Se você é gestor de uma loja virtual certamente já se fez aquela velha pergunta: “Como faço para meu e-commerce vender mais de forma consistente?”. O Marketing de Conteúdo tem sido a chave para isso e você provavelmente já deveria ter começado a colocá-lo em prática. Aqui vou destacar os motivos para isso e ajudar você a começar de uma vez por todas a montar uma estratégia de marketing sustentável!

Será que vale a pena mesmo fazer Marketing de Conteúdo para E-commerce?

Não é por acaso que essa é uma pergunta que escuto quase todos os dias. Diversos gestores ainda possuem dúvidas quanto ao Marketing de Conteúdo conseguir proporcionar ao comércio eletrônico os mesmos benefícios que proporciona ao mercado B2B.

O fato é que, enquanto alguns e-commerces já estão se beneficiando das vantagens do Marketing de Conteúdo, outros ainda não conseguem visualizar ali uma oportunidade tangível.

Pra sanar definitivamente essa dúvida, confira as 5 razões pelas quais você deve utilizar o Marketing de Conteúdo na sua loja virtual já!

#1 Melhore seu ranqueamento nas ferramentas de busca com Marketing de Conteúdo

Sim, a primeira razão que justifica você utilizar o Marketing de Conteúdo para e-commerce é bastante simples e talvez até um pouquinho óbvia: o conteúdo ajuda você a se posicionar melhor nos diferentes mecanismos de busca.

E, bem, se para você ainda não ficou claro porque se posicionar nos motores de busca é importante, aqui vai uma estatística: segundo uma pesquisa realizada pela MineWhat, 81% dos consumidores virtuais fazem pesquisas online antes de comprarem.

Ou seja, 81% de consumidores que já estão no fundo do seu funil vão fazer uma busca online antes de optarem por uma ou outra marca. Incrível? Pois é! Esse tipo de consumidor muitas vezes está à procura de material comparativo e imparcial que o ajude a avaliar as opções disponíveis entre o produto ou serviço que já decidiu adquirir. Você quer trazer ele para o seu site? Então assuma o papel de posicionar melhor o seu site através da criação do conteúdo que ele busca nesse momento! Dois coelhos, um só cajado.

#2 Reduza custos de aquisição (CAC) através de Marketing de Conteúdo

Se você, como todo bom gestor, gosta de economizar dinheiro e otimizar seus resultados, eis a segunda razão pela qual você deve fazer Marketing de Conteúdo para seu e-commerce: espaço de divulgação com baixo investimento.

Hoje, a publicidade paga ainda é o principal canal de aquisição de tráfego para a maioria das lojas virtuais – e não há necessariamente nada de errado com isso. Talvez você concorde, porém, que não é desejável ficar refém de um só canal de aquisição de clientes, afinal ninguém quer ficar preso a altos investimentos em Google Adwords, Instagram e Facebook Ads todo mês, certo? Quando você fica dependente desse tipo de compra de espaço, você acaba perdendo esse espaço sempre que não pagar por ele! Mas você sabia que dá para garantir espaço de forma perene com investimentos únicos que rendem continuamente?!

Bom, ainda a respeito de investimentos, um estudo realizado pela Demand Metric afirma: Marketing de Conteúdo custa 62% menos que o marketing tradicional. Isso significa um maior retorno sobre o investimento e, consequentemente, uma melhor sustentabilidade financeira para o seu negócio. Parece bom?

Caso você gaste dinheiro em anúncios e esteja dependente disso no momento, minha dica é que você comece a investir em Marketing de Conteúdo também. Gradualmente, diminua seus investimentos em publicidade paga. À medida que os primeiros resultados dos conteúdos forem surgindo, você poderá se livrar do custo dos anúncios. Imagina só a economia incrível no seu custo de aquisição!

#3 Fortaleça seu pitch de venda com a ajuda do Marketing de Conteúdo

Um outro aspecto que torna o Marketing de Conteúdo uma estratégia muito interessante para o segmento de e-commerce é a capacidade de tornar o seu discurso de venda mais eficiente.

Isso acontece porque você está ensinando o seu consumidor ao invés de simplesmente vender. É natural que seus clientes apreciem um conteúdo interessante e informativo muito mais que um discurso de vendas direto e agressivo.

Em outras palavras, o Marketing de Conteúdo permite que você comunique e promova sua marca de uma forma mais amigável, o que nos leva a nosso próximo ponto.

Na minha experiência aqui na área de vendas da Contentools, já atendi diversas vezes potenciais clientes que reproduziam o meu pitch integralmente antes mesmo de eu abrir a boca! Um sonho, não é? Pois é! Mas como essa mágica acontece? Simples: não é mágica! Esses clientes haviam lido muito sobre a minha solução aqui no blog da Contentools e haviam percebido que a ferramenta era exatamente o que eles precisavam!

