Qual é a melhor frequência para fazer novas postagens em um blog, garantindo que a audiência se mantenha engajada? Bom, essa é uma pergunta para qual blogueiros, analistas de mídias, conteúdistas, e profissionais que de alguma forma têm ligação com produção de conteúdo vivem discutindo e sempre tentam achar uma boa resposta.

O fato é que dependendo do objetivo e do tempo que se tem para cuidar de blog, cada marca tem seu próprio calendário de publicação, e a periodicidade varia exatamente porque o público é diferente para cada situação. É por isso que você encontra por aí blogs que postam vários artigos diariamente, e outros que deixam um intervalo de alguns dias entre uma postagem e outra. E se cada blog pode ter uma periodicidade diferente, nesse artigo, você vai entender o que pode funcionar para você:

Quanto mais, melhor

Imagine a seguinte situação: você liga a tv para assistir o seu programa preferido e percebe que ele é uma reprise do dia anterior. No dia seguinte, o programa se repete novamente, e assim segue por um mês. Eventualmente, você pararia de assistir o programa, certo? Não faz sentido perder tempo com conteúdo antigo.

É mais ou menos assim que acontece em um blog: se você não o atualiza com frequência, você não dá motivos para que um leitor volte a acessá-lo. E, do mesmo modo, se você publica conteúdo de qualidade com maior frequência, e uma periodicidade bem definida, é bem provável que o seu leitor volte para conferir quais são as suas novidades. Então, seguindo esta lógica, quanto maior é a frequência de novas postagens, mais motivos para o seu público voltar ao seu blog.

Mas mais do que lógica, alguns números ajudam a comprovar essa tese: de acordo com uma pesquisa da Hubspot, 82% dos profissionais de marketing que blogavam diariamente conquistaram ao menos um cliente usando o blog, ao contrário dos 57% dos profissionais de marketing que só publicavam mensalmente.  O mesmo estudo apontou que as empresas que publicam pelo menos 15 postagens novas por mês recebem cinco vezes mais tráfego do que aquelas que não blogam. Além disso, a pesquisa mostra que as companhias, em geral, quase dobram suas oportunidades de vendas aumentando a frequência de postagens de 3 a 5 vezes por mês para 6 a 8 vezes por mês. Convencido?

O conteúdo é que define a periodicidade

Ao mesmo tempo que ter uma boa frequência de atualizações é importante, é preciso prestar atenção no conteúdo. Não adianta nada publicar todos os dias, se os artigos estão mal escritos, ou não são direcionados para a sua buyer persona.

A maior parte do sucesso de um blog está ligada a qualidade do conteúdo, então, o calendário de postagens estará diretamente relacionado ao nicho do seu blog e a capacidade de criação de bons artigos.

O que atrai mais visitantes ao seu blog? Textos de opinião? É o seu jeito de escrever? É o assunto? Ou a rapidez com que você divulga notícias? Seja qual for o motivo, você deverá avaliar quanto tempo você ou sua equipe leva para produzir textos de qualidade no seu nicho, e então, definir qual é melhor estratégia para a sua empresa.

Seja regular

Algo bastante comum entre blogueiros, principalmente pra quem está começando, é manter um cronograma irregular de postagens, quando vários posts são publicados em um período, e em outros períodos o blog mal é atualizado. Isso é um erro bastante grave, porque com essa atitude você não consegue fidelizar leitores.

É preferivel que você poste uma vez por semana, mas de maneira constante, do que você postar todos os dias por um período, depois fazer uma longa pausa, e voltar a postar aleatoriamente. Essas pausas deixam o blog com ar de “abandonado”, e o leitor que acessa durante o período de escassez de postagens pode ficar com a impressão de que o seu site não voltará a ser atualizado.

Só publique artigos de qualidade

O que você basicamente precisa ter em mente antes de criar um cronograma de postagens é só publique artigos de qualidade, e evite longos períodos sem atualizações. O ideal é que você consiga se programar com antecedência, e que tenha alguns artigos de rascunhos para aqueles períodos de bloqueio criativo. Mesmo quando você se compromete a publicar diariamente, isso é possível. Você pode buscar por ideias em outros sites que também tratem do seu nicho, ou buscar nos comentários e feedbacks dos seu público alguma inspiração que possa ser transformada em um artigo interessante.

Mesmo que algumas pessoas acessem o seu blog todos os dias, e outras uma única vez, talvez apenas porque chegaram ali por meio de buscadores, manter o seu blog bem atualizado é a melhor forma de aumentar o número de visitantes do seu site, além de criar uma audiencia engajada e fiel.

E vocês, o que acham que é ideal para um blog? Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o nosso blog! Entenda também a importância em ter um blog corporativo clicando aqui.

 

 

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