Você já deve ter se perguntado como funciona a estratégia de postagem nas mídias sociais das grandes marcas. Certamente, não é baseada em “achismos”, mas em estudos e análises comportamentais dos usuários das redes. Esses estudos apontam períodos do dia e da semana que são mais propícios a serem acessados e a gerar engajamento. Claro que esses estudos são muito úteis na hora do planejamento de postagens, mas não esqueça do aspecto humano que o ato de compartilhar carrega consigo.

Pense sobre seus próprios comportamentos e hábitos nas mídias sociais. Quando você está mais propenso a compartilhar e usando que mídia social? Quais são os horários de intervalo no trabalho? Que rede social você costuma usar enquanto está vendo TV à noite? Além dessas percepções, separamos algumas dicas dos melhores horários para suas postagens em três mídias sociais: Facebook, Twitter e LinkedIn. Vamos aos números:

Facebook

As taxas de engajamento são até 18% maiores nas quintas e sextas-feiras, de acordo com análises do site Buffer App. Um outro estudo aponta que o engajamento é 32% maior nos finais de semana. Ou seja: o final da semana é, definitivamente, um bom lugar para começar a testar seus fãs. De acordo com um infográfico da KISSmetrics, o melhor horário para postar no Facebook é questionável, pois às 13h gera mais engajamentos, às 15h mais cliques. Portanto, publicar no início da tarde pode ser uma boa opção para sua marca.

Twitter

A taxa de engajamento no Twitter é até 17% maior nos fins de semana de acordo com uma pesquisa de Dan Zarrella. Por outro lado, um estudo da Argyle Social mostrou que dias de semana proporcionam até 14% mais engajamento que nos finais de semana. Essa confusão é sinal de que está na hora de você utilizar as dicas que demos no início deste post: testar sua audiência e descobrir em que períodos é mais ativa nessa mídia.

Já a taxa de RTs (retuítes) se mostrou maior em torno das 17h. Para cliques nos links dos tuítes, os melhores horários são ao meio-dia e às 18h. Por causa do aumento do uso de smartphones, os usuários da rede se mostraram 119% mais propensos a usar a plataforma durante as aulas e horário de trabalho.

LinkedIn

De acordo com uma análise de comportamento dos usuários do LinkedIn, conduzido pelo portal AddThis, o maior número de compartilhamentos acontece de manhã, quando as pessoas começam a trabalhar. Consequentemente, a taxa de cliques é maior durante a tarde. Em um estudo mais detalhado sobre os melhores períodos e dias de cada mídia social, o AddThis apontou que o horário de pico do LinkedIn é nas terças-feiras, entre 10h e 11h.

+Bônus

Como saber o melhor desempenho de horário da sua página no Facebook?

Acessando o Insights do Facebook (clique em “Publicações” na guia superior, e depois em “Quando os fãs estiverem conectados”), é possível analisar o comportamento dos fãs da sua página e programar posts para esses horários. Para descobrir os picos de visualização, varie os horários de postagem, publicando em horários diferentes ao longo da semana. Assim, pode monitorar os picos cruzando dados da hora postada e das horas de pico.

Todas essas dicas têm um objetivo em comum: ajudá-lo a entender o comportamento do seu público-alvo e a entregar conteúdo certo na hora certa. Tudo com base em estudos e dados próprios.

Ficou com alguma dúvida sobre os melhores horários para postagens nas mídias sociais? Deixe sua pergunta na área de comentários ou fale com nossa equipe!

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