Quando digo que trabalho em regime CLT e tenho minha empresa de Inbound e Marketing de conteúdo, muitas pessoas ficam em dúvida se é possível conciliar as duas atividades. Essa é uma experiência que me ensinou muito e que diariamente me ajuda a alcançar meus objetivos pessoais e profissionais.

Você gostaria de poder ganhar mais? Hoje minha empresa corresponde a mais de ⅓ da minha renda. Mas não é só um dinheiro que faz continuar apostando no projeto, uma das coisas que mais gosto em ter minha própria empresa é a sensação de liberdade proporcionada por trabalhar de forma autônoma e possibilidade de ter experiências com outros mercados.

Se você já trabalha como freelancer ou gostaria de fazer trabalhos nessa modalidade, separei algumas dicas que funcionaram para mim e podem facilitar sua rotina!

Organização

Esse é um clichê quando falamos em trabalho estilo Home Office, mas a verdade é que impossível um negócio funcionar sem organização, por menor que ele seja. A minha dica é que você no início do mês verifique todos os impostos que precisam ser pagos – caso você seja MEI – e em seguida crie um calendário – eu utilizo o Google Calendar – com as datas que você precisa entregar cada job.

Outra coisa que é fundamental para a minha organização é uma planilha onde incluo:

  • O que foi entregue;
  • Para qual cliente;
  • Por qual preço;
  • Data de entrega e data de pagamento.

Assim, com uma filtragem simples, consigo saber quanto um determinado cliente me deve, o que receberei em cada data ou quanto irei faturar no mês. Isso me ajuda muito na última etapa que é a emissão de notas fiscais e cobrança. Também faz parte da minha organização combinar com o cliente de forma muito clara a data de pagamento e as datas de entregas, isso evita problemas ao final do mês.

Rentabilidade

Esse é um ponto que muitos empreendedores individuais deixam de lado visando criar um portfólio rico ou porque precisam de dinheiro. Mas a verdade é que quando você concilia um trabalho tradicional com freelancers, eles precisam ser rentáveis, por isso calcule quanto em média você está recebendo por hora e garanta que todo o seu esforço esteja valendo a pena.

Pontualidade e qualidade

Um ponto que prezo em qualquer trabalho que realizo é a qualidade. Também considero a entrega dentro das datas muito importante. Para garantir essas duas coisas o que eu faço é combinar com o cliente prazos razoáveis, além de especificações definidas para que tudo saia conforme o planejado e não haja frustrações.

Contatos e plataformas

Meus contatos profissionais e plataformas de freelancer foram duas coisas que ajudaram muito o meu negócio a dar certo. Por isso, sugiro para quem estiver buscando iniciar a carreira como freelancer procurar as plataformas certas para o seu mercado. Se você trabalhar com marketing de conteúdo como eu, recomendo que trabalhe com a Contentools.

Diferente de grandes empresas que comemoram seu primeiro milhão. Me sinto muito realizada pela minha empresa ter passado a faturar acima de R$1000 mensais no terceiro mês de existência.

Esse mês, meu negócio completa 6 meses e me sinto muito satisfeita, mesmo não me dedicando a ele 100% do tempo. Começar não foi fácil, parecia que não ia funcionar, mas com essas dicas que citei é possível fazer a empresa crescer e alcançar os resultados desejados!

 

Gostou deste conteúdo? Ele foi escrito pela Débora Ninin, que é Gestora de Conteúdo na Contentools. Quer se inscrever para trabalhar com a gente?  Inscreva-se na Comunidade de profissionais mais qualificada do mercado.

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.