Para a estratégia de conteúdo funcionar e a empresa conseguir conquistar os objetivos com a produção de conteúdo, uma tarefa é fundamental: medir os resultados do marketing de conteúdo. Cada novo artigo, ebook, white paper, webinar, vídeo ou podcast pode gerar informações importantíssimas para a empresa, ajudando a criar os próximos conteúdos, a iniciar relacionamento com clientes em potencial e a alcançar os objetivos com marketing digital.

Mas é preciso atenção, já que as chamadas métricas de vaidade são realmente tentadoras. É fácil se perder contando número de likes na Fanpage e esquecer de métricas mais valiosas para o setor comercial, por exemplo. Quer saber como diferenciá-las?

Confira nossas dicas! 🙂

Métricas para o Marketing de Conteúdo

Para o Marketing de Conteúdo, a métrica é qualquer forma de calcular o desempenho de um produto de conteúdo online. Os objetivos nesse caso devem ser iguais aos objetivos do negócio. Podem ser: aumentar o número de visitas para o site da empresa, converter visitantes em contatos, verificar o desempenho de uma campanha, fechar vendas e muitos outros. As principais ferramentas para auxiliar na mensuração de resultados são o bom e velho Analytics e as Webmaster Tools do Google.

Mas para usar bem essas ferramentas é preciso saber o que observar e priorizar. As métricas de Marketing de Conteúdo podem ser divididas em: de acesso, de engajamento, de relacionamento e de conversão. Vamos conhecer melhor cada uma delas? Acompanhe nos slides abaixo e nas explicações oferecidas logo a seguir.

 Métricas de Acesso

  • Visitantes únicos: saber quem é o público-alvo é fundamental para conseguir criar um conteúdo atrativo e que gera resultados, mas saber como pensa cada um dos visitantes é impossível. Por isso, a mensuração de visitantes ajuda a definir melhor o que o conjunto de sua audiência gosta mais.
  • Local de origem: um site tem alcance mundial ou, no mínimo, atinge todos os falantes do idioma ao redor do mundo. Por isso, é muito importante focar o conteúdo na região em que seu público-alvo se encontra.
  • Principais links de origem: através destes links é possível encontrar e identificar o que está chamando a atenção do público-alvo – além de construir aos poucos uma rede de parceiros interessados que poderão ajudar na divulgação do seu conteúdo.

Métricas de Engajamento

  • Tempo médio de permanência: a permanência do visitante em um site é um bom indicador de qualidade. Se as estatísticas mostram saídas rápidas, é sinal de que algo está errado. Para tentar melhorar o tempo de permanência, melhore os temas com foco nas dúvidas da sua audiência, repense as palavras-chave e crie links internos para seus conteúdos anteriores.
  • Mapas de calor e padrão de clicks: são métricas que mostram quais pontos da página estão causando mais interesse no público. Uma boa ferramenta para analisar os mapas de calor é o CrazyEgg.
  • Páginas visitadas: quantidade não é qualidade. Ter um número alto de visitantes e uma taxa baixa de permanência significa que os visitantes estão entrando em sua página a procura de uma informação e não estão encontrando. Para evitar este problema não coloque palavras-chave sem sentido no texto e descreva o que será dito na introdução. Observe também se os conteúdos que mais geram visitas são mesmo os que geram número de leads (contatos). Pode ser que o conteúdo que mais provoque repercussão (que é importante) não seja necessariamente o que mais traga conversão. 

Métricas de Relacionamento

  • Comentários no blog e nas redes sociais: os comentários no blog ajudam a ter novas ideias para a criação de conteúdo. Os visitantes também trocam conhecimento, fazem perguntas, criam um relacionamento real com a empresa. Tente sempre estimular de maneira discreta o comentário do leitor.

Métricas de Conversão

São métricas que exigem mais dedicação, mas são também as mais importantes para o sucesso do Marketing de Conteúdo.

  • Leads por blog, redes sociais ou downloads: conseguir que um visitante se inscreva para receber newsletter já é uma vitória, mas é preciso medir os resultados como: quantos artigos foram lidos antes da inscrição? Por onde se inscreveu? Em que estágio de compra ele está? Que conteúdos podemos fornecer para aproximar o relacionamento e converter a venda? Uma ótima ferramenta para fazer essa mensuração é o RD Station.

Você conhece ou usa outras métricas para acompanhar o sucesso do seu Marketing de Conteúdo? Sabe como mensurar os resultados obtidos com sua produção? Conheça mais em nosso ebook:

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