Encontrou um Gestor de Conteúdo ideal para liderar sua Estratégia de Marketing de Conteúdo? Ótimo! Agora é hora de treiná-lo para garantir que ele vai dar conta do negócio! 

Se você quer dicas para encontrar o perfil ideal de Gestor de Conteúdo para o seu negócio, confira este artigo – Gestor de Conteúdo: o que a pessoa que irá liderar minha estratégia precisa ter?

Ok, agora que você já selecionou o Gestor de Conteúdo com o perfil ideal, deve capacitá-lo para ter certeza de que ele conseguirá cumprir sua missão. Há dois pontos principais que você deve considerar neste momento:

  1. Treinamento sobre a sua solução – para que seu profissional entenda esse universo em que será inserido.
  2. Treinamento sobre Marketing de Conteúdo – caso seu profissional ainda seja júnior nesse quesito;

O treinamento sobre a sua solução é você quem montar de acordo com a necessidade interna. Imagino até que você já tenha uma série de materiais para compartilhar com seu Gestor de Conteúdo para que ele aprenda sobre a sua solução! Agora, para o treinamento sobre Marketing de Conteúdo, separei algumas dicas e sugestões neste artigo, confira!

Treinamento Sobre Marketing de Conteúdo

Já mencionamos por aqui que não existe uma formação ideal para um profissional de Marketing de Conteúdo. É possível que o profissional que você tenha contratado ainda não seja um expert no assunto, mas tudo bem! O mais importante é que essa pessoa tenha potencial para se desenvolver até se tornar um expert! Aliás, a Sarah mencionou algumas das características essenciais de um Gestor de Conteúdo aqui neste artigo, vale a pena conferir! Bom, para que esse profissional chegue ao patamar em que precisa estar para fazer seu conteúdo voar, é importante que você o instrua a estudar sobre a área e começar logo a dar os primeiros passos.

Quanto antes seu Gestor de Conteúdo começar a fazer testes embasados em um pouco da teoria que existe disponível e da prática que outras empresas e Marketing Hackers compartilham na internet, melhor! Por isso, separei alguns cursos que podem ajudar seu Gestor de Conteúdo a estruturar a área e se sentir confiante para levar seu Marketing de Conteúdo a um novo nível!

Cursos Online Gratuitos sobre Marketing de Conteúdo: ideais para uma visão geral!

Alguns dos melhores cursos sobre Marketing de Conteúdo podem ser feitos online e são 100% gratuitos! Listei aqui alguns que você pode indicar ao seu Gestor de Conteúdo:

  • Certificação de Inbound Marketing pela Hubspot [Português] [Gratuito]: O curso aborda todos os estágios do inbound marketing através de 12 aulas em vídeo com profissionais americanos da própria Hubspot! Ao final, o participante pode fazer um exame e conseguir um certificado que vai diretamente para seu perfil no LinkedIn. Sempre indicamos que todos os profissionais que entrem na Contentools façam este curso, pois dá uma visão geral bem clara das oportunidades do setor e da conexão entre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing.
  • Certificação de Marketing de Conteúdo pela Hubspot [Inglês] [Gratuito]: Este curso explica mais especificamente como funciona o Marketing de Conteúdo e possui aulas direcionadas a planejamento, criação de conteúdo, distribuição e análise. Além disso, também cobre assuntos como a reutilização de conteúdos, storytelling e escrita efetiva! O curso indica todo o caminho para criar sua Estratégia de Marketing Digital usando a metodologia pioneira da Hubspot, então vale muito a pena investir algumas horas do seu Gestor de Conteúdo no estudo do conteúdo deste curso!
  • Curso de Marketing Digital para o Empreendedor [Português] [Gratuito]: Entenda em duas horinhas como funciona o Marketing Digital e como Inbound e Conteúdo se encaixam nesse contexto. Este é um curso mais superficial, mas que dá uma visão legal da esfera toda! É interessante para quem reeeealmente ainda está iniciando e também é legal para líderes e gestores de outras áreas da empresa entenderem melhor como funciona a dinâmica da comunicação da marca com o meio digital!

Cursos Online Pagos sobre Marketing de Conteúdo: recomendados para aprofundar o aprendizado!

Agora, se você quer investir parte do seu orçamento no desenvolvimento desse profissional, há ainda mais opções interessantes de cursos online. É legal ter em mente que apesar de esses cursos serem pagos, o custo deles é baixíssimo devido a serem 100% online. Ou seja, você não vai precisar pagar locomoção, acomodação, nem refeições para capacitar seu Gestor de Conteúdo! Aqui estão algumas sugestões:

