Como gerente de marketing, você sabe que muitas vezes a lacuna que fica entre a ideia super legal que você criou e a concretização dela é uma equipe de pessoas que possam ajudar você no operacional dessa ideia! Quando falamos da concretização de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, essa lacuna é o que muitas vezes faz com que gerentes de marketing decidam postergar o início da criação do seu conteúdo. O projeto até existe, mas acaba ficando sempre para o próximo semestre (ou para o próximo ano!) e o resultado você já sabe: muito dinheiro gasto em campanhas pagas de anúncios pela web buscando trazer tráfego para o site (já que, sem conteúdo no site, o tráfego orgânico só cai ou se mantém estável em quase zero).

Bom, talvez isso aconteça com você caso não tenha uma parceira como a Contentools a seu dispor. Uma empresa parceira que o ajude na formação do seu time ideal de conteúdo – aquele que irá preencher essa temida lacuna! Para que você entenda como funciona a dinâmica da Contentools como parceira de gerentes de marketing do mundo todo, montamos este artigo com a descrição do processo de composição de um time ideal de conteúdo!

Primeiro de tudo: qual a importância de montar um time ideal de Marketing de Conteúdo?

Toda empresa que decide apostar no marketing de conteúdo espera conseguir um retorno sobre o seu investimento. Esse tão esperado retorno pode significar conquistas diferentes para cada empresa, mas a sua concretização sempre dependerá de uma série de esforços coletivos – os esforços de um verdadeiro time!

No caso do marketing de conteúdo, esse time precisa ser formado por profissionais de conteúdo que sejam de fato profissionais! Pessoas com plena confiança no que estão fazendo. Nesse contexto, garantir o retorno sobre o investimento irá depender diretamente da composição de um time ideal de Marketing de Conteúdo.

Quais são as características essenciais que os profissionais de um time ideal de Marketing de Conteúdo devem ter?

Agora já vamos começar a falar um pouquinho sobre a nossa experiência com times de Marketing de Conteúdo aqui dentro da Contentools. Durante esses anos acompanhando casos de sucesso de times de marketing do mundo todo, percebemos que o sucesso depende de mais detalhes que apenas montar um time com um bom gestor de conteúdo, ao menos um redator e um editor.

Pois é, além dessas funções específicas, os profissionais também precisam ter algumas características qualitativas. Entre essas características, percebemos que cada pessoa de um time ideal de Marketing de Conteúdo deve ser capaz de:

  • Compreender o que é Marketing de Conteúdo;
  • Entender com facilidade sua estratégia de conteúdo;
  • Escrever com propriedade sobre conteúdos específicos da sua área de atuação;
  • Ser um leitor assíduo e se manter sempre atualizado em relação ao mercado;
  • Cumprir com todos os prazos estipulados;
  • Comunicar-se com clareza e facilidade
  • Sentir-se parte essencial do time e estar comprometido com a busca dos objetivos definidos!

A lista não é tão pequena quanto gostaríamos. Afinal de contas, quando lidamos com pessoas, dar atenção aos detalhes sempre vale a pena! Considerando cada uma dessas características como realmente essencial para montar um time ideal de conteúdo, a dúvida que fica é:

É possível montar um time ideal de Marketing de Conteúdo?

Tendo em vista toda a lista de características qualitativas que interferem diretamente na composição da equipe ideal, você já deve imaginar que montar um processo para conseguir encontrar esses profissionais deve exigir algum investimento de tempo, não é mesmo?

Foi por perceber toda essa dificuldade que gerentes de marketing tinham em encontrar e selecionar sozinhos os seus profissionais, que a Contentools oferece uma Comunidade de Profissionais de Conteúdo para seus clientes e parceiros – e garante que esses profissionais tenham as características necessárias para oferecer um trabalho de alta qualidade! Aqui neste artigo mencionamos os detalhes que levamos em consideração na seleção de profissionais para a Comunidade Contentools, vale a pena conferir!

