Existem algumas ferramentas e conceitos básicos que todo redator de conteúdos pensados para web deve dominar. Afinal, você quer que os conteúdos que você escreve atinjam as personas da estratégia e gerem resultados para os clientes, certo?

Para isso, existe o marketing de conteúdo, uma série de estratégias que ajudam a criar textos relevantes e atrativos, eficientes em captar a atenção do público-alvo, fidelizar quem já é cliente e atrair novos consumidores. Se você está começando na redação de conteúdos para a web, veja o que você precisa saber antes de começar a produzir seus textos:

5 coisas básicas que um redator web precisa saber

1. Conhecimento sobre o público-alvo 

Para que o e-book, blog post, vídeo ou qualquer conteúdo em outro formato alcance seu objetivo de fortalecer a imagem da marca na web, é necessário que o conteúdo seja desenvolvido para atrair uma audiência específica. Para isso, são criadas as personas, ou seja, personagens semifictícios criados com base no perfil dos clientes.

Para uma empresa que tem um software de gestão para escolas, por exemplo, podem existir duas personas (ou mais): uma tem entre 40 e 45 anos, é coordenadora pedagógica de uma escola e tem como problemas do dia a dia a falta de comunicação eficiente com os pais de alunos, que muitas vezes não sabem do que acontece com seu filho enquanto está na escola. A outra persona tem entre 45 e 50 anos, é diretora de uma escola pequena e tem dificuldade em organizar de uma forma integrada todos os setores da escola.

O objetivo de montar estes perfis é dar ao redator uma ideia clara de quem é o leitor do conteúdo, mostrando suas dores e problemas do dia a dia que podem ser resolvidos por meio do conteúdo. É muito importante que o redator tenha estas personas em mente durante toda a produção do conteúdo como forma de manter o foco e garantir a assertividade do texto.

2. Uso da linguagem adequada 

As personas também ajudam a definir qual é o tom ideal que deve ser utilizado na produção. Se os leitores são especialistas no assunto (fundo de funil), podem ser usados termos técnicos e o conteúdo deve ser bem mais aprofundado. Mas se o blog for voltado para um público iniciante (topo de funil), cada termo deve ser explicado e o texto deve trazer informações úteis, mas em uma linguagem acessível.

Para conquistar a audiência certa, também é importante saber se o texto deve ter um tom mais sério ou se a comunicação pode ser feita de forma mais leve e descontraída. É preciso lembrar que a proposta é criar conteúdos relevantes e conquistar a confiança e o engajamento dos leitores. Para isso, é essencial acertar na linguagem utilizada.

3. Publicações frequentes

Outro ponto importante considerado pelo marketing de conteúdo é a periodicidade das publicações no site. Para que uma marca se firme como uma referência em sua área de atuação, é necessário que o público-alvo visite o site da empresa com frequência.

A melhor maneira de incentivar estas visitas é mantendo um calendário de publicações. Podem ser compartilhados novos artigos uma, duas ou três vezes por semana, mas é importante respeitar a periodicidade esperada pelos visitantes. Para o redator, isso significa que os prazos de entrega dos conteúdos devem ser cumpridos para que as atualizações no site do cliente não sejam prejudicadas.

4. Apresentação do conteúdo 

O conteúdo também precisa ser esteticamente atraente para o leitor. É preciso lembrar que o tempo do leitor é valioso, por isso, os conteúdos precisam ser dinâmicos e objetivos. Um conteúdo dividido em tópicos costuma ter mais leitores do que um texto corrido. Além disso, usar listas, destacar frases-chave e escolher imagens de boa qualidade também colaboram para a legibilidade do conteúdo.

5. Conteúdo relevante e acessível 

Estas são as duas características básicas de um bom texto para a web! Para chegar lá, é importante utilizar todas as dicas acima e produzir um conteúdo que traga informações úteis, em uma linguagem acessível para o público-alvo. Dominar as estratégias de marketing de conteúdo é fundamental para que o texto produzido pelo redator cumpra sua proposta e seja assertivo.

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