Para quem conhece as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), já sabe que este é um grande aliado na hora de posicionar conteúdos nas buscas orgânicas e alavancar vendas.

Dentre as grandes tendências do SEO, está justamente o uso de vídeos, no contexto mais amplo do Vídeo Marketing. Além disso, os vídeos em si, principalmente quando usados no Youtube, são encontrados nas buscas e podem trazer resultados significativos.

Assim, devido a toda essa importância dos vídeos, com o tempo surgiu o conceito de Vídeo SEO, que são práticas relativas ao uso de vídeos para posicionar conteúdos web, assim como para posicionar os próprios vídeos no Youtube.

Uma tendência cada vez mais essencial na busca de resultados orgânicos, como veremos a seguir.

Então acompanhe este artigo até o final para entender melhor essa tendência!

 

DE ONDE SURGIU VÍDEO SEO?

Como dissemos, o conceito amplo de SEO (Search Engine Optimization) diz respeito a técnicas e práticas de otimização para mecanismos de busca. Porém, à medida que essas técnicas se popularizaram, tornou-se cada vez mais difícil alcançar resultados orgânicos apenas com SEO tradicional.

Passou a ser necessário um diferencial, e muitos rapidamente perceberam que talvez o maior deles fosse o uso vídeos.

Para ter uma ideia, uma página com vídeo é 53% mais propensa a aparecer na primeira posição do Google.

Nos EUA, que estão sempre inovando, nada menos do que 93% dos profissionais de marketing já usam vídeos em suas estratégias, sendo que em 70% dos casos um dos objetivos principais é a melhora das posições de busca, o que mostra a importância do Vídeo Seo.

Então, podemos definir Vídeo SEO como o conjunto de técnicas que garantem maiores chances de o seu vídeo ser encontrado na Internet, assim como a página que usa o vídeo.

 

MAS POR QUE VÍDEOS SÃO TÃO IMPORTANTES PARA SEO?

Para entender por que os vídeos ganharam tanta importância, é importante refletir que entre o processo de pesquisa e a compra dos produtos ou serviços de uma empresa, o usuário executa uma sequência de ações.

Vamos a elas:

1 – Primeiramente, quando o usuário ainda está pesquisando, os mecanismos de busca procuram entregar aos Internautas resultados multimídia, e como vídeos são bem menos comuns do que imagens e textos, os vídeos costumam levar vantagem.

2 – Ao aparecerem os resultados da busca, um resultado com vídeo recebe 41% mais cliques do que outros.

3 – Após clicar no resultado da busca, os usuários tendem a passar dois minutos a mais na página por causa do vídeo.

4 – Depois de assistir ao vídeo, os usuários acabam ficando mais propensos a interagir, clicar em outros links, compartilhar ou a comprar algo.

Cada um desses passos é minuciosamente medido pelos buscadores, para determinar se aquele conteúdo é um bom resultado para a busca inicialmente feita pelo usuário, e as melhorias proporcionadas pelos vídeos são todas extremamente bem interpretadas.

Porém, como estamos falando de um processo, é importante entender que se apenas uma das ações der errado, todo o resto será em vão.

Assim, as boa práticas de Vídeo SEO são o que garantem que o investimento em audiovisual realmente vai trazer os resultados desejados.

Abaixo apresentamos alguns aspectos mais importantes do Video SEO:

Use o Youtube

A primeira dica é usar o Youtube, que é o segundo maior buscador da internet e possui lugar cativo no maior deles, o Google. Assim, mais de 80% dos vídeos que aparecem na busca orgânica do Google são do Youtube.

Você pode estar se perguntando onde vão parar aqueles bilhões de vídeos hospedados no Facebook. É bom ser claro, há sim grandes vantagens em utilizar o Facebook em uma estratégia com vídeos, mas do ponto de vista orgânico, a verdade é que os vídeos hospedados na rede social vão parar no limbo.

No quesito Vídeo SEO a batalha pelos vídeos na Internet está vencida com um único e grande vencedor: o Youtube.

Invista em um roteiro orientado para resultados

Em qualquer vídeo, o roteiro é peça fundamental e o diferencial, e não seria diferente no caso do Vídeo SEO. Inicialmente, para possuir uma boa posição na busca, é necessário produzir um conteúdo de qualidade, que tenha valor para o público. Isso irá determinar se a pessoa assistirá a seu conteúdo até o final, curtirá, compartilhará, seguirá o seu canal, assinará a sua newsletter, clicará em outras postagens e até mesmo comprará algo.

Isso é o básico. Mas além disso, seja inteligente na inclusão de palavras-chaves e aspectos tradicionais de SEO para textos, pois o vídeo em si será “lido” pelo buscador através das legendas (veja abaixo) e as palavras utilizadas irão influir diretamente na possibilidade de aparecer nas buscas.