  •  Marketing Hacks da Nova Escola de Marketing [Português] [Pago]: Sete módulos de conteúdo em vídeo ensinando como ir do planejamento à análise de resultados como os profissionais. Este curso também oferece módulos ao vivo que garantem a interação do seu Gestor de Conteúdo com os instrutores para resolução de dúvidas, troca de ideias e networking.
  • Produção de Conteúdos Memoráveis do Viver de Blog [Português] [Pago]: Todas as dicas de alguns dos profissionais mais experientes em conteúdo do Brasil! Este curso vai ajudar seu Gestor de Conteúdo a aumentar a barra da qualidade dos seus conteúdos de blog ao instruir melhor seus redatores e fazer edições que considerem técnicas de otimização de conteúdos já testadas amplamente. O que seu Gestor aprender aqui poderá ser aplicado para melhorar cada um dos seus conteúdos. Dica: vale a pena investir em um curso como este após a conclusão dos cursos gratuitos da Hubspot ou do curso de Hacks da Nova Escola de Marketing, que são mais relacionados à visão de Marketing de Conteúdo como um todo!
  • Conteúdos que Vendem do Viver de Blog [Português] [Pago]: Mais um curso bem voltado para a otimização de conteúdos voltada para vendas! Instrua seu Gestor de Conteúdos a fazer este curso e seu setor de vendas da empresa irá lhe agradecer!

Bom, estas são apenas algumas opções voltadas específicamente para a criação de conteúdos, mas as possibilidades são inúmeras na internet! Há cursos por todos os lados e muita gente disposta a compartilhar seu conhecimento. É por isso que uma característica importantissima do Gestor de Conteúdo é a insaciedade por resultado: ele ou ela precisam estar dispostos a buscar conhecimento e aprender continuamente!

Além de participar de cursos online, também é importante que seu Gestor de Conteúdo participe de eventos (online e offline), webinars e que se mantenha atualizado através dos melhores portais de divulgação de novidades sobre Marketing de Conteúdo!

Consultoria Online com Especialistas em Marketing de Conteúdo: recomendada para áreas iniciantes!

Além dos cursos online em formato de vídeos que você pode conseguir acessar gratuitamente ou através de investimento um pouco mais significativos, há um outro meio de treinar seu Gestor de Conteúdo: através de consultorias online. Esse modelo de aprendizado é muito recomendado para empresas que recém criaram sua área de Marketing de Conteúdo e não podem arcar com os malefícios de iniciar uma estratégia que não esteja 100% coesa!

Para esses casos, minha melhor indicação é contar com a ajuda de um profissional que irá:

  1. Analisar seu caso especificamente;
  2. Ensinar e ajudar a criar toda a estratégia, estabelecer objetivos e meios de mensurá-la;
  3. Ensinar a fazer o planejamento para que vá de acordo com a estratégia;
  4. Ensinar a definir workflows, criar briefings otimizados e controlar a produção;
  5. Ensinar a avaliar e fazer a edição de conteúdos antes de serem publicados;
  6. Ensinar sobre distribuição e dar dicas para que o conteúdo tenha alta performance;
  7. Ensinar a captar dados, definir métricas e analisar os resultados para tomar decisões com alta assertividade.

Claro que nem todos os tipos de consultorias possuem esse formato – e na verdade conheço apenas uma que é assim! A Consultoria Completa em Marketing de Conteúdo da Contentools, que possui três módulos e garante acompanhamento de um consultor pelos primeiros três meses da estratégia! Incrível, né? O mais legal dessa consultoria é que ela não serve somente para desenvolver o Gestor de Conteúdo, mas para desenvolver toda a área de Marketing Digital! Cada encontro com o consultor pode ser feito pelo time completo, então todos têm a chance de aprender, tirar dúvidas e aplicar a teoria na prática!

Se você quiser entender melhor como ela funciona, fale com um Consultor da Contentools.

Seu Gestor de Conteúdo está pronto para trazer execelentes resultados!

Por fim, você terá uma pessoa completamente capaz de ir de encontro aos objetivos traçados. Quer conseguir visualizar melhor o resultado disso, aqui está a Anatomia de um Gestor de Conteúdo:

A Anatomia de um Gestor de Conteúdo

Ficou mais fácil de compreender a importância da capacitação deste profissional agora? Espero que sim. 🙂

Fique à vontade para pinar esta imagem ou enviá-la para seu Gestor (ou Gestora) de Conteúdo, assim ele também conseguirá visualizar melhor suas maiores forças – e até mesmo trabalhar em cima das características que ainda precisam de lapidação.

Agora é sua vez!

E aí, conseguiu definir quais serão os próximos passos no desenvolvimento do seu Gestor de Conteúdo? Espero que sim! É legal que haja várias possibilidades, assim você tem a liberdade de escolher a que faz mais sentido para a sua empresa, para o perfil do seu Gestor de Conteúdo e sua necessidade, não é? Ah, também dá para escolher algo que se adapte ao orçamento que você já possui para área, o que também é bastante conveniente.

Além de todo o treinamento que você pode oferecer para esse profissional, você também pode instruí-lo a buscar por conteúdos de apoio que estão disponíveis na internet gratuitamente. Usando o próprio Google e lendo diferentes artigos em blogs específicos, como o Blog da Contentools, é possível aprender sobre todo o tipo de coisa!

Caso tenha restado alguma dúvida, fique à vontade para deixar um comentário aqui neste artigo!

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