Você já parou para pensar que o tamanho do post influencia o engajamento do público no blog da sua empresa? Se for pequeno demais, corre o risco de ficar superficial – embora haja posts de empresas com altíssima capacidade de síntese e que não passam de dois ou três parágrafos. Por outro lado, se for grande demais, pode ser que o leitor se distraia ou saia da página antes mesmo de chegar ao call to action final.

Então, qual o melhor tamanho dos posts no blog corporativo?

Para realizar esse cálculo, o blog da sua empresa deve estar cadastrado no Google Analytics. Se o blog já está cadastrado, siga o passo a passo:

  1. Entre na sua conta do Google Analytics e clique em “Relatórios”;
  2. Defina o tempo de análise em pelo menos 3 meses;
  3. A seguir, clique em “Comportamento”, depois selecione “Conteúdo do site” e por fim clique em “Todas as páginas”;
  4. Nessa janela irá aparecer as 10 páginas mais acessadas do seu blog;
  5. Anote o número do TMP (Tempo médio na página);
  6. Divida os segundos do TMP por 60. Ex: TMP = 2,13. Cálculo: 13/60 = 0,216 ou 0,22. Agora o TMP ficou em 2,22;
  7. Em média, uma pessoa lê 180 palavras por minuto. Sabendo disso, multiplique o TMP por 180. Ex: 2,22 x 180 = 399,6 ou 400.

Pronto, descobrimos que o leitor do blog lê em média 400 palavras antes de sair da página. Podemos concluir que o número ideal para cada post é de 400 palavras.

Importância e tamanho do post

Seja direto, objetivo e conciso ao escrever um post. As pessoas que navegam pela internet perdem a atenção facilmente. Se o texto for maçante e sem conteúdo qualificado, o internauta simplesmente sairá do seu blog sem dizer tchau.

Existem assuntos que podem ser escritos em 300 palavras, enquanto outros precisam de 500. Tudo vai depender do tema a ser tratado.

Revisar e editar o post

Quando for criar um post, primeiramente faça um rascunho sem se importar se o texto irá ficar muito longo. Terminando de escrever, faça uma revisão. Nesse processo você deverá eliminar palavras desnecessárias, encurtar frases e fazer tudo o que for possível para deixar o texto mais enxuto.

Post com finalidade

O blog da empresa se tornará mais atraente se ele tiver conteúdo de qualidade. O leitor quer aprender e ser informado da maneira mais fácil e prática possível.

Faça cada post tendo uma finalidade clara e objetiva, para um público-alvo e definido. Quando você não sabe sobre o quê e para quem está escrevendo, a sua tendência é enrolar e fazer um texto sem qualidade.

Agora que você já sabe qual o tamanho ideal de um post, mãos à obra! Sobre o que você vai escrever dessa vez?

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