Falar diretamente com as pessoas é essencial para uma empresa e a especialidade do marketing de conteúdo. Ele leva o seu negócio até elas e gera um interesse genuíno que se converte em tráfego para o seu site.

Por isso cada dia mais startups e grandes empresas estão apostando alto em conteúdo e sendo muito bem recompensadas. Você não vai querer ficar de fora, vai?

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Conversar com o cliente deve ser sempre a maior preocupação do empresário. Mas pessoas mudam, seus interesses por mídias caem e reaparecem em outras, e devemos estar sempre preparados para mudar com elas.

Fique por cima com estas cinco tendências do marketing de conteúdo para 2017 e mantenha o diálogo de igual pra igual!

1 – O YouTube

Quem viu o gigante do Google nascer provavelmente se lembra de que nos seus tempos de startup ele não era muito mais do que um site para compartilhar vídeos com uma plataforma simples e de fácil acesso.

Hoje, pesquisas apontam que nos Estados Unidos as pessoas estão acessando o YouTube mais do que elas assistem TV a cabo. Canais de Youtubers são vistos por milhões de pessoas ao redor do mundo, gratuitamente e com a mesma plataforma fácil de usar.

Uma estratégia de conteúdo que leva essa tendência em consideração tem a garantia de encantar mais pessoas.

Mas produzir conteúdo para o Youtube não é tão simples, pelo contrário: Ele deve ser feito de uma forma dinâmica e no mesmo tom de quem que vai assisti-lo.

Esqueça o comercial de TV, esse formato vem falando cada vez menos com o público. Várias empresas estão inovando usando a criatividade, que tende a falar muito mais alto do que formatos engessados e ultrapassados.

Veja o que as pessoas estão fazendo e se preocupe em criar vídeos que vão na mesma direção, que sejam interessantes para elas, e a sua popularidade só irá aumentar!

2 – Redes sociais

O Facebook está entre os três sites mais acessados do mundo, junto com o Google e o Youtube, então é óbvio que levá-lo em consideração e envolvê-lo na sua estratégia de marketing de conteúdo é essencial. É comum empresas com uma forte presença no Facebook, tão comum inclusive que 2017 já pede mudanças e inovações.

Procure mais redes sociais, como o Snapchat e o Instagram, e vá onde as pessoas estão. Live streams são ótimas para manter seu cliente engajado, já que ele vai se interessar por você e se sentir encorajado a interagir, e elas podem ser feitas nessas três redes sociais.

Poste histórias, snaps, vídeos curtos, tudo o que puder para chamar a atenção de um público que não ficaria assistindo trinta segundos de um comercial que não lhe acrescentam nada.

Não se esqueça de responder os comentários! É onde você pode literalmente falar com o cliente ou quem você quer atrair para o seu site, e essa é uma arma poderosíssima!

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3 – Podcasts

O Podcast, com todo o seu potencial, vem se tornando uma grande tendência para 2017. Até pouco tempo, só se faziam anúncios patrocinados durante a programação, quase como comerciais de rádio: O host do programa parava após alguns minutos de transmissão, fazia com sua própria voz o anúncio para a marca escolhida e o assunto era esquecido de repente.

Como dissemos ali em cima, o comercial está perdendo a sua força, e usar o podcsat desta forma não irá acrescentar muito a sua estratégia.

A tendência para 2017 é a criação de podcasts com conteúdo, do mesmo jeito que fazemos posts em blogs.

A GE conseguiu colocar seu Podcast, o The Message, no topo dos mais procurados no iTunes, imagine o tráfego que seu site recebeu depois disso! Várias outras empresas de sucesso estão recorrendo ao uso do podcast como uma forma de impulsionar seus acessos nos sites e vem dando muito certo até agora, porque não tentar também?

4 – SEO e arquitetura de sites

A Search Engine Optmization, ou SEO, é essencial para que você tenha mais visibilidade no seu site. É com ele que o profissional de marketing avalia como você se sai nas pesquisas do Google, e elabora planos para que você atraia cada vez mais pessoas.

A arquitetura de um site é o pano de fundo do seu negócio, e ele deve sempre acompanhar as mudanças do tempo e se manter atualizado.

Em 2017, a tendência é o que o SEO deixe ainda mais de ser algo distinto para funcionar como mais uma engrenagem no marketing de conteúdo.

Atrair os clientes só com palavras chave e links não funciona tão bem em um mundo de blogs repletos de informações interessantes. Para se dar bem, você precisa do pacote completo.

5 – Conteúdo in house

Outra grande tendência para 2017 é a internalização dos esforços da produção de conteúdo.

Algumas empresas maiores já estão criando posições como a de CCO, Chief Content Officer, para cuidar de toda uma equipe de marketing de conteúdo contratados por ela. A aposta é criar uma equipe internalizada, que entende do que está falando porque convive diariamente com as pautas.

Mas não são todos que possuem budget para uma equipe inteira, não é? Para economizar, apenas um responsável pode ser o suficiente, através da contratação de profissionais e conteúdo.

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