O relacionamento de uma empresa com seus clientes está mudando. Parte dessas transformações vieram com a tecnologia e, principalmente, com as redes sociais. Não adianta mais negar o fato de que o marketing tradicional não causa mais os mesmos efeitos no consumidor. Quando falamos do ambiente online, como o e-commerce, é impensável realizar ações que estejam fora da internet. É preciso pensar em maneiras diferentes de atrair a atenção dos clientes, e o conteúdo de qualidade é uma ótima opção para quem deseja aumentar o lucro.

Você deve estar se perguntando: como gerar conteúdo de qualidade vai me fazer vender mais? Bom, se for bem utilizada, uma ferramenta simples como um blog pode triplicar o número de acessos de sua loja. Neste artigo, iremos mostrar como aproveitar esse recurso e aumentar as vendas de sua loja virtual através de textos bem elaborados.

Escolha temas adequados

Se você tem um e-commerce de roupas e calçados, de nada adianta criar um blog sobre produtos naturais. O objetivo é que sua empresa torne-se uma referência no segmento de moda, por exemplo. Crie conteúdos que o público-alvo de sua marca se interesse, esclarecendo dúvidas, fazendo tutoriais, dando dicas, entre outras coisas. Lembre-se de que as pessoas que buscam blogs específicos, geralmente estão atrás de informações que não encontram em outros lugares. Aproveite o interesse desses potenciais clientes e metade da venda já estará feita.

Tenha em mente que, por mais que o objetivo do blog seja aumentar as vendas, isso não quer dizer que o conteúdo tenha que ser comercial. Nenhum cliente quer ler um texto onde o lojista só vende o produto e não fornece nenhuma informação relevante. O recomendado é que você seja o mais imparcial possível e faça uma “chamada discreta” ao final do post, com um link que leve a sua loja virtual. Por exemplo: se o seu e-commerce comercializa uma blusa que é a nova tendência do verão, faça um texto falando sobre ela e convide o leitor a conhecer sua loja depois.

É possível criar bons conteúdos em qualquer segmento. Pesquise as maiores dúvidas de seus clientes, pois qualquer uma delas pode servir de pauta e render um bom texto. O blog faz com que o lojista crie um bom relacionamento com o consumidor, portanto, ele é fundamental em uma estratégia de marketing digital.

Faça guest posts

Guest posts são artigos que você publica no blog de outras pessoas e também servem como uma ótima estratégia de marketing. Não é preciso ficar limitado ao seu próprio blog, lembre-se de que a ideia é inovar. Pesquise sites que são referências no segmento em que você atua e crie conteúdo de qualidade para eles. Essa técnica vai fazer com que o número de acessos de sua loja virtual cresça significativamente.

Algumas pessoas devem estar pensando: por que criar um conteúdo de qualidade para um site que nem é meu? Bom, você deve ter em mente que estará alcançando outro público e potenciais clientes que podem nunca ter ouvido falar de sua marca. Essa é uma grande oportunidade de mercado, sem falar que também faz com que seu nome seja colocado como especialista em determinado assunto. Guest posts costumam gerar “bons links”, prática que contribui para que sua empresa consiga alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca.

Trabalhe o SEO

Atualmente, você não escreve somente para as pessoas, mas também para os buscadores. De nada adianta ter um bom conteúdo, se as pessoas não chegam até ele. As técnicas de SEO (Search Engine Optimization), se bem feitas, podem fazer com que seu blog fique bem ranqueado no Google. Se você tem dificuldade para aplicá-las, existem vários plugins que podem te ajudar.

É possível fazer um bom trabalho em SEO, mesmo sem ferramentas específicas para isso. Algumas práticas como otimizar os títulos, URLs, imagens e inserir links e palavras-chave no corpo do texto podem contribuir para o bom posicionamento de seu blog nos buscadores. Nessa estratégia, o conteúdo deve ser de acordo com as palavras mais buscadas pelo público-alvo. Assim, a loja terá uma exposição bem maior e será encontrada facilmente pelas pessoas corretas. Essa é uma das maiores vantagens de apostar em um blog como ferramenta de conversão.

Gere leads mais qualificados

Não se esqueça de utilizar o blog como uma ferramenta para capturar leads. Quem lê o que você escreve, está interessado em seu nicho de mercado, portanto, ele é um cliente em potencial muito mais qualificado. Insira formulários de newsletter para que o leitor possa receber atualizações de seu site e aposte em banners convidando-o a baixar algum material (em troca do e-mail, claro).

Comprometimento

Por fim, tenha em mente que você precisa dedicar tempo ao seu blog. Ele deverá ter uma certa frequência de posts, por isso, não se comprometa se não tiver disposição ou tempo para atualizá-lo. Se utilizado da forma correta, o blog é uma ferramenta de conversão que trará muitos resultados para sua loja virtual. Use a criatividade e mãos à obra!

Esse conteúdo foi produzido por nossos parceiros do Signashop, uma plataforma em Magento que oferece uma solução prática para quem deseja criar uma loja virtual de qualidade.

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