Insira Closed Caption no Youtube

O Closed Caption, ou legenda oculta, permite que o buscador literalmente leia o vídeo, como dissemos acima. Sem isso, todo o esforço do item anterior poderá se perder, já que o Google não será capaz de reconhecer o texto de maneira precisa.

Além disso, apesar do recurso ter sido feito inicialmente para auxiliar na acessibilidade, 80% das pessoas o utilizam por não querer ou poder ligar o áudio naquele momento.

Por isso, sem o Closed Caption seu vídeo será rejeitado por muitos internautas, o que naturalmente não será bem interpretado pelos buscadores.

Integre a conta do Youtube ao site da empresa e ao Google+

Dentro da ferramenta de gerenciamento do Youtube é permitido ligar o canal ao site oficial da empresa, com ganhos em SEO para ambos os endereços.

Da mesma forma, é possível integrar o canal do Youtube ao Google+, rede social do Google, ação também muito valorizada pelo buscador. Além disso, após postar os vídeos no canal, eles irão aparecer automaticamente no perfil da empresa no Google+.

Dê bons títulos para os seus vídeos

Assim como os bons títulos são imprescindíveis para textos, os vídeos não escapam dessa realidade. Os títulos devem ser relevantes e escaneáveis, e não só para que o internauta possa se interessar e clicar, mas também para que o buscador consiga identificar o assunto do vídeo e mostrá-lo nos resultados de busca.

É importante que a palavra-chave do seu vídeo também esteja incluída no título, e que você tente ser fiel ao assunto, já que os buscadores são mais inteligentes do que muitas vezes imaginamos e identificam quando o título fala de algo que não existe no vídeo.

Além disso, quando você promete algo e não cumpre, os espectadores vão rapidamente desistir do vídeo, o que é bem ruim para o SEO.

Lembre-se que o Youtube aceita até 100 caracteres no título, mas o Google só mostra 64 caracteres no resultado das pesquisas, então seja sucinto!

Use sabiamente a imagem de capa

A imagem de capa do vídeo é aquela que aparece antes de dar play no vídeo e também é utilizada como thumbnail e miniatura nas pesquisas. Junto com o título, ela é o cartão de visitas do vídeo e uma das ferramentas que mais atrai visitantes para o seu vídeo.

Faça uma descrição completa

É raro encontrarmos vídeos que possuem descrições completas, e isso é um erro terrível para quem quer otimizar seus vídeos. A descrição, além de mostrar em detalhes qual é a proposta do vídeo para o usuário, também é mostrada em resultados de busca e compartilhamentos em redes sociais, itens importantíssimos para o vídeo SEO.

Além disso, a descrição é uma oportunidade de indicar páginas com conteúdo complementar ou ofertas relevantes, para transformar o curioso em seguidor ou potencial cliente.

Use o Youtube Adwords para alavancar seu vídeo

Apesar de não ajudar diretamente no ranqueamento do seu vídeo ou site, o Youtube Adwords possibilita que seu vídeo passe pela prova social de relevância e garanta mais visualizações logo no início, fazendo com que ele, consequentemente, esteja mais bem posicionado organicamente.

Para anunciar no Youtube, você deve integrar sua conta a uma do Google Adwords.

Insira o vídeo no seu site

Como já ficou bem claro em nosso post, é de extrema relevância que você insira o vídeo no seu site, seja na home ou em uma postagem do blog. Caso você siga os passos anteriores, seu vídeo com certeza terá uma grande relevância e ajudará bastante o seu site a ganhar autoridade e posições nas buscas.

Além disso é sempre interessante seguir os princípios de SEO na própria página, escrevendo texto, título e usando imagens relevantes.

Use e-mail marketing para divulgar o seu vídeo

Uma boa forma de aumentar os índices de acesso e engajamento é enviando seu vídeo via e-mail marketing!

Mas atenção, como não é possível colocar vídeos no e-mail, a dica é colocar uma imagem com o símbolo de play e um link para uma página com o vídeo. Há diversos detalhes relevantes na hora de enviar um vídeo por e-mail marketing que você deve considerar para conseguir bons resultados.

Facilite as interações para o usuário

Uma das vantagens do Youtube é facilitar que o usuário interaja com o vídeo, através de botões e até mesmo links na descrição. Aproveite esse grande potencial da plataforma para chamar o usuário para ações, como acessar um link, assinar a newsletter, inscrever-se no canal, fazer um pedido de orçamento, e por aí vai.

Interações são muito bem interpretadas pelos buscadores e devem ser coerentes com os objetivos gerais da estratégia de Vídeo Marketing.

Quando todos os itens acima são feitos com cuidado, eficiência e da forma correta, o céu é o limite! Então, caso tenha dúvidas, não deixe de contactar um parceiro de qualidade que poderá te auxiliar em todo o processo!

Se você gostou do artigo, não deixe de curtir, compartilhar e enviar para todos os seus amigos!

E até a próxima!

Texto produzido por Luíza Diniz, do Marketing da Matilde Filmes.

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.