Com a popularização de aplicativos de mensagem como WhatsApp e Telegram, muitas empresas têm optado por esse tipo de ferramenta para se comunicar com clientes. Porém, essa prática não é a mais profissional e não é recomendada pelos próprios desenvolvedores de aplicativos.

Abaixo estão alguns motivos para a sua empresa optar pelo uso de mensagens SMS ao invés dessas ferramentas, confira:

Os aplicativos dependem de internet

Um dos maiores problemas de usar aplicativos para divulgar suas promoções, cupons de desconto e eventos é a dependência do sinal de internet. Isso faz com que apenas aquelas pessoas que estão com acesso a WiFi ou plano de dados consigam visualizar a mensagem. Dependendo do lugar em que a pessoa está ou o saldo de créditos, a informação não chegará até ela.

Com o SMS, basta que o celular tenha acesso ao sinal da rede de telefonia para que a mensagem seja recebida instantaneamente. Outra vantagem é que a mensagem de texto vai direto para a caixa de entrada de mensagens do telefone do cliente. Com os aplicativos como o WhatsApp, seu contato pode ser classificado como spam, resultando em punições à conta. Outra coisa que pode atrapalhar o envio de suas mensagens via aplicativos são os bloqueios judiciais às empresas que os possuem, situação que não ocorre com o SMS.

O SMS atinge todos os públicos

Apesar do número de smartphones estar crescendo no Brasil e no mundo, muitas pessoas ainda não utilizam esse tipo de aparelho. Mesmo aquelas que possuem smartphones muitas vezes não têm o costume de utilizar aplicativos de mensagens, principalmente quando falamos de pessoas mais idosas.

Como as mensagens de texto via SMS não necessitam que um determinado aplicativo esteja instalado, sua mensagem chegará aos clientes, independente do tipo de softwares que eles têm instalado no celular. Além disso, você não precisa revelar seu número de telefone, podendo optar por código curto para aparecer como remetente da mensagem.

Gera dependência do aplicativo para comunicação

Quando você inicia uma conversa com seu cliente por meio de um aplicativo, estará abrindo um canal de comunicação livre com ele. Essa atitude pode ser positiva, incentivando interações e feedbacks. Por outro lado, dá livre acesso para que o público inicie conversas em qualquer momento.

Se você ainda não conta com uma equipe especializada em atendimento, prepare-se para passar horas do seu dia apenas atendendo clientes nesse meio de comunicação. Caso o objetivo é poupar tempo e ser mais produtivo, utilize outra forma de se comunicar com o público.

Agora que você já sabe tudo sobre mensagens para gerar mais vendas e se aproximar do cliente, é só começar os envios! Com a estratégia certa, você pode fidelizar o seu público e ser lembrado sempre que sua base de contatos necessitar do seu tipo de produto ou serviço.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a diferença entre os dois tipos de marketing mobile, fique à vontade para comentar!

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