Muito se tem falado sobre como o marketing de conteúdo pode alavancar a imagem de um negócio e potencializar as vendas atraindo consumidores. No entanto, pouco falamos sobre como outros departamentos podem se beneficiar com uma estratégia de conteúdo bem executada.

Pronto. Resolvemos finalmente trazer essa reflexão. Neste artigo, você verá como os vários departamentos de uma empresa podem obter resultados com o marketing de conteúdo. Acompanhe!

4 departamentos que podem se beneficiar com o marketing de conteúdo

Vamos olhar além do Marketing: veja, a seguir, como uma boa estratégia de conteúdo pode beneficiar quatro departamentos de qualquer empresa.

4. Marketing de conteúdo no departamento de vendas

O conteúdo é uma forma eficaz de dar autoridade para a equipe de vendas. Vamos pensar em duas situações: na primeira, você é abordado por um vendedor em seu perfil no LinkedIn. Ele te adiciona e manda uma mensagem particular falando sobre seus produtos e serviços. Como seria sua reação?

Agora imagine que você baixou um e-book no blog de uma empresa. Algum tempo depois, você recebe no e-mail que forneceu em troca do conteúdo o contato de um vendedor que lhe dá as boas-vindas e lhe entrega um link para um artigo com informações relevantes que respondem às suas necessidades atuais.

Qual desses vendedores têm mais chances de ganhar sua simpatia e iniciar uma conversa? A resposta é óbvia: quem lhe ofereceu conhecimento terá mais chances de conquista.

O valor que o departamento de vendas pode entregar por meio do conteúdo surte muito mais efeito do que uma abordagem intrusiva. É o que revelou uma pesquisa realizada com CEOs e executivos de vendas americanos: 74% dos entrevistados concluiu que o conteúdo é essencial para conquistar clientes potenciais.

— Leia também: Como usar o marketing de conteúdo para aumentar suas vendas.

3. Marketing de conteúdo nas Relações Públicas

Ao invés de abordar os jornalistas e esperar que a imprensa faça citações positivas sobre a marca, repercuta notícias corporativas etc., muitas empresas estão investindo em conteúdo próprio para alavancar suas estratégias de relações públicas.

Assim, manter blogs e newsletters com conteúdo altamente relevante tem se mostrado muito mais eficiente do que o famoso “folow up” (assessores de imprensa enviando releases e pleiteando publicações dos repórteres).

De acordo com uma pesquisa recente feita pela MarketWired, 64% dos profissionais americanos de RP e de marketing deverão aumentar seus esforços de marketing de conteúdo em 2016. Esse número faz sentido, considerando-se que 91% dos jornalistas usam motores de busca para encontrar histórias e dados para suas reportagens.

2. Marketing de conteúdo no RH

Bem executada, uma estratégia de conteúdo pode ser útil tanto na comunicação interna quanto para o recrutamento. Os profissionais de RH e Endomarketing sabem que a informação tem um forte apelo na formação da cultura interna e, cada vez mais, estão se convencendo de que podem criar uma marca de empregador forte compartilhando conteúdo de qualidade.

Para se ter uma ideia, em 2014 a Wells Fargo, uma empresa pública de serviços financeiros nos Estados Unidos, anunciou que economizou 50% dos recursos que normalmente utilizava para recrutamento e seleção de candidatos apenas compartilhando histórias no LinkedIn. Mais de 20% de suas contratações aconteceram a partir da atração de profissionais qualificados em ações na maior rede social profissional do mundo.

— Leia também: 5 empresas que estão mandando bem com o Marketing de Conteúdo.

1. Marketing de conteúdo no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)

Em 2014, a Sony gastou em média 7 Euros por telefonema de atendimento ao cliente para ajudar os usuários a solucionar alguns problemas com um modelo de aparelho de televisão específico. Foi então que a companhia resolveu investir em marketing de conteúdo. Com a publicação de um simples artigo sobre o assunto num fórum de discussão, a empresa economizou 147 mil Euros depois que o texto foi visualizado por mais de 42 mil pessoas nas duas primeiras semanas.

Esse é um grande caso de sucesso da utilização do conteúdo para o serviço de atendimento ao consumidor. Solucionar as dúvidas dos clientes e evitar que eles tenham que pegar o telefone e esperar na fila do call center é, sem sombra de dúvidas, uma excelente forma de usar o marketing de conteúdo para beneficiar o SAC.

— Leia também: Estratégia de conteúdo para fidelização de clientes.

Sua empresa já utiliza Marketing de Conteúdo em seus diversos departamentos? Você gostou dessas dicas? Fale com nossa equipe para receber mais insights!

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.