No último Dia da Mulher, montei um e-mail com várias contribuições das mulheres do time Contentools para a área de Marketing de Conteúdo. Foi o jeito que encontrei para lembrar nossa base de leads que o que as mulheres querem é simplesmente poder contribuir com o que amam fazer. Assim como qualquer ser humano.

Para minha surpresa, a resposta a esse e-mail foi incrível – especialmente as que vieram de mulheres da nossa base! Muitas delas mencionaram o quanto se sentiram representadas. Ou seja, cada uma delas deveria ter algo com que poderia contribuir com outros profissionais do setor, por que não dar o espaço para que pudessem expor sua experiência e conhecimento?

Feito! Convidei algumas delas para participarem deste conteúdo que apresento a você hoje. Muitas estavam com pouco tempo para contribuir no momento, mas quatro profissionais muito especiais toparam abrir sua caixa de segredos de Marketing de Conteúdo! Confira abaixo cada contribuição! 🙂

Meu Hack Secreto é: Transformar insights em conteúdo de forma prática e ágil!

ser ágil no uso de insights de clientes

Sabe quando a informação está embaixo do nariz e ninguém percebe? Isso acontece quando paramos de enxergar o óbvio: cada cliente tem uma dor e um objetivo diferente. Aproveite isso para produzir conteúdo relevante, com dicas que realmente importam. Ou seja, pesquise. Se você não tem acesso aos clientes da empresa, com certeza alguma colega de trabalho tem. Peça ajuda e pergunte quais são os maiores problemas que os clientes têm.

Cada um dos problemas de seus clientes podem ser explicados de forma escalável através do Marketing de Conteúdo, chegando a cada vez mais clientes em potencial que possuem problemas semelhantes! Isso dará uma luz muito grande na hora de fazer o conteúdo e seu trabalho será ainda mais valorizado porque irá ajudar com informações realmente úteis.

Para colocar os insights em prática é fácil! Por exemplo, dois tipos de conteúdo que você pode fazer são:

  1. Uma série de posts interligados com dicas de como usar sua ferramenta e seu serviço; e
  2. Uma demonstração dos benefícios do produto em uma série de vídeos.

Outra coisa muito importante para conseguir aproveitar as melhores oportunidades de interação com o mercado é estar atualizado!

Se o mercado em que seu cliente atua é de tecnologia por exemplo, fique ligado nos principais veículos que falam sobre isso. Insights importantes podem sair dali: novas empresas (e concorrentes) surgindo no mercado, novas demandas e novidades em geral. Assim como saber qual é a dor do cliente, mantê-lo informado com assuntos interessantes e úteis para ele é a chave para transformá-lo em mais um de seus fãs!

Na prática, o que você simplesmente pode fazer é incluir na sua Newsletter semanal uma notícia do mercado que seja relevante para sua persona e base de leads. Conseguir educar e nutrir sua base de leads com conteúdos relevantes de forma ágil e prática vai fazer toda a diferença no seu relacionamento com essa base! Os resultados provavelmente serão a diminuição no tempo de nutrição do seu lead, aumento da confiança do lead na sua marca e maior preparo desse lead para a compra do seu produto ou serviço.

grecia baffaGrecia Baffa

Formada em Jornalismo e com MBA em Comunicação e Semiótica, é Head de Marketing e Comunicação da Followize.

Followize

Startup de tecnologia que desenvolve um software de gestão de leads para empresas do setor automotivo, imobiliário, seguros, telecomunicações, e serviços em geral.

Meu Hack Secreto é: Trazer o time de BI para as reuniões de Brainstorming e me basear em dados!

usar dados nas reuniões de brainstorming

A área de BI (Business Intelligence) reúne todas as informações relacionadas ao trabalho de marketing, seja ele orgânico ou mediante investimento, e analisa detalhadamente os seus resultados nos diferentes canais e mídias utilizados. A partir de leitura e cruzamento de dados, busca-se entender o que funcionou e o que não teve o desempenho desejado, com intuito de auxiliar os próximos planejamentos. É neste ponto que a área de BI influencia a produção de conteúdo.

O primeiro hack que utilizamos aqui na empresa é a presença de pessoas de BI nas reuniões de Brainstorm. O pessoal desse time tem familiaridade, por exemplo, com formatos e assuntos que costumam gerar maior engajamento para aquela marca, ajudando a guiar as ideias de forma mais assertiva.

Outro hack importante é desenvolvermos estudos de persona, através de um processo constante de validação de interesses. Entender qual é o perfil do consumidor e quais são os seus outros interesses em comum além da marca em questão ajuda muito no momento da produção de conteúdo.

Por último, no âmbito de dados, buscamos mesclar um olhar mais generalista sobre os números, com um olhar mais minucioso.

Por exemplo, a taxa de engajamento média do mês pode nos dizer se uma campanha foi bem ou mal sucedida ou pode ajudar em uma análise comparativa. Por outro lado, um olhar detalhista sobre o desempenho de cada post, pode nos mostrar que um conteúdo se destacou em um tipo de interação específica que fica diluída no engajamento médio. Este conteúdo pode, então, ser melhor explorado pela marca.

Muitas oportunidades podem estar escondidas nos dados, vale a pena olhar cuidadosamente para eles.

