[tweetable alt=””]SEO significa Search Engine Optimization, que é a otimização de sites para que os sistemas de busca possam posicioná-lo melhor na página de resultados[/tweetable] de uma pesquisa. Basicamente, o Google identifica palavras iguais ou semelhantes àquelas que o usuário utilizou para sua busca e oferece uma lista de sites. Este é o chamado resultado orgânico.

Existem duas maneiras de aparecer nos resultados de pesquisas realizadas no Google: conseguir uma boa colocação nos resultados orgânicos ou através de links patrocinados/adwords – neste caso, o usuário também aparece nos resultados, porém, na área destinada aos anúncios pagos.

Vamos ver a seguir como SEO ou links patrocinados podem ser usados em estratégias de marketing digital?

[tweetable alt=””]O consumidor dá mais relevância aos resultados orgânicos[/tweetable]

O especialista em Marketing de Afiliados e Marketing Digital, Evgenii Prussakov, co-autor do livro “Visão das Compras online através de Consumidores: Um estudo de usuários – Respostas a 107 Perguntas”, fez uma pesquisa com usuários da internet, efetivamente consumidores online.

Esta pesquisa oferece uma visão muito significativa sobre este tema. Vamos ver as perguntas que mais interessam e suas respostas:

1) Os usuários sabem a diferença entre busca orgânica e link patrocinado nos motores de busca?

Resposta:

Não – 18%

Sim – 82%

2) Os usuários têm mais confiança no link orgânico ou patrocinado?

Resposta:

Mais confiança nos links patrocinados – 27,95%

Mais confiança nos links orgânicos – 72,05%

Portanto, [tweetable alt=””]o investimento no chamado “novo SEO”, que inclui o marketing de conteúdo, pode gerar bons resultados[/tweetable]. A pesquisa demonstrou ainda que a confiança que o usuário tem em uma página bem colocada no posicionamento orgânico do Google, deixa-o também mais confiante com relação às informações sobre os produtos e serviços oferecidos através do site.

As variáveis da busca orgânica

[tweetable alt=””]O Google utiliza mais de 200 variáveis na hora de determinar o posicionamento de páginas da internet nos resultados[/tweetable]. Pode-se dividir estes critérios em três grandes categorias básicas:

1. On page: são elementos da estrutura do site. Quem o gerencia ou  desenvolve-o possui algum controle sobre o posicionamento, tais como: Título <Title> (não só do conteúdo, mas também da página), tags H1, H2, H3, o cabeçalho, a densidade em que a palavra-chave está sendo utilizada, meta description, URL etc.

2. Off-page ou Link Building: um dos critérios mais relevantes calculado pelo algoritmo do Google é o número de links direcionando para o seu site/blog. Isto porque assume-se que quanto mais referenciado você é, maior a tendência do conteúdo ser de qualidade e relevante perante outras páginas. Este critério está um pouco mais distante do alcance do desenvolvedor do site. Uma melhor forma de conseguir alcançá-lo é produzindo conteúdo de qualidade, participando de outros blogs/sites com comentários e guest posts, relacionando-se em grupos nas redes sociais, criando networking e, consequentemente, conquistando mais links para o seu site.

3. Experiência do usuário e sinais sociais: a qualidade do site é medida pela experiência e o retorno (feedback) dos usuários que navegam pelo site. Este trânsito dá ao Google um forte indício de qualidade: tempo de permanência, número de páginas visitadas etc.

Trabalhar com SEO ou links patrocinados?

[tweetable alt=””]Tanto links orgânicos quanto links patrocinados devem levar o usuário a informações interessantes que prendam sua atenção[/tweetable]. Para isso, o blog corporativo é fundamental, já que as informações contidas no site institucional são estáticas. O blog, ao contrário, permite dinamismo, a apresentação de conteúdos de qualidade que demonstrem a autoridade da empresa no tema e podem envolver o usuário em um relacionamento, tornando-se um eficiente canal de comunicação e marketing.

A maioria dos usuários está em busca de soluções e informações, dificilmente digitam o nome de uma empresa, eles procuram pelo tema e só então chegam a elas. O melhor caminho para chamar a atenção do usuário na rede é através do conteúdo. Posicionando-se no Google, tanto no ranking orgânico quanto através do link patrocinado, o importante é que, ao pesquisar, o usuário encontre o conteúdo que procura: informativo, educativo e profissional.

E você, tem utilizado SEO e links patrocinados na sua estratégia? Os resultados têm sido satisfatórios? Comente abaixo!

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