Desde que comecei a trabalhar com vendas, tenho percebido que muitos clientes fazem as mesmas perguntas sobre Marketing de Conteúdo com certa frequência. Para ajudar a solucionar essas dúvidas de uma vez, decidi colocar as respostas que vivo repetindo em uma série de artigos. O primeiro da série você pode conferir aqui neste link. Este é o segundo e aborda um pouco mais profundamente as 7 dúvidas mais comuns em relação a como manter seu blog atualizado. As dúvidas que você vai conferir aqui são:

  1. Quantos conteúdos devo fazer para o meu blog?
  2. Devo comprar um pacote fixo mensal de conteúdos?
  3. Por que é importante regular a frequência de publicações?
  4. Como devo estabelecer a frequência de publicações?
  5. Quantas palavras devo escrever em cada conteúdo?
  6. Quando vou começar a ver resultado?
  7. Quais os primeiros passos para começar meu Marketing de Conteúdo e ver resultados logo?

Espero que ao fim deste artigo, você não tenha mais estas sete dúvidas e se sinta confiante para levar seu Marketing de Conteúdo adiante!

Quantos conteúdos devo fazer para o meu blog?

Não existe uma regra específica para definir quantos conteúdos você precisa fazer para seu blog. Isso vai depender de cada empresa e de cada modelo de negócio também. Mas há um ponto que é fundamental para qualquer blog: é necessário escolher uma frequência e levar ela a sério! Ou seja, você precisa manter uma cadência e regularidade na publicação de seus artigos.

Quando converso com um cliente que está começando agora com marketing de conteúdo, sempre recomendo para ele comece devagar – não precisa acelerar o processo demais logo de cara. Afinal, seu time de marketing ainda está no início da sua curva de aprendizado com Marketing de Conteúdo e precisa dar primeiros passos certeiros antes de começar a dar saltos mais longos, não é?

marketing de conteudo conte uma historia simples e especifica alinhada com uma ideia e esgtrategia

Minha sugestão é de iniciar com um conteúdo por semana no mínimo. Com essa frequência, o responsável pelo Marketing de Conteúdo irá sentir evolução no resultado de seu blog todos meses – e dentro de pouco tempo irá aumentar a frequência. Mais que focar em produzir uma grande quantidade de conteúdos, o mais importante é valorizar a qualidade de cada um deles!

Pois é, a máxima de qualidade sobre quantidade vale para Marketing de Conteúdo também! E já falamos sobre o assunto em diversos artigos por aqui, especialmente fortalecendo a importância do seu envolvimento direto com o seu conteúdo.

Devo comprar um pacote mensal fixo de conteúdos?

Geralmente essa história do pacote mensal está atrelada a uma fórmula mágica que designa quantos conteúdos precisam ser publicados para você chegar ao resultado que deseja, não é? Gosto de sempre deixar bem claro para todos os nossos clientes que não existe uma equação geral que garante que, com um número X de conteúdo, o resultado será Y.

Esse tipo de fórmula mágica é uma grande mentira.

Aliás, muitas pessoas que atendo quase foram enganadas por alguém que as apresentou esse tipo de fórmula. Nesse momento, minha explicação é simples: o que dá certo para uma empresa não necessariamente vai dar certo para outra. Então, talvez a melhor frequência de conteúdos para você seja dois por semana e para seu concorrente seja de três ou quatro. Afinal, outros fatores estão envolvidos (como qualidade do conteúdo, profundidade das conceitualizações, SEO, distribuição… a lista é longa!).

Ou seja: não, você não deve comprar um pacote mensal fixo de conteúdos.

Afinal, como você irá testar diferentes abordagens e analisar seus resultados mensalmente se ficar preso a um pacote mensal por um ano? Você deve estabelecer uma frequência de publicações, mas manter as portas abertas para testar diferentes cadências até descobrir a melhor para você.

Por que é importante regular a frequência de publicações?

Você deve ter regularidade, pois é importante que seu visitante se acostume com uma frequência estável de publicaçoões. Vejo que muitas pessoas acabam publicando duas ou três vezes na primeira semana e na segunda semana publica somente uma vez. Imagina se na terceira semana nenhum artigo for publicado? Confuso, não é?