Patrícia Rosa NaçãoPatrícia Bento Rosa

Formada em Comunicação Social com Habilitação em Midialogia pela UNICAMP, tem pesquisa na área de Comunicação Visual, empreendedora da start up Aventurando, atuou de forma autônoma com Estratégia de Marketing e hoje trabalha como BI na agência de marketing digital Nação Interativa.

Nação Interativa

Há 15 anos a Nação Interativa desenvolve projetos que impactam positivamente a vida de milhões de pessoas. 100% digital, foi uma das agências pioneiras em Campinas e região neste segmento. É uma história construída a partir de expertise, alta tecnologia e profundo envolvimento humano. Boas ideias são capazes de transformar o mundo.

Meu Hack Secreto é: Considerar a definição e análise de CTAs parte essencial do processo de criação de conteúdo!

estratégia de CTAs clara para cada conteúdo

Todo mundo sabe da importância dos CTAs (call to action) para o aumento de conversão em um site ou blog. No entanto, adotar uma análise minuciosa de CTA como primeiro passo para iniciar um processo de content marketing é o que realmente é o pulo do gato.

Antes de iniciar qualquer entrega de conteúdo, um dos processos básicos adotados pelo time da Converse é a análise de CTA no blog e/ou site do nosso cliente.

O objetivo primordial é pensar estrategicamente em como fazer com que o usuário permaneça o maior tempo possível circulando entre um conteúdo e outro.  

Abaixo, listo 6 itens que podem ser analisados e que, se ajustados com eficiência, fazem total diferença na performance dos textos:

  • Cores: Os botões precisam ter cores que contrastem com o restante do layout da página.
  • CTAs ao longo do texto: avaliar a necessidade, viabilidade e co-relação de CTAs ao longo dos textos. (Atentar para não haver quebra de leitura devido ao excesso de links externos).
  • CTA no fim: Inserir sempre um CTA ao final do texto, mesmo que esse seja para o perfil das redes sociais dos clientes.
  • Ser imperativo: usar verbos no imperativo, como “baixe aqui”, “acesse agora”, “abra” etc.
  • Page tracking: rastrear a interação com os links para avaliar a eficiência e links entre um conteúdo e outro.
  • Análise: Avaliar o desempenho dos CTAs através de tags/analytics e aperfeiçoar o que for necessário para os próximos posts.

Normalmente, nosso time só inicia um trabalho quando o plano de CTA está 100% finalizado, e isso tem nos trazido excelentes resultados.

mel oliveira agencia converseMel Oliveira

CMO da Agência Converse. Mestre em Negócios Internacionais pela UPC, Barcelona. Qualificada em E-Marketing pela Middlesex University e E-Branding pelo Chartered Institute of Marketing – UK e especialista em Marketing pela FGV.

Converse

Uma das agências premiadas em 2017 como Agência de Conversão em Inbound Marketing, a Converse é uma empresa que nasceu com diversas certificações em marketing digital e já com mais de 10 anos de experiência de mercado, hoje, com sede em Salvador e escritórios comerciais em Aracaju, São Paulo e Recife.

Meu Hack Secreto é: Alinhar o propósito da empresa para sincronizar todo o time!

alinhar o propósito da empresa para sintonizar o time

Recentemente, aqui na Teken, passamos por um momento difícil: pautas cheias, demandas inacabáveis e alterações sem fim. Funcionários cansados, trabalhando em algo que já não acreditavam mais. O nome da sua empresa é outro, mas não me surpreenderia saber que você também esteja passando por um momento assim por aí. E meu hack é sobre a importância de sincronizar o time para que ele funcione a todo vapor!

Como fazer isso? Aqui decidimos parar para alinhar as coisas e nos questionar:

– No que realmente acreditamos?

O voto foi unânime. Acreditamos em bom conteúdo: aquele que instiga, faz rir, faz chorar, informa, e principalmente, cumpre o seu objetivo. Por isso, sempre buscamos uma maneira mais divertida e menos burocrática de compartilhar informações, afinal, já existe muita gente notificando tristeza nesse mundo. Só queremos compartilhar coisas boas e tornar a vida das pessoas menos tediosa! Então, aplicamos esse ideal a toda nossa comunicação.

Qual é o propósito da sua empresa e como deve ser o relacionamento de sua empresa com o mercado?

Se você puder responder isso com a confiança de que todos do seu time darão a mesma resposta, parabéns! Vocês estão alinhados! Agora, se esse propósito ainda estiver nublado, vale a pena marcar uma reunião (ou um fim de semana inteiro) com seu time e alinhar bem isso! Você vai ver que ter essa sintonia fará com que seu time sinta mais confiaça ao tomar decisões, seja mais assertivo na comunicação interna e externa e, por consequência, melhore sua produtividade para alcançar melhores resultados!

bruna rebelatoBruna Rebelato

Tem 25 anos, é formada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Customer Success na Teken 😉

Teken

Para a Teken, o conteúdo vai muito além dos formatos tradicionais, acreditamos que todas as áreas que têm contato com o público final podem, e devem, ter um conteúdo relevante. Teken, content that matter.  ​​

Agora é a sua vez!

O mais legal de cada uma dessas hacks é que elas não são nada de outro mundo. Aliás, você pode começar a aplicá-las aí na sua empresa hoje mesmo. Quais dessas hacks você poderia aplicar para conseguir alcançar resultados ainda mais satisfatórios com o seu marketing de conteúdo? E quais são as suas próprias hacks? Quer compartilhar alguma com a gente e aparecer por aqui também? Mande um e-mail para [email protected]

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