilidade de edição em tempo real, o Google Drive e o OneDrive são alguns dos mais conhecidos.

5 – Deixe a tecnologia lembrar suas tarefas

Você já deve conhecer o Evernote. Trata-se de um dos aplicativos de produtividade mais consagrados e elogiados do mercado, e ainda por cima é de graça! Funcional e prático, o app pode ser instalado em celulares Android, Windows e iOS. Multitarefa, o Evernote faz um pouco de tudo: agenda tarefas, faz anotações importantes e salva documentos e imagens. O acesso aos dados é otimizado, pois o app armazena as informações na nuvem e de forma organizada. Vale a pena ter!

Considerados por muitos os principais culpados pela dificuldade em se concentrar, os smartphones podem ser grandes aliados se usados corretamente, e os aplicativos de produtividade que listamos aqui são prova disso.

6 – Adote um software de gestão financeira

Esse é o passo definitivo para que qualquer empresa ganhe muito em organização e produtividade. Eles podem ser uma excelente solução para simplificar os processos e, quando o assunto é gestão financeira, não há nada mais eficaz. Uma sugestão que temos para você é o QuickBooks ZeroPaper. Ele permite gerar relatórios de resultados, trazer mais controle das finanças, como contas a pagar e receber e até auxiliar na montagem de um plano financeiro. Toda essa eficiência operacional pode aumentar a lucratividade e reduzir prejuízos, pois até o controle de tributações fica mais simples de ser feito.

E você, como faz para aumentar a produtividade e a organização em sua empresa? Compartilhe suas experiências e lembre-se de de conversar com um consultor da Contentools para otimizar a gestão da sua estratégia de marketing de conteúdo!

 

 

 

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.