Como você já pode imaginar, essa irregularidade nas publicações gera confusão para seu leitor, pois ele não sabe quando você irá oferecer um conteúdo novo. Então, é melhor que você publique um conteúdo por semana toda semana com cadência regular que simplesmente publicar de forma irregular nas primeiras duas semanas e esquecer das últimas, por exemplo.

Quem entrar no seu blog, precisa ver que ele está frequentemente atualizado. Por isso, também não adianta produzir ou comprar uma dúzia de conteúdo e publicar tudo de uma só vez. Se você tiver essa dúzia de conteúdos prontos, é melhor que você programe a publicação de cada conteúdo para uma data específica de acordo com a regularidade que você escolheu. Ou seja, se você quiser publicar 2 conteúdos por semana e tem uma dúzia de conteúdos já prontos, isso quer dizer que você tem conteúdo para 6 semanas! Agora, se são 3 conteúdos por semana, você terá o suficiente para 4 semanas! Simples, não é?

Como devo estabelecer a frequência de publicações?

É simples: escolha uma frequência e faça o teste nos primeiros três ou quatro meses. Avalie suas métricas de crescimento e engajamento, para entender se a frequência está suficiente. Teste variar essa frequência de conteúdos e continue analisando os resultados. Os resultados que você irá obter não são previsíveis porque são particulares da sua empresa (que é única). Então, é essencial que você acompanhe e registre esses resultados para poder fazer alterações e novos testes em seu planejamento.

seus resultados com marketing de conteudo sao unicos

Entender que cada empresa tem suas particularidades foi o principal motivo de a Contentools deixar de oferecer pacotes de conteúdo e passar a oferecer uma plataforma que empoderasse equipes de Marketing de Conteúdo! A ideia é que cada time possa retomar o controle de seu Marketing de Conteúdo e, através de estudo, teste e análise, descobrir o que funciona melhor para si.

Pensa comigo, se hoje você fecha um pacote com uma produtora de quatro conteúdos por mês, você acha que faz sentido daqui cinco ou sete meses você ainda ter o mesmo volume de conteúdos? Você não acha que tem alguma coisa errada no seu processo de aprendizado? Pois é, vou te responder que: sim, se você não se sente livre para testar novas frequências depois de um semestre de aprendizados, tem alguma coisa errada com certeza.

Nunca fique preso a um pacote de conteúdos, bem pelo contrário – busque meios de criar e ter a liberdade de fazer diferentes testes! Seu conhecimento e experiência com a sua marca no Marketing de Conteúdo vão te dar os dados necessários para estabelecer a melhor frequência de publicações!

Quantas palavras devo escrever em cada conteúdo?

Isso pode ser definido de acordo com cada assunto que você pretende fazer e com o objetivo de cada conteúdo. Em relação a SEO, geralmente quanto mais rico e aprofundado for um conteúdo, melhor. Então, se você ainda não tem um grande canal de distribuição, talvez seja importante escrever conteúdos mais longos. Já se você tiver um canal legal de distribuição e quiser escrever conteúdos mais rápidos e concisos, você pode testar essa abordagem também.

Normalmente, o que eu sugiro em relação a quantidade de palavras, é o seguinte:

  • 1200-2000 palavras: tamanho ideal caso o conteúdo seja mais técnico, ou o assunto precise ser explicado com mais profundidade. Também é mais adequado para SEO.
  • 700-1200 palavras: tamanho bom para um conteúdo que inclua dicas ou explicação de ideias menos densas. Não chega a ser tão adequado para SEO, então é importante caprichar na distribuição!
  • 500-700 palavras: é um bom tamanho para quem quer dar dicas rápidas ou somente apresentar um conceito de forma resumida. Como não é o mais adequado para SEO, sugiro que esse tipo de conteúdo seja feito como conteúdo de suporte para outros conteúdos mais densos. Ou seja, digamos que você tenha um conteúdo longo em que menciona muitos jargões. Que tal criar conteúdos curtos explicando cada jargão de forma simples? Assim você pode colocar links em cada jargão e seu leitor pode acessar esse conteúdo para conseguir se embasar.

