Trabalhar com produção de conteúdo em casa pode ter despertado seu interesse graças a uma série de vantagens: flexibilidade de horário, possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, fugir do trânsito… Esses aspectos são sedutores, mas não podemos esquecer que a prospecção e o encantamento de clientes também serão feitos por você e para isso, a comunicação é fundamental!

Clientes são pessoas. E como qualquer pessoa, eles também cometem erros e muitas vezes não conseguem expressar de forma clara o que esperam do projeto. É sua função obter essas informações de maneira precisa, para que não restem dúvidas.

E como realizar essa etapa importante do trabalho? Separamos algumas sugestões:

Tenha uma boa conversa com o cliente

Uma das melhores maneiras de evitar problemas é alinhar expectativas.  Você pode usar questionários para entender detalhadamente o projeto e documentar esses dados. Também é importante identificar a persona que o cliente quer alcançar e o tom de voz mais adequado.

Um aspecto essencial é compreender onde os textos que você vai produzir se encaixam na estratégia do cliente. Em outras palavras, o que ele pretende atingir: educar sobre uma mudança no produto? Alcançar mais seguidores? Aumentar a conversão?

Deixar claro o que pode ser feito vai poupar problemas e decepções. Muitas vezes o contratante não sabe direito onde pode chegar e está esperando resultados fora da realidade, o que pode ser evitado com um bom escopo e uma conversa honesta antes de fechar o projeto. Esses cuidados também evitam perda de tempo e retrabalho.

Defina pagamentos e prazos

Faça a sua proposta e defina o valor e data de pagamento do projeto para evitar surpresas. Se o orçamento não inclui revisões ou alterações posteriores, deixe isso claro. Trabalhar bem os termos de contratação é importante para que o trabalho seja realizado de maneira tranquila, evitando até mesmo problemas jurídicos.

Prestar atenção às datas de entrega é outro detalhe importante para não frustrar o cliente. Estabeleça o tempo de produção com antecedência e trabalhe com prazos realistas – se o contratante quer três blog posts novos por semana e isso está fora da sua possibilidade, ofereça outras alternativas, como trabalhar com mais de um profissional para atender a demanda da estratégia.

Trabalhe sempre com metas tangíveis, afinal de contas um atraso prejudica muito a sua imagem como profissional.

Esteja disponível

Uma reclamação séria sobre profissionais freelancers é a falta de respostas por dias, muitas vezes por semanas. Deixar o cliente perdido, sem saber o que está acontecendo com o projeto pode criar uma sensação de abandono e fazer com que ele perca a confiança em você.

A demora no atendimento também afeta a satisfação com o resultado: demorar dias para fazer uma pequena alteração pode gerar um grande descontentamento e manchar a sua reputação.

Estabeleça o melhor veículo de comunicação

Você e seu cliente conseguem conversar melhor com o uso da plataforma Contentools? Vocês preferem alinhar os detalhes por e-mail ou Skype? Procure entrar num acordo sobre a melhor maneira de manterem contato.

E-mails podem ser ineficazes se você não os abre com frequência ou mensagens diretas podem atrapalhar sua produtividade. Não esqueça que o veículo de comunicação é tão importante quanto o conteúdo.

A comunicação também é fundamental após a entrega

Depois que você conseguiu realizar o trabalho dentro das exigências e prazo determinados, não é o momento de esquecer e partir pra próxima. Procure manter contato com o cliente, verifique se ele precisa de algo a mais que possa complementar. Peça feedback sobre o conteúdo produzido e se atendeu às necessidades dele.

Essa atenção pode gerar um vinculo para novos trabalhos – quem sabe ele não acaba se tornando um cliente fixo? Ou até mesmo indique você para outras empresas que precisam de um bom conteúdo para alavancar as vendas.

Como sugestão de leitura, dê uma olhada nesse artigo publicado no RH Portal que fala da importância da comunicação para encantar o cliente. Também recomendamos o livro “É o cliente que importa”, de Michael A. Aun, com mais de 30 dicas para garantir a satisfação e garantir o crescimento do negócio.

Agora você já sabe que a comunicação é fundamental para o sucesso do seu trabalho como produtor de conteúdo freelancer. Tem alguma sugestão ou rotina que funciona para você? Deixe seu comentário e compartilhe suas ideias conosco!

 

> Este texto foi escrito por Ligia Gama, profissional da Contentools. 😉

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