O Vale do Silício se tornou, ao longo das últimas décadas, o berço de algumas das mais bem sucedidas empresas do mundo. A região é o polo de empresas nos ramos de marketing e tecnologia. São milhares de profissionais pensando diariamente em posicionar-se melhor que a concorrência nos meios digitais. E, é claro, que profissionais do mundo inteiro possuem seus olhos voltados para lá, prontos para aprender com a experiência de quem está sempre se reinventando para conseguir sobreviver.

A cada ano, diversos hacks de marketing digital são criados ou otimizados com o objetivo de aumentar a efetividade das comunicações e geração de oportunidades de negócios. Os dados a seguir evidenciam o cenário do comportamento dos consumidores e ações das equipes de marketing:

  • Quase 99% dos consumidores já compraram em lojas virtuais.
  • 92% dos negócios encontram-se nas mídias sociais.
  • Quase 95% das agências realizam suas ações de marketing com base nas plataformas de web metrics.
  • 71% das empresas já adotaram o marketing de conteúdo.
  • 99,5% das agências utilizam pelo menos uma ferramenta de marketing digital.
  • Quase 70% já usam o SEO como estratégia digital.

As ações de diferenciação são propostas com base nesse cenário que evidencia consumidores mais conectados e empresas mais especialistas em estratégias digitais.

Machine Learning: a automação da análise de dados

Uma das principais ferramentas para hacks de marketing digital que está entrando em voga é o Machine Learning (aprendizado de máquina, que também envolve Inteligência Artificial). Inclusive, o Google Launchpad Brasil trouxe exatamente essa temática. É uma metodologia de uso de dados onde os computadores aprendem e tomam ações com base em grandes volumes de dados para, assim, automatizar a construção de sistemas e modelos analíticos. Quantas palavras grandes, não é? Na prática, esse tipo de tecnologia será usada para facilitar a vida de quem precisa tomar decisões com base em dados – a ideia é que as máquinas possam analisar os dados e já sugerir as melhores decisões para você.

Sim, isso quer dizer que, com o Machine Learning, os sistemas são capazes de identificar padrões e por consequência, tomar decisões cada vez melhores usando pouca ou nenhuma intervenção humana. Pode parecer assustador, mas, na verdade, isso simplesmente vai ajudar você a evitar a parte chata de analisar dados e planilhas, permitindo que seu tempo seja usado para tarefas que exijam a criatividade humana!

Para desenvolver bons sistemas de machine learning, são usados:

  • Processos interativos e automatizados;
  • Preparação de dados;
  • Modelagem em conjunto de dados;
  • Algoritmos básicos e avançados;

Muitas empresas como Netflix, Amazon, MongoDB e Uber já usam esse método para revelar conexões entre padrões e tomar as melhores decisões para seu usuários. No fim, o resultado você já conhece: serviços que parecem personalizados à mão, mas na verdade são personalizados em escala por meio de automatizações.

A Evolução das Plataformas de Marketing Conteúdo (CMP)

Com cada vez mais dados sendo cruzados através da análise de usabilidade, todo o conteúdo disponibilizado em meio online também pode ser melhor aproveitado. A máxima do marketing de conteúdo dos últimos anos tem sido: para cada minuto de produção de conteúdo, invista 3 em sua distribuição. Você já deve ter ouvido isso por aí. Com o tempo, foi percebido que o conteúdo produzido poderia ser distribuído em menos tempo utilizando ferramentas específicas de distribuição, como o Social Chain, fornecido pela Contentools. Mas a bola da vez é a assertividade. Afinal, de nada adianta produzir conteúdo e investir tempo em sua distribuição se, no fim, esse conteúdo não gerar os resultados esperados ou – pior – se você nem ficar sabendo.

Pode parecer loucura, mas ainda há muitas empresas por aí investindo pesado em Marketing de Conteúdo sem manter o controle em relação à efetividade da estratégia. Ou seja, sem investir tempo ao fim de cada semana para analisar os resultados obtidos. É por isso, que ferramentas completas de Marketing de Conteúdo, tiveram que evoluir para oferecer esse acesso a dados. Uma vez que há inúmeros dados por aí, é essencial que eles estejam organizados e seja fácil constatar algo ao analisá-los. No caso da Contentools, esses dados são oferecidos através da Biblioteca de Conteúdo: um espaço onde todos os conteúdos já publicados pela empresa ficam armazenados e os principais dados em relação a eles podem ser observados. Além disso, também possível fazer uma mineração nos dados fornecidos pelo Google Analytics através de pequenas configurações.

Essas são apenas algumas das principais evoluções das plataformas de Marketing de Conteúdo. E o mais legal de tudo isso é perceber que cada uma dessas novidades veio para dar mais poder para o profissional de marketing.

Ok. Não é pra tanto… Ou será que é?

O importante é ficar ligado, porque o potencial que o Marketing de Conteúdo pode alcançar está diretamente relacionado à capacidade de um time colocar uma boa estratégia em prática – e todos sabemos que, hoje em dia, só é possível fazer isso usando um bom braço de tecnologia de forma inteligente. Agora, vem cá: você sabe em que outras novidades precisamos direcionar nosso olhar?

Para trazer isso para você, contamos com a ajuda do pessoal do Curso de marketing digital da Udacity, que trouxe, diretamente do Vale do Silício, as tendências para o ano.

No infográfico abaixo, apresentamos os principais hacks de marketing digital que estão fazendo a diferença para várias empresas. Esses hacks tornam única a experiência com os consumidores e vão desde aplicações de machine learning até otimizações em processos de produção de conteúdo.

Esses exemplos permitem maior otimização de buscas, geração e captação de leads, aumentando a competitividade de empresas.

Como o mercado de marketing digital está em constante evolução, aproveite para conhecer novas soluções e ferramentas do momento.

Confira o infográfico:

Hacks do Vale do Silício para Marketing Digital

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.