o tamanho ideal para artigos do seu blog conceitos dicas hacks conteudo tecnico

Não existe uma regra especifica de quantas palavras seu conteúdo precisa ter, o que importa é ter conteúdo com qualidade, rico em palavras-chave e direcionado para sua persona, ou seja um conteúdo que faça sentido dentro da sua Estratégia de Marketing de Conteúdo. De repente, dentro do seu planejamento, você pode até mesmo mesclar conteúdos de tamanhos diferentes! Vale a pena testar e ver se isso funciona para você (e depois conta para a gente aqui nos comentários!).

Quando vou começar a ver resultado?

Opa, essa é uma das perguntas que mais ouço! E é mais uma daquelas que não possuem uma resposta concreta. Afinal, os fatores envolvidos são muitos! Minha melhor resposta é que os resultados virão de acordo com a dedicação que você der aos seus conteúdos.

Hoje temos clientes que conseguiram ter resultado imediato e clientes que duplicaram a venda deles no segundo ou terceiro mês. Também temos empresas que nunca conseguiram resultado algum – acredite! Sabe por quê? Porque nem tentaram. Ao acessar a plataforma dos clientes que reclamam da falta de resultados, já não nos surpreendemos mais em perceber que todos eles simplesmente deixaram alguma etapa para trás. Às vezes não foi feita a criação da estratégia, outras vezes a criação de conteúdo está simplesmente estagnada. E aí, você acha que é possível ter resultado em situações assim? Garanto para você que não.

Agora, se você fizer tudo direitinho: montar sua estratégia, definir seu time ideal, criar seu conteúdo, publicá-lo e distribuir; garanto para você que os resultados irão surpreender você e toda a sua empresa!

É possível que, no primeiro mês, as coisas não mudem da água para o vinho. Por isso é tão importante analisar os resultados mês a mês, fazer novos testes e também ter um pouquinho de paciência.

para ter conteúdo incrível voce precisa de tempo, aprendizado e dedicação

Trabalhar com marketing de conteúdo é um trabalho de médio a longo prazo e isso varia com cada cliente.  Quer ver alguns casos de empresas que estão continuamente aprendendo com Marketing de Conteúdo e vendo resultados incríveis? Conheça a história dessa startup, os resultados desta agência e a experiência dessa empresa de software!

Quais os próximos passos para começar meu Marketing de Conteúdo e ver resultados logo?

Está aí mais uma pergunta muito frequente – e fico muito feliz por ter a resposta na ponta da língua. Seus próximos passos são registrar a sua Estratégia de Marketing de Conteúdo e montar seu time ideal. Ou seja, não comece a escrever ainda! Você precisa analisar alguns pontos antes e definir seus objetivos. Só assim você conseguirá extrair resultados proveitosos e aproveitar muitas oportunidades no meio do caminho.

Minha resposta para quem começar logo com Marketing de Conteúdo e quer um acompanhamento mais próximo é: conte com o auxílio dos consultores de marketing da Contentools para ajudar no seu direcionamento! Temos pacotes de consultoria que foram arquitetados exatamente para suprir essa necessidade inicial de quem quer começar com o pé direito e rumar aos seus objetivos de forma certeira! Conheça mais sobre eles: solicite o contato de um consultor!

Agora é a sua vez!

O legal disso tudo é que mostra que nada é escrito em pedra. Não existe uma fórmula secreta de como fazer Marketing de Conteúdo que nos indique quantidade exata de palavras para que um conteúdo seja ou não um sucesso. Por isso é tão importante que você se envolva em todo o processo do seu Marketing de Conteúdo: desde a definição da sua estratégia até a análise dos conteúdos já prontos! Somente se envolvendo no processo você realmente irá aprender sobre o assunto e se tornará um especialista em Marketing de Conteúdo para a sua solução! Se você quiser saber mais sobre como a Contentools pode ajudar você nesse processo, entre em contato conosco!

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