O acesso de clientes e parceiros da Contentools a essa Comunidade é completamente gratuito! E lá dentro, cada cliente e parceiro, pode montar seu time ideal sem precisar passar emails para todos seus contatos em busca de indicações ou solicitar indicações de pessoas estranhas no LinkedIn (para depois ter que conversar com cada profissional e filtrar até chegar em alguém mais ou menos legal). O processo para encontrar um profissional na Comunidade Contentools é rápido e simples. Por isso, montar um time ideal de Marketing de Conteúdo não só é possível, como é muito fácil, pois a gente faz a parte difícil de encontrar e selecionar para você!

Como um parceiro da Contentools monta seu time ideal de Marketing de Conteúdo?

Muito bem, agora já sabemos que não só é possível montar um time ideal de conteúdo, como é prático. Então digamos que você se torne um cliente ou parceiro da Contentools, como seria a montagem desse seu time ideal de Marketing de Conteúdo? Descrevemos aqui os passos principais.

Passo 1: Definir o tipo de profissional necessário para montar o seu time ideal

Antes mesmo de abrir a Comunidade da Contentools, é necessário ter em mente quais são os profissionais de que você precisa para montar seu time ideal! E é claro que você não precisa fazer isso sozinho! Para isso, você terá o apoio de seu consultor de vendas e do seu consultor de implementação. É provável que logo na sua primeira reunião com seu consultor de implementação, ele já tenha uma sugestão de time ideal para você! De qualquer forma, ele ainda vai querer entender um pouco melhor as suas necessidades para ter certeza de que esse será o time ideal!

Ah, após a sua implementação, talvez você ainda precise aumentar seu time (ou até mesmo criar um time novo para um projeto especial que acabou de surgir!). Que legal! Você também pode contar com a nossa experiência para te ajudar a definir isso. Afinal, enquanto for cliente ou parceiro da Contentools, você sempre terá o acompanhamento de um Consultor de Sucesso, cujo único objetivo é fazer com você alcance os seus objetivos! Legal, não é?

Então, digamos que junto do seu consultor de implementação, você tenha percebido que irá precisar de um time de um redator e um editor – e você fará o papel de gestor de conteúdo, criando ideias e acompanhando a criação do conteúdo. Além disso, você precisa que esse redator seja especialista na área de atuação da sua empresa. Qual o Passo 2?

Passo 2: Encontrar o time ideal de Marketing de Conteúdo dentro da Comunidade Contentools

Como cliente ou parceiro da Contentools, você tem acesso à Comunidade Contentools através da sua plataforma. Ao acessar a comunidade, você verá centenas de perfis de profissionais de conteúdo que foram pessoalmente selecionados pela nossa equipe e passaram por um processo de curadoria extenso para chegar até ali. Cada profissional possui um perfil com informações sobre a sua formação, experiência profissional e até mesmo exemplos de conteúdos já produzidos por ele.

E como você fará para não se perder nesse mar de profissionais – e conseguir ir logo de encontro ao profissional que você realmente precisa? É fácil! É só filtrar os perfis de acordo com o tipo de profissional que você busca e clicar no perfil que parecer interessante para analisar com mais profundidade.

Tomemos o redator especialista na sua área de atuação como exemplo. Você poderá aplicar o filtro de redator (para que apenas redatores apareçam para você) e depois selecionar a área de atuação também. Assim, você terá uma seleção de profissionais que se encaixa exatamente o perfil que você busca.

Passo 3: Alinhar expectativas com os candidatos para seu time ideal de Marketing de Conteúdo

Após filtrar os perfis e chegar àqueles que lhes interessam é hora da avaliação das informações disponíveis e de fazer primeiro contato. Como você terá uma relação direta com o seu time de profissionais de conteúdos, há alguns pontos importantes de alinhar, e isso deve ser feito antes mesmo do início da produção de textos. Afinal, este profissional não é simplesmente um terceirizado. Ele irá realmente fazer parte do seu time e se envolver com o projeto – a única diferença é que ele vai trabalhar de casa. Nesse momento, os pontos que geralmente precisam de alinhamento são:

