Desculpe chegar aqui e mandar essa real para você assim logo no título e de um jeito tão seco. Mas imagino que você precisava ouvir isso. E talvez precise entender esse assunto de terceirização melhor também. A própria Contentools já terceirizou o Marketing de Conteúdo de muitas empresas – esse era nosso modelo de negócio inicial. Há anos, quando começamos, nós montávamos a estratégia, as pautas, os conteúdos e enviávamos tudo prontinho em um pacote mensal em troca de uma bela graninha. Isso nos fez crescer muito – porque muita gente queria fazer Marketing de Conteúdo, mas não queria investir seu tempo nisso, então pagava a gente. Esse pessoal terceirizava tudo: da estratégia aos conteúdos em si.

Sabe o que aconteceu?

Deu ruim.

Não demorou muito tempo para a gente perceber que aquele não era o caminho. Mesmo nos esforçando muito para ter os melhores redatores e briefar muito bem os projetos, os conteúdos muitas vezes vinham genéricos. Ao nos colocar no meio do processo, estávamos limitando a atuação dos nossos clientes e colaborando com a criação de conteúdo sem personalidade. E ninguém quer ler mais um conteúdo genérico sem graça na internet, não é?

Foi por isso que mudamos nosso modelo de negócio [você pode ler mais sobre como pivotamos aqui neste artigo da época] e hoje nos posicionamos como uma plataforma que potencializa a criação de conteúdos cheios de paixão e verdade. Conteúdos úteis, reais e valiosos! Como? Juntando todas as ferramentas que um time de marketing precisa para gerir e produzir Marketing de Conteúdo (usando times remotos, mistos ou in-house) em uma só plataforma – garantindo agilidade, controle e gestão.

Bom, mas não é sobre a Contentools que foi feito este artigo.

Este artigo foi feito para ajudar você a recalcular a sua rota e retomar o controle do seu Marketing de Conteúdo. Terceirizar a alma do seu negócio não está com nada (e não vai levar você a lugar nenhum, confia em mim). Continue lendo que vou explicar melhor o motivo disso tudo e lhe apresentar um novo panorama!

Vamos traçar um paralelo: você terceirizaria o seu atendimento comercial?

Chega a ser absurdo pensar em terceirizar o atendimento comercial, ou seja, o time de vendas da sua empresa. Seja vendendo mate na praia para uma família com calor ou um SaaS de gestão empresarial para grandes players que precisam de mais insights a partir de dados, a regra é clara:

É o atendimento comercial especializado que faz alguém se tornar seu cliente e permanecer.

Seu time comercial faz seu futuro cliente sentir que sua empresa realmente pode o ajudar. A atenção de cada vendedor faz ele perceber que sua empresa se importa com o problema – e que vai entregar uma solução. A expressão facial, o tom da sua voz, as palavras que seu vendedor usa fazem ele ter confiança no seu negócio e decidir tomar o seu mate (mesmo sem saber a procedência do gelo que você colocou ali dentro) ou comprar seu software (mesmo sem entender cada detalhe e função).

Seu cliente precisa confiar em você.

É por isso que você não terceiriza seu atendimento comercial – e investe tempo e dinheiro para treinar uma ótima equipe.

Então, por que terceirizaria seu Marketing de Conteúdo?

Será que você não deveria começar a investir em uma ótima equipe de Marketing de Conteúdo também?

O que é Marketing de Conteúdo e o que ele representa para a sua empresa?

Ok, você já sabe o que é Marketing de Conteúdo. Mas mesmo assim decidi reforçar esse embasamento para colocar todo mundo na mesma página. (fique à vontade para pular esta parte, caso esse conceito já esteja bem claro para você)

Segundo o fundador do Content Marketing Institute, Joe Pulizzi, Marketing de Conteúdo é uma vertente de marketing que visa atrair e reter uma audiência através de conteúdo relevante.

“Marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido — e, em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores.” Joe Pulizzi, Fundador do CMI

Mais que uma estratégia de marketing, gosto de dizer que o Marketing de Conteúdo é uma oportunidade de ensinar e aprender com o mercado. Essa via de mão dupla é essencial porque a gente não acorda um belo dia com uma visão de todas as pautas dos próximos cinco anos de estratégia de conteúdo prontas na nossa cabeça. As pautas vão surgindo (e melhorando) de acordo com as reações que o mercado assume em relação ao conteúdo que eu e você disponibilizamos.