Ou seja, eles já estavam prontos para tomar a decisão de comprar, mesmo esta sendo uma compra mais complexa que as compras feitas dentro de um ecommerce. Então, imagina só como o conteúdo do seu blog pode impactar as vendas do seu negócio!

#4 Aumente sua credibilidade consistentemente através do Marketing de Conteúdo

Credibilidade é uma palavra-chave em qualquer processo de venda.

Quando uma empresa trabalha com vendedores fazendo atendimento  seus clientes pessoalmente, esses vendedores precisam passar credibilidade. Para isso, empresas investem amplamente no treinamento de seus times de vendas e contratam pessoas tendo em vista essa credibilidade necessária. É importante que o cliente se sinta sendo atendido por alguém que tem mais conhecimento que ele em relação a esse setor; alguém que realmente possa dar boas dicas e que tenha o know-how necessário para sanar todas as dúvidas que podem vir a surgir.

No meio online, seu potencial cliente ainda busca essa credibilidade. Como ele não está sendo atendido por uma pessoa ao vivo e de maneira personalizada, ele precisa se sentir à vontade no seu site, precisa encontrar as informações que ele busca com facilidade e precisa ver que você é uma marca respeita e reconhecida no seu setor.

Ou seja, toda a credibilidade que esse cliente buscaria em um vendedor, ele irá tentar encontrar na sua marca, no seu site e no conteúdo que você disponibiliza para ele.

E tem mais! Em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, a Demand Metric concluiu que mais de 70% dos respondentes estão mais receptivos a ter contato com uma marca e aprender sobre ela através de conteúdo que através da publicidade tradicional. E o instituto de pesquisa Nielsen verificou que conteúdo possui um nível maior de credibilidade entre o público em geral que outras formas tradicionais de publicidade.

Isso acontece porque comprar um anúncio que diga qualquer coisa que você quiser é muito fácil, certo? Ou seja, o consumidor sabe que anúncios não têm muita credibilidade. Qualquer sorveteria de esquina pode comprar um espaço em outdoor que diga que ela é a melhor sorveteria do país. Assim também qualquer e-commerce pode comprar espaço no Google e dizer que possui a maior diversidade de produtos de cozinha, por exemplo. Já não é qualquer sorveteria que ganha um prêmio de qualidade em âmbito nacional por mérito próprio, certo?

O espaço que você recebe em ferramenta de busca como o Google de forma orgânica é como se fosse um desses prêmios de reconhecimento. Afinal, apenas um site fica como primeiro resultado da busca, certo?

É por isso que aparecer de maneira orgânica traz muito mais credibilidade ao seu negócio que aparecer a partir de anúncios.

#5 Use Marketing de Conteúdo para criar e manter uma conexão emocional com o seu consumidor

Por fim, uma das maiores vantagens que o conteúdo é capaz de proporcionar para o comércio eletrônico é a capacidade de apresentar os seus produtos de forma contextualizada e, através disso, potencializar a conexão emocional entre seu consumidor, seus produtos e sua marca.

Através do conteúdo do seu blog, seu consumidor poderá interagir com a sua marca, ler com mais profundidade sobre seus produtos e também aprender sobre assuntos relacionados ao seu momento dentro do funil de vendas. Isso fará com que o vínculo emocional desse consumidor com você se torne maior que o vínculo que ele teria com uma loja aleatória com quem não estabeleceu contato previamente.

Adivinha quem sairá na frente no momento de decisão de compra? Você, claro! Mas adivinha o que acontece com você caso não crie esse vínculo emocional com o seu consumidor? Ficará atrás dos seus competidores! É isso mesmo: considere os momentos antes da decisão de compra como um Treino Livre que precede uma corrida de Fórmula 1. No domingo de corrida, as marcas que criarem vínculos emocionais estarão na pole position, pois terão garantido a primeiras posições no top of mind do consumidor. Simples assim.

E quem não quer estar na pole position?

Pois é, um conteúdo personalizado, focado na sua persona, permite que você crie real valor para seu consumidor e expanda os laços emocionais do seu cliente com seu produto (e até sua marca), aumentando assim suas chances de conversão em vendas. Ao sinal, largue na frente de todo o restante do mercado!

Agora é a sua vez!

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que pode proporcionar diversos benefícios também para empresas de ecommerce, embora muitos gestores de lojas virtuais ainda não tenham notado isso. Ainda. O momento então é de oportunidades para lojas virtuais que desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Se você quiser a ajuda de um consultor para montar sua estratégia de Marketing de Conteúdo, podemos te ajudar! Cadastre-se aqui e converse com um de nossos consultores!

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