Antes da era do conteúdo digital, quem quisesse trabalhar como redator precisava encontrar uma agência interessada em seu trabalho para ser efetivado como funcionário. Isso acontecia (e ainda acontece) em diversos áreas. Hoje, porém, um redator não precisa ter um emprego fixo para viver.

Se ele for minimamente corajoso e um tanto visionário, poderá trabalhar de onde e quando quiser, graças à evolução tecnológica e ao avanço da internet. Este é o cenário do redator web, o profissional que consegue atender diversas empresas ao mesmo tempo, garantindo um salário razoável sem carteira assinada, sem bater ponto, sem “chefe”, sem trânsitos intensos ou longas viagens de ônibus. E o melhor: fazendo aquilo que ama.

Mas não são todos os redatores que conseguem ser bem sucedidos. É preciso se destacar em meio a tanta concorrência. Mas como ser um redator requisitado, garantir muitas pautas e receber bem por isso? Como o título do artigo sugere, o segredo é empreender. Esse é um excelente caminho para o êxito como profissional do ramo.

Como ser empreendedor como redator freelancer?

Você pode argumentar: empreender é para quem tem empresa. Sim, de fato. Mas não necessariamente para quem apenas monta um império corporativo, com muitos funcionários, processos longos de venda, etc. O empreendedorismo pode (e deve) ser praticado por redatores freelancers como você.

Ser empreendedor é saber identificar oportunidades e transformá-las em lucro. Ok, mas antes que você ache isso óbvio e superficial demais, veja como você pode aplicar o conceito de empreendedorismo em sua atuação prática.

Inovação

Inovar é empreender! Se você não inova de forma recorrente, poderá ter seu tempo de mercado reduzido. “Tudo muda o tempo todo no mundo”. A famosa frase da música representa bem a era que vivemos. 

Inovar é encontrar soluções para pequenos e grandes problemas, e não precisa ser necessariamente de forma exclusiva. Quebrar padrões e ter soluções em mãos são jeitos de mudar o dia a dia. Se você é do tipo de redator que faz sempre tudo do mesmo jeito, que não cuida para que seu negócio permaneça competitivo e que sua atuação permaneça viva, sinto lhe dizer que a inovação está passando longe.

Para inovar num trabalho freelancer de redação para web é preciso descobrir novas formas de escrever textos, criar e executar soluções eficientes para seus clientes e aprender técnicas para se organizar e compor uma maior quantidade de artigos por dia. Se você acha que não tem criatividade suficiente para inovar, busque inspiração. Leia, assista vídeos, consulte outros profissionais e esteja sempre em contato com o universo empreendedor. Assim, sua mente vai se abrir cada vez mais!

Estratégia e marketing

A estratégia e o marketing devem estar sempre presentes na vida de um redator empreendedor. Sem estratégia, as chances de fracasso aumentam. Tudo deve ser feito de forma estratégica, desde os primeiros passos de seu negócio até a elaboração das campanhas de seus clientes. Usando a analogia da guerra, os planos prévios de ação e o trabalho detalhado de estratégia é que asseguram a vitória no campo. Pense nisso!

Quanto ao marketing, o conselho é: aprenda tudo o que puder. Apenas juntar palavras e formar um conteúdo excelente, na maioria dos casos não será suficiente. O objetivo final do cliente deve ser claramente entendido e alinhado à abordagem da mensagem, tudo com base nas necessidades do público-alvo.

Sabemos que o setor de redação freelancer é composto também por outros tipos de profissionais, como jornalistas e assessores de imprensa, mas não isso não impede que o marketing entre no repertório. Aprender marketing é uma ótima forma de agregar valor ao trabalho, assegurando maiores resultados, autoridade, posicionamento e projetos em longo prazo. Grave isso: as premissas do inbound marketing e do marketing de conteúdo devem ser dominados por um redator empreendedor!

Qualidades pessoais de um redator empreendedor

Agora, você terá uma lista de quesitos necessários para ser um redator freelancer de sucesso:

Iniciativa;

Visão;

Coragem;

Firmeza;

Decisão;

Atitude de respeito humano;

Capacidade de organização e direção.

Com base nessas qualidades, o redator tende a conquistar sua autonomia profissional. Isso também quando desenvolve perseverança, determinação, aprendizado constante e flexibilidade. E se há mais elementos que não podem faltar na vida de um redator web são estes: organização, criatividade, inovação e foco.

Essas características influenciam na competitividade de um tempo em que o conteúdo é quem reina. E fique tranquilo, pois está mais que comprovado que a maioria das pessoas se estimuladas corretamente, poderão desenvolver estas e outras habilidades empreendedoras. Afinal, aprender não é apenas dom, mas ciência. Então, sem desculpas!

Visão e disciplina

Ouvimos falar muito que o empreendedor precisa de visão pessoal. E que esta deve vir de dentro. A maioria dos indivíduos tem uma noção turva do que é ter visão. A princípio, metas e objetivos não são visão. Em suma, ser visionário é imaginar cenários futuros utilizando imagens mentais. É perceber possibilidades dentro do que parece impossível. É ser alguém que inspira pensamentos inovadores. Se a pessoa decide ser um visionário e por em prática o que citamos, terá que assumir riscos.

Por fim, destaco que um redator empreendedor não pode desejar viver dentro dos padrões de ter um emprego (guardada a devida proporção), querendo uma vida regrada, com horário e salário garantido no fim do mês. Se você continuar agindo com mais um, estará longe do que é empreender. O profissional de redação que quiser formar uma carreira de sucesso deve assumir os já citados riscos e saber quer o êxito está na capacidade de conviver e sobreviver com esses riscos.

E então, como você utiliza o empreendedorismo como redator freelancer? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.