É por isso que Marketing de Conteúdo possui o quarto pilar de análise – e está sujeito a alterações e otimizações o tempo todo. Esta startup, que recentemente contou para a gente como tem sido sua experiência com Marketing de Conteúdo, que o diga! O aprendizado é contínuo!

Você sabe dizer o que o seu setor de atendimento comercial representa para a sua empresa? Um meio de criar confiança ao aprender sobre seu cliente e ensiná-lo sobre sua solução, certo? E é por isso que você não terceiriza esse setor – pois as informações trocadas são muito valiosas para ficarem nas mãos de terceiros.

É por esse mesmo motivo que seu Marketing de Conteúdo não deve ser terceirizado: Marketing de Conteúdo representa para a sua empresa um meio de ensinar e aprender sobre o seu consumidor. E todo o conhecimento gerado a partir dessa troca deve permanecer com você e sua equipe!

Agora, você sabia que existe um fator importantíssimo que difere os laços que o seu Marketing de Conteúdo constrói com sua audiência e os laços que sua equipe atendimento comercial constrói com a sua carteira de clientes? Esse fator é o poder de escalabilidade do Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo: escalabilidade na criação de laços!

Aqui na Contentools gostamos de dizer que disparar um e-mail para nossa lista de mailing é um tiro de rojão (cheio de amor hehe). Hoje temos centenas de milhares de pessoas cadastradas para receberem nossas dicas de Marketing de Conteúdo. Todas elas possuem um interesse em comum conosco: são apaixonadas por Marketing de Conteúdo. É por isso que elas decidiram se inscrever e receber dicas do setor, bem como lançamentos em relação a ferramentas gratuitas e pagas e novidades sobre as funcionalidades da plataforma da Contentools. Então quando queremos falar com essas pessoas, podemos disparar um simples e-mail.

Ao enviar e-mails relevantes para essa audiência, mantemos nosso relacionamento ativo. Esse meio de contato nos permite manter a chama viva e mostrar que estamos prontos para atendê-los quando estiverem prontos para saber mais sobre a nossa solução. E para acertar nesse contato através de e-mail, é necessário ter uma visão muito clara do tipo de perfil de pessoa que temos ali dentro e trazer conteúdo que seja realmente relevante para esse perfil. Fazemos isso através de uma Estratégia de Marketing de Conteúdo bem alinhada entre todo nosso time.

Aliás, o conteúdo não só é essencial nesse momento de nutrir nossos leads, como também no momento de atrair visitantes e convertê-los em leads. Mas você já sabe disso, não é? Afinal, você já nos viu falar sobre a importância de produzir conteúdo para todas as etapas do funil e até mesmo para todas as etapas da ampulheta da empresa.

Para a nossa lista de mailing se tornar uma lista robusta, com uma audiência tão qualificada, tivemos que caprichar bastante na criação e na distribuição do nosso conteúdo – entregando sempre o nosso melhor de acordo com as necessidades que percebíamos nos nossos clientes atuais.

Ou seja, aproveitávamos todo o aprendizado gerado no ciclo de vendas e sucesso do cliente para aplicar na criação do conteúdo, que então disponibilizaríamos para nossa audiência. Tivemos erros e acertos, e aprendemos com cada um deles. Cada aprendizado nos presenteou com a oportunidade de otimizar nossa estratégia e aumentar nossa assertividade! E continuamos aprendendo com cada conteúdo lançado – seja aqui no Blog, no Facebook, no LinkedIn etc.

Encabeçar o Marketing de Conteúdo da nossa empresa nos faz compreender melhor o nosso cliente e suas histórias, suas necessidades e desafios.

Você é o maior detentor do conhecimento acerca do seu mercado

Agora imagina só se nós tivéssemos decidido terceirizar todo o nosso Marketing de Conteúdo. Bom, nem consigo imaginar como isso teria impactado negativamente o nosso posicionamento atual de mercado, mas consigo apontar alguns fatores que teriam claramente sofrido, olha só:

  • Teria sido impossível escrever conteúdo valioso, relevante e consiste envolvendo as principais dores dos nossos clientes – pois apenas nós lidamos com isso diariamente;
  • Teríamos um monte de conteúdo topo de funil com pouco a agregar ao nosso visitante – pois nosso terceirizado não tem o conhecimento sobre o nosso cliente e o nosso produto que nós temos;
  • Nos frustaríamos com uma baixa conversão de leads;
  • Provavelmente não teríamos uma lista de mailing de alta qualidade;
  • Teríamos um aumento na taxa de opt-out da nossa lista de mailing, pois o conteúdo de nutrição seria menos assertivo.