A) Envolvimento do profissional na sua Estratégia de Marketing de Conteúdo

Quanto mais esse profissional estiver envolvido com seu time interno e entender seus objetivos com sua Estratégia de Marketing de Conteúdo, mais longe vocês irã juntos (e em menos tempo!). Então, compartilhe com ele a descrição de suas personas, os aprendizados que você já possui e os esforços que já fez. Caso mais de uma pessoa trabalhe na sua equipe interna, apresente o time completo para gerar esse vínculo de pertencimento. Tudo isso pode parecer detalhe, mas tratar seus parceiros como pessoas e as fazer sentir bem-vindas e importantes é essencial para ir de encontro aos melhores resultados!

B) Descrição dos temas dos conteúdos que serão abordados

Você como cliente deve passar uma breve descrição dos temas e da profundidade que você quer que cada tema seja abordado por esses profissionais. Nesse momento todos devem ser francos para que o profissional consiga ir de encontro com a expectativa que você possui! Alinhar o nível de conhecimento necessário é primordial na hora de escolher o novo membro do seu time.

C) Definição da demanda de conteúdos dentro de um período x de tempo

Antes de fechar negócio com um profissional é importante conversar com ele sobre quantos conteúdos você precisa que ele crie ou edite por mês (ou por semana). Assim, ele pode confirmar para você que terá disponibilidade para entregar todos os materiais dentro do prazo e da qualidade que vocês estipularam juntos.

Se você ainda estiver em dúvida quanto a frequência ideal de postagens, confira este artigo: Qual frequência e tamanho de artigos de blog geram mais resultado?

D) Negociação de preços e prazos

Ah, sim, chegamos ao momento de negociação. Para facilitar este momento, a Contentools disponibiliza uma tabela base de valores – com a qual os profissionais de conteúdo estão 100% de acordo. A tabela garante a valorização desse profissional e também a praticidade para que você possa pré-aprovar orçamentos de conteúdo com o seu financeiro. Lembre-se de que você está negociando com uma pessoa do outro lado da tela e de que ela está se disponibilizando a ajudar você na criação do conteúdo que você tanto precisa para que sua estratégia alcance os resultados de que sua empresa precisa.

Nesse momento você também vai definir os prazos de entrega de cada tipo de conteúdo. É possível que seu redator precise de mais prazo que seu editor, por exemplo. Ou que um conteúdo de 1000 palavras precise de 5 dias para ser escrito, e um ebook de 3000 palavras precise de 10 dias, por exemplo. Lembre-se de que nunca precisará fazer isso sozinho: além de poder conversar com os profissionais sobre os prazos que eles sugerem, você sempre terá um consultor à sua disposição para guiar seus passos e tirar duvidas!

Passo 4: Convidar seu time ideal de Marketing de Conteúdo para o seu projeto!

Após o alinhamento de tudo que é importante, chegou a hora de convidar o seu time ideal de Marketing de Conteúdo para participar do seu projeto! Esse convite é feito colocando o email de cada profissional e selecionando sua função. Ao aceitar o convite, cada profissional poderá começar a colaborar para a criação do conteúdo que você precisa para manter sua estratégia gerando o tráfego que você busca e convertendo seus visitantes em leads!

como convidar um profissional de conteúdo para seu time ideal de marketing

Lembre-se de que, daqui para frente, além de ter um time ideal de Marketing de Conteúdo, você ainda poderá acompanhar o desenvolvimento de todos os materiais feitos por esse time dentro da plataforma da Contentools. Para conhecer todas as outras diversas funções às quais você terá acesso através da plataforma, converse com um consultor da Contentools!

Agora é a sua vez!

Sim, é possível montar o time ideal! Mas sem um parceiro que te ajude nesse processo, fica difícil e custoso! A Comunidade Contentools irá te ajudar a economizar tempo – e te prevenir de uma dor de cabeça nesse processo. Converse ainda hoje com um consultor da Contentools e conte com ele para ajudar a montar seu time ideal de Marketing de Conteúdo!

Também recomendamos para você:

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.