Colocar uma estratégia de conteúdo de sucesso em prática requer tempo e braços. E para que isso realmente ocorra, é necessário ter alguém dedicado a esse projeto na sua empresa, alguém que vai planejar e acompanhar a execução de perto, garantindo que tudo se mantenha nos eixos.

Mas como deve ser essa pessoa?

Onde encontrá-la?

Quais serão suas responsabilidades?

Nesse post vou explorar um pouco da minha experiência com Gestores de Conteúdo de todo o mundo e ajudar você a traçar o perfil e encontrar esse profissional!

Por que devo contratar um Gestor de Conteúdo dedicado inteiramente à minha estratégia de conteúdo?

O motivo é simples: alguém precisa tomar essa responsabilidade como sua.

Para que uma estratégia de Marketing de Conteúdo seja criada com assertividade e saia do papel, é necessário que ela receba atenção, tempo e dedicação. Ou seja, alguém precisa se dedicar para ela continuamente.

E a dedicação não é pouca, viu? Para fazer Marketing de Conteúdo que gera resultado, é essencial cuidar de todos os pilares: planejamento, criação, distribuição e análise. Esse ciclo se repetirá ao longo de todo o tempo, sendo lapidado com base nos resultados obtidos em termos de crescimento em visitantes, leads e conversões.

Uma pessoa que cuide desse ciclo continuamente, irá aprender muito a cada novo ciclo – acumulando um know-how muito precioso. Onde você quer que esse know-how seja mantido: dentro ou fora da sua empresa? É claro que ele será melhor aproveitado aí dentro! Por isso você precisa de um profissional que possa ficar focado em fazer as coisas acontecerem e reaplicar todo o conhecimento obtido.

ciclo do marketing de conteúdo

Qual o perfil de Gestor de Conteúdo que devo buscar?

Para que você encontre o Gestor de Conteúdo ideal para você, é importante ter em mente a diferença entre os pontos essenciais para compor o seu time e os pontos que seriam apenas diferenciais para isso. Geralmente, as características essenciais são aquelas que não podemos treinar alguém para ter.

Por exemplo, como a pessoa que irá assumir a gestão do seu conteúdo precisa estar bem atualizada em relação ao que está acontecendo na sua área de atuação, é importante que ela tenha interesse real sobre seu setor. Você até poderia treiná-la com conteúdo técnico sobre todo seu produto, mas qual seria o propósito de fazer isso caso ela não tenha interesse genuíno sobre o assunto?

Outro fator que você deve relevar é a importância de ter um profissional mais sênior em Marketing de Conteúdo ou não. Caso você esteja começando o setor agora e haja pouco conhecimento e experiêcia interna acerca disso, talvez seria mais indicado trazer para sua empresa alguém que já possua conhecimento técnico na área – alguém mais sênior. Agora, se a sua empresa já faz Marketing de Conteúdo há algum tempo, já tem a estratégia delineada, processo de produção claro, entende de SEO e distribuição e possui experiência analisando resultados e tomando decisões em cima deles, você pode optar por um Gestor de Conteúdo mais júnior.

Então, para que isso tudo fique claro, faça uma lista de características essenciais e outra de características diferenciais.

Características essenciais de um Gestor de Conteúdo

Decidi trazer aqui algumas das características que geralmente consideramos essenciais e você pode incluir na sua lista, veja só:

  • Interesse genuíno no seu mercado de atuação: essa pessoa terá que ler muito sobre isso e imergir nesse universo, então é importante que seja realmente do interesse dela.
  • Excelente comunicação oral e escrita: essa característica é importante para quase todos os tipos de trabalho e é especialmente importante para seu Gestor de Conteúdo. Afinal, esse profissional terá de inspirar profissionais de toda sua empresa a compartilharem seu conhecimento e transformar essas informações em conteúdo relevante para o mercado.
  • Raciocínio verbal: conseguir organizar bem ideias e relacioná-las de forma clara.
  • Perfil de liderança: seu Gestor de Conteúdo irá ter que lidar com toda a equipe de produção de conteúdo, que pode incluir redatores, revisores, editores, designers e tradutores, por exemplo. Ele será o principal responsável por fazer essas pessoas trabalharem bem em conjunto e manterem o foco nos objetivos, por isso precisa ser um bom líder.
  • Organização e cumprimento de prazos: vários conteúdos sendo produzidos ao mesmo tempo em momentos diferentes do processo? Seu gestor precisa conseguir organizar todos eles de forma que os prazos sejam respeitados.
  • Visão analítica: é importante que seu Gestor de Conteúdo goste de gráficos e números também, pois ele precisará analisar os resultados de seus conteúdos para conseguir tomar decisões com embasamento.
  • Criatividade: sim, seu gestor também deve ser uma pessoa criativa. Afinal, ele irá se deparar com assuntos difíceis e complicados em inúmeras situações – e precisa ser capaz de transformar isso em conteúdos que façam sentido para o público, o que nem sempre é uma tarefa fácil!
  • Insaciedade por conhecimento: você quer ter um Gestor de Conteúdo que não se satisfaz com o conhecimento que possui atualmente! Quanto mais pró-ativo em relação ao seu aprimoramento profissional, mais rápido seu Gestor irá evoluir e manter você e sua estratégia sempre atualizados, de acordo com as novidades do mercado!

Características relevantes de um Gestor de Conteúdo

Além das características essencias, há aquelas que são relevantes também, mas podem ser consideradas apenas diferenciais competitivos, como:

  • Simpatia por sua solução: por mais que você acabe tendo que treinar esse profissional para que ele obtenha conhecimento sobre sua empresa e estratégia, é legal que ele já tenha interesse pelo seu produto ou serviço e veja valor claro no que voce oferece.
  • Conhecimento em Marketing de Conteúdo: compreender os pontos principais e conhecer alguns hacks.
  • Experiência em Marketing de Conteúdo: se o profissional já tiver experiência com boas práticas de SEO, visão de UX aplicada à escrita, criação de estratégia e outros fatores, melhor!
  • Bom nível de leitura em inglês: Parece que inglês pode ser irrelevante caso sua solução seja 100% voltada ao Brasil, mas não é. Quando o assunto é Marketing, poder ler e se informar através de conteúdos em inglês é um diferencial tremendo! Caso seu gestor de conteúdo possa fazer isso, ele poderá estar sempre atualizado em relação às mais novas tendências, tecnologias e hacks que existem por aí!

Em geral, é importante ter em mente que uma formação na área contribui, mas mas não é essencial. Talvez, um gestor de conteúdo que tenha simplesmente interesse em comunicação e Marketing e que estude algo relacionado ao seu setor também possa se dar bem nessa função! Talvez você já tenha uma pessoa com esse perfil aí dentro da sua empresa e nem saiba! Talvez você encontre um jornalista, publicitário ou bacharel em marketing pronto para encarar o desafio! Enfim, as possibilidades são muitas! O importante é que essa pessoa esteja sempre aberta para aprender muito! Pois o Marketing de Conteúdo está sempre em movimento e é necessário manter-se em movimento com ele – aprendendo e testando novas técnicas continuamente.

Responsabilidades atribuídas ao seu Gestor de Conteúdo

Você notou que já descrevi algumas das responsabilidades desse profissional acima, certo? Mas vamos fazer um check list pra facilitar? Veja abaixo algumas das principais tarefas e responsabilidades do seu gestor de marketing de conteúdo:

Estratégia de conteúdo

  • Criá-la (caso ainda não exista);
  • Mantê-la atualizada de acordo com a visão e os objetivos da empresa.

Execução de conteúdo

Distribuição do conteúdo

  • Definir um calendário editorial;
  • Organizar datas de publicações;
  • Garantir frequência e volume adequados aos objetivos da empresa;
  • Aplicar boas práticas para alcançar bom posicionamento nos mecanismos de busca (SEO).

Análise de resultados

  • Analisar o impacto e o resultado das publicações;
  • Detectar publicações mais bem sucedidas;
  • Testar novas abordagens;
  • Implementar nova estratégia, caso necessário.

Em resumo, um Gestor de Conteúdo não nasce pronto – está em constante desenvolvimento!

Conversamos com Gestoras de Conteúdo experts em suas áreas para enteder um pouco mais sobre seu dia a dia e suas principais habilidades. Percebemos que o mais essencial para ser um profissional dessa área é a contante vontade de se desenvolver. Aqui estão as demais características que se destacam nessa pessoa:

A Anatomia de uma Gestora de Conteúdo

E aí, sua Gestora (ou Gestor) de Conteúdo é bem assim? Compartilhe com ela esta imagem para que ela também consiga ter uma visão mais clara de suas características mais fortes!

Agora é a sua vez!

Mesmo que seu time de Marketing seja pequeno, invista em pelo menos um responsável capacitado voltado para Marketing de Conteúdo. Ter um profissional que pode atribuir com tempo e dedicação para essa área fará um tremendo diferencial nos resultados obtidos.

Se você encontrar um profissional que já possua experiência, ótimo! Se não encontrar, invista na capacitação desse profissional com treinamentos específicos. Aliás, aqui está um artigo com dicas de cursos gratuitos e pagos que irão ajudar no desenvolvimento desse profissional.

Esse profissional poderá trabalhar com um time misto, economizando recursos e otimizando tempo, desde que seja um time fixo, com conhecimento aprofundado da empresa, do seu tema, do seu negócio, um time com o qual você ainda manterá o controle dessa área tão vital.

Também recomendamos para você:

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.