Nossa, só descrever esse possível cenário já me deixou agoniada. Imagina só se esse cenário tivesse sido verdade? Certamente não teríamos as taxas de crescimento que temos! Que bom que desde o início enxergamos a importância do conteúdo para o desenvolvimento da nossa empresa e decidimos usá-lo como uma ferramenta de troca com o mercado!

Isso fez com que nós passássemos a ter a confiança de dizer que somos os maiores detentores de conhecimento acerca do nosso mercado, dos nossos clientes e do meio como nosso produto se encaixa nisso tudo.

Agora voltando para você, quem você acha que conhece mais sobre o seu mercado: você ou uma empresa terceira que cuidaria do seu Marketing de Conteúdo?

E no futuro, quem você quer que conheça mais sobre o seu mercado?

Vale a pena terceirizar o aprendizado que você pode ter com o seu mercado?

O conhecimento sobre o mercado deve ser um ativo seu: por isso você precisa de seu próprio time de Marketing de Conteúdo

É para poder se estabelecer como detentor do conhecimento sobre seu mercado que você precisa investir seu tempo e esforços em um time próprio! Um time seu. E esse time pode ser formado por pessoas que não necessariamente trabalham o dia todo na sua empresa, sabia?

Pois é, quando o assunto é Marketing de Conteúdo, é importante que você se envolva no processo – mas não é necessário que você realmente crie cada conteúdo do início ao fim.

Você pode montar um time de especialistas que o ajude a fazer isso. E pode até ter especialistas trabalhando para você de forma remota e sob demanda. O importante é que você consiga encontrar profissionais sérios e comprometidos que realmente se sintam parte do seu time! Se você quiser aprender como fazer isso de forma concreta e segura, confira as lições que já ensinamos aqui no blog: Como montar o time ideal de Marketing de Conteúdo.

Com seu próprio time, você poderá fazer sua estratégia rodar mantendo todo o conhecimento sobre o seu mercado como um ativo interno da sua empresa! Isso faz com que você realmente construa estratégias concretas, conteúdos profundos e assertivos e um tráfego de visitantes que realmente faz sentido para o seu negócio. Esses visitantes poderão se tornar uma lista de mailing super qualificada e vão render crescimento constante da taxa de conversão em vendas!

E o melhor de tudo é que o caminho trilhado para chegar até aí fará parte da experiência da sua equipe e pode render muitos outros frutos em diferentes vertentes de marketing. Quanto potencial, não é mesmo?!

Ah, e vale lembrar que quando menciono a importância de um time próprio, o que realmente importa é que você tenha ao menos uma pessoa responsável por isso dentro da sua empresa.

Ou seja, não é necessário ter um time de 10 pessoas. Talvez uma só já dê conta do recado!

O importante é que o conhecimento adquirido permaneça na empresa. Então, caso seu time seja um mini-time ou um time de uma pessoa, crie os processos necessários para que as informações fiquem registradas para o futuro e dê as ferramentas certas para que esse pequeno time possa ter um alcance gigante!

Quando se deparar com desafios que exijam muito conhecimento técnico, busque parceiros especializados

Ficou clara a importância de montar uma equipe de Marketing de Conteúdo que lidere a sua estratégia, certo? Ótimo! Agora, vem cá, e se você precisar de uma mão com o SEO do seu site? Será que você precisa contratar uma pessoa full-time somente para isso? E se quiser ads? Bom, para as suas demandas específicas, você sempre pode contar com parceiros especialistas nessas áreas que possam ajudar você com assertividade.

O legal é ter em mente que tudo o que for relacionado à sua marca, produto, serviço ou cliente deve ser liderado por você! Já quando o assunto atinge o know-how de outra empresa e exige conhecimento técnico em outras áreas ou ferramentas, você provavelmente terá um ROI maior se puder contar com parceiros que possam o ajudar.

Uma boa dica é sempre procurar parceiros ou fornecedores que sejam especializados na demanda que você busca. Quanto mais especialista, mais atualizada em relação a esse serviço a equipe parceira estará e provavelmente irá entregar melhores resultados a você!

Agora é a sua vez!

Contei aqui um pouco sobre a nossa experiência e a importância de manter o conhecimento dentro da sua empresa! Isso realmente vai impactar no seu crescimento e você vai perceber que realmente irá gerar insights incríveis. Agora conta para a gente um pouco mais sobre a sua experiência com Marketing Digital. Como tem sido? Quais os melhores aprendizados que você já teve? Quais suas maiores dificuldades para manter a qualidade e a cadência? Vamos aproveitar o assunto e trocar uma ideia aqui nos